Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
CULINÁRIA BRASILEIRA
CULINÁRIA É A ARTE DE PREPARAR ALIMENTOS. TAMBÉM PODE SER ENTENDIDA COMO O CONJUNTO DE PREPARAÇÕES, ALIMENTOS E BEBIDAS TÍPICAS DE UM POVO, CIDADE, ESTADO OU PAÍS. A CULINÁRIA BRASILEIRA, POR EXEMPLO, FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DA HISTÓRIA E DOS POVOS QUE CONSTITUEM A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
CULINÁRIA É A ARTE DE PREPARAR ALIMENTOS. TAMBÉM PODE SER ENTENDIDA COMO O CONJUNTO DE PREPARAÇÕES, ALIMENTOS E BEBIDAS TÍPICAS DE UM POVO, CIDADE, ESTADO OU PAÍS.
A CULINÁRIA BRASILEIRA, POR EXEMPLO, FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DA HISTÓRIA E DOS POVOS QUE CONSTITUEM A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
ALIMENTOS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
NO BRASIL, TEMOS RECEITAS QUE TÊM SUA ORIGEM EM CULTURAS DE VÁRIOS PAÍSES E POVOS.
BOA PARTE DOS INGREDIENTES E PREPARAÇÕES QUE OS POVOS ORIGINÁRIOS (INDÍGENAS) UTILIZAVAM, SÃO RECEITAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA ALIMENTAÇÃO
- MANDIOCA: É UM ALIMENTO MUITO CONSUMIDO POR VÁRIOS DOS POVOS INDÍGENAS. É TAMBÉM CONHECIDA COMO AIPIM OU MACAXEIRA
NÓS TAMBÉM CONSUMIMOS A MANDIOCA EM VÁRIOS TIPOS DE PREPARAÇÕES, COMO PÃO DE QUEIJO – TÍPICO DE MINAS GERAIS, ALÉM DO BISCOITO DE POLVILHO E O ESCONDIDINHO
- CASTANHA DO PARÁ: É TAMBÉM CHAMADA DE CASTANHA DO BRASIL. É NATIVA DA MATA DOS COCAIS, ASSIM COMO O BABAÇU
- AÇAÍ: NA REGIÃO NORTE, ALÉM DA CASTANHA DO PARÁ, HÁ TAMBÉM O AÇAÍ, QUE É UMA FRUTINHA NATIVA DESSA PARTE DO PAÍS. COMO VOCÊ GOSTA DE COMER O AÇAÍ?
- CHURRASCO: É UM PRATO TÍPICO DO SUL DO NOSSO PAÍS. OS GAÚCHOS (MORADORES DO RIO GRANDE DO SUL) SÃO FAMOSOS PELO SEU CHURRASCO.
- ESCONDIDINHO DE CARNE SECA: COM POSSÍVEL ORIGEM NOS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO É PREPARADO COM CARNE-DE-SOL, E COBERTO COM PURÊ DE MANDIOCA QUE “ESCONDE” A CAMADA DE CARNE. O QUEIJO COALHO E A MANTEIGA DE GARRAFA TAMBÉM PODEM SER USADOS NA PREPARAÇÃO.
- FEIJOADA: A ESTRELA DA CULINÁRIA BRASILEIRA. A ORIGEM DA RECEITA DA FEIJOADA É EXPLICADA POR VÁRIAS HISTÓRIAS. NÃO HÁ CERTEZA DE SUA ORIGEM.
UMA DAS HISTÓRIAS MAIS CONHECIDAS, DÁ CONTA DE QUE OS ESCRAVIZADOS AQUI NO BRASIL, RECEBIAM APENAS AS PARTES DO PORCO QUE OS SEUS SENHORES NÃO QUERIAM, COMO PÉ, PELE, FOCINHO E ORELHA, QUE SÃO INGREDIENTES DA FEIJOADA. É UM PRATO TÍPICO DO RIO DE JANEIRO. MAS É CONSUMIDA EM TODO O PAÍS.
- ARROZ, FEIJÃO, CARNE, SALADA E FAROFA: BOA PARTE DOS BRASILEIROS CONSOME NO DIA A DIA ESSES ALIMENTOS.NA SUA CASA, O ALMOÇO TEM ESSES ALIMENTOS?
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA ÀS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1
- CADA UM DOS COLEGAS DA SALA FICARÁ RESPONSÁVEL POR PESQUISAR UM DOS ALIMENTOS DA TABELA ABAIXO.
- A DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS, OBEDECERÁ O NÚMERO DE CADA ESTUDANTE NA LISTA DE CHAMADA DA SUA SALA.
- POR EXEMPLO: SE VOCÊ É O NÚMERO 9 DA CHAMADA, VOCÊ IRÁ PESQUISAR SOBRE O TACACÁ.
• ESCREVA NO CADERNO A RECEITA DE SEU PRATO, COM OS INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO.
• PESQUISE E ESCREVA A ORIGEM DESTE ALIMENTO, E QUAL É O ESTADO OU REGIÃO DO PAÍS QUE AS PESSOAS MAIS O CONSOMEM.
DEPOIS, NA SALA DE AULA, VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO APRESENTAR CADA UMA DAS RECEITAS E DAS PESQUISAS.
QUESTÃO 2
• CIRCULE (OU ENCONTRE) OS INGREDIENTES QUE APARECEM NA MÚSICA ABAIXO, E DEPOIS ESCREVA AS PALAVRAS NO SEU CADERNO:
QUESTÃO 3
SE VOCÊ ESTIVESSE NO NORDESTE DO BRASIL, QUAL PRATO TÍPICO DESSA REGIÃO VOCÊ PODERIA EXPERIMENTAR?
Fonte da imagem: Prof.a Amarolina Ribeiro
(A) SUSHI, UMA IGUARIA JAPONESA.
(B) ESCONDIDINHO DE CARNE SECA, UMA DELÍCIA BRASILEIRA.
(C) FISH AND CHIPS, TÍPICO DA INGLATERRA.
(D) CACHORRO-QUENTE, COMUM EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO.
QUESTÃO 4
O PRATO TRADICIONAL BRASILEIRO, QUE TEM COMO ACOMPANHAMENTO, COUVE, LARANJA, FAROFA E TORRESMO E QUE POSSIVELMENTE SURGIU DA MISTURA DE INFLUÊNCIAS DE VÁRIAS CULTURAS É,
(A) SUSHI, UMA ESPECIALIDADE JAPONESA.
(B) CHURRASCO, UMA TRADIÇÃO DOS GAÚCHOS.
(C) PIZZA, UMA COMIDA ITALIANA.
(D) FEIJOADA, UMA DELÍCIA QUE MISTURA SABORES DIVERSOS.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: PIZZA
SAIBA MAIS SOBRE ESSE ALIMENTO, SUA HISTÓRIA E RECEITA
Autoria: | Prof. Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestrado em Ensino na Educação Básica – UFG Licenciatura em Geografia e Pedagogia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF03GE01). Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. (EF03GE02). Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. (EF03GE03). Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. |
Referência bibliográfica: | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. ________. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. |