Olá, estudantes. Esta videoaula de Geografia do 9º ano foi veiculada na TV no dia 02/12/2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje vamos compreender a ideia de desenvolvimento sustentável.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Como o próprio nome já diz, desenvolvimento sustentável diz respeito ao desenvolvimento que é possível se sustentar por longos períodos, levando em consideração que vivemos em uma sociedade consumista, que relaciona a felicidade ao consumo e aquisição de bens materiais, a pressão sobre os recursos naturais tornam- se cada vez maior, já que esses são finitos podemos chegar a escassez ou total ausência dos recursos naturais. O termo desenvolvimento sustentável surge pela primeira vez em 1987 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a WWF- Brasil o desenvolvimento sustentável é o “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”, possibilitando desenvolvimento sem esgotar os recursos para o futuro. A ideia de sustentabilidade surge no mesmo período e fortalece a necessidade de reconhecer os recursos naturais como finitos, pensar nas futuras gerações e promover justiça social.
Quando falamos em desenvolvimento sustentável não estamos referindo ao crescimento econômico, ainda que este faça parte desse conceito, quando possibilitamos crescimento econômico associado às questões ambientais e sociais alcançamos o desenvolvimento sustentável.
Após Segunda Guerra Mundial ocorre a criação de organizações com objetivo de promover cooperação entre as diversas nações do globo, entre essas a ONU (1947), a preocupação com as questões ambientais também surgem com o pós guerra e a relação predatória de uso dos recursos como se estes fossem infinitos e inesgotáveis começa permeia o debate entre diversos países. Nesse cenário a ONU organizou em 1972 em Estocolmo, na Suécia, a primeira “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano” que reuniu 113 países e 250 organizações ambientais, como resultado conclui- se que a necessidade de estabelecer um ambiente com saúde e sem degradação ambiental.
Anos depois em 1992 a cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento também conhecida por Cúpula da Terra ou ECO 92 que contou com 178 países e colocou o Brasil em posição de destaque na busca pelo Desenvolvimento Sustentável, na RIO 92 foram firmados diversos acordos entre eles a Agenda 21, Convenção do Clima, reuniões anuais para estabelecer diálogo sobre a sustentabilidade e conferências a cada 10 anos.
Em 2002 ocorreu a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável conhecida por Rio + 10 foi sediada em Joanesburgo na África do Sul, o principal resultado foi reafirmar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênios estabelecidos no anos 2000 composto por 8 objetivos que deveriam acelerar a erradicação da fome extrema e da pobreza até o ano de 2015.
Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 2012 e teve como resultado a terrível constatação de que os objetivos anteriores não foram alcançados e que é preciso maior esforço e empenho principalmente dos países desenvolvidos para que possamos alcançar o Desenvolvimento Sustentável.
Como já foi mencionado desde a ECO 92 foi acordado encontros anuais para discutir as questões climáticas e ambientais, essas reuniões são chamadas de COP (Conferência das Partes) a primeira ocorreu em 1995 em Berlim na Alemanha, destacamos a COP – 3 que ocorreu no Japão (1997) onde estabeleceu- se o Protocolo de Kyoto e a Cop- 15 na França (2015) que ficou conhecida pela assinatura do Acordo de Paris, que visa reduzir a emissão de gases estufa e estabelece o prazo de cinco anos para cada país signatário apresentar seus resultados e estabelecer novas metas.
O ano de 2015 ficou marcado pela assinatura da Agenda 30 que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável composto por 17 objetivos e 169 metas, discutidos desde a Rio +20 tem por objetivo estabelecer um plano global para eliminar a fome, pobreza extrema, preservar os recursos naturais, oferecer educação de qualidade, acesso à saúde, dentre outros. Veja a lista disponível no site da ONU:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo 1. Erradicação da pobreza
Objetivo 2. Fome zero e agricultura sustentável
Objetivo 3. Saúde e bem- estar
Objetivo 4. Educação de qualidade
Objetivo 5. Igualdade de Gênero
Objetivo 6. Água potável e saneamento
Objetivo 7. Energia limpa e acessível
Objetivo 8. Trabalho decente e crescimento econômico
Objetivo 9. Indústria, inovação e infraestrutura
Objetivo 10. Redução das desigualdades
Objetivo 11. Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12. Consumo e produção responsáveis
Objetivo 13. Ação contra a mudança global do clima
Objetivo 14. Vida na água
Objetivo 15. Vida terrestre
Objetivo 16. Paz, justiça e instituições eficazes
Objetivo 17. Parcerias e meios de implementação
Os Objetivos Desenvolvimento Sustentável não abordam apenas crescimento econômico, ressaltando a necessidade de preservação ambiental e promoção de justiça social, podemos dizer que os 17 objetivos apontam para estabelecer qualidade de vida em escala global. Ainda que 2030 se aproxima e alguns dos objetivos pareçam muito distantes, precisamos continuar cobrando as autoridades globais para que criem políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Atividades
Questão 1 – Se possível pesquise na Internet quais foram as metas e ações estabelecidas no Acordo de Paris e no Protocolo de Kyoto para reduzir os impactos ambientais.
Questão 2 – Imagine que você foi convidado para discursar na RIO + 30 e será ouvido por todos os líderes mundiais presentes, escreva no seu caderno o discurso que você faria na RIO + 30.
Habilidade estruturante: | (EF09GE18-B) Relacionar e analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia com a degradação do meio ambiente, dando enfoque à sustentabilidade. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ________________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BARBIERI, J. C; SILVA, D. Desenvolvimento Sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/ram/a/DSKVmHs8qLRFRrGcGqTKh7H/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: outubro de 2021. GUIMARÃES, R. FONTOURA, Y. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/cebape/a/zgc38BzxyVtgM4Trbps57xC/abstract/?lang=pt#>.Acesso em: outubro de 2021. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: outubro de 2021. ROMA, J. C. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transferência para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Culto., São Paulo, v. 71, n. 1, pág. 33-39, janeiro de 2019. Disponível em <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: outubro de 2021. WWF. O que é desenvolvimento sustentável?. Disponível em:<www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: outubro de 2021. |