You are currently viewing Geografia – CRESCIMENTO DAS CIDADES

Geografia – CRESCIMENTO DAS CIDADES

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

CRESCIMENTO DAS CIDADES

AS CIDADES SÃO LUGARES ONDE MUITAS PESSOAS VIVEM, TRABALHAM, ESTUDAM E SE DIVERTEM. AO LONGO DO TEMPO, ELAS FORAM CRESCENDO E MUDANDO BASTANTE. NESTA AULA, VAMOS ENTENDER COMO ACONTECE ESSE CRESCIMENTO E O QUE FAZ AS PESSOAS IREM MORAR NAS CIDADES.

Cidade de Goiânia – região do Setor Bueno: em primeiro plano a Av. T-7 e Assis Chateaubriand.
Fonte da imagem: canva.com

O QUE VAMOS APRENDER NESTA AULA:

  • COMO E POR QUE AS CIDADES CRESCEM
  • O QUE ACONTECE QUANDO UMA CIDADE AUMENTA MUITO
  • O QUE LEVA AS PESSOAS A SE MUDAR PARA AS CIDADES

O QUE É UMA CIDADE?

A CIDADE É UM LUGAR ONDE MUITAS PESSOAS VIVEM, TRABALHAM E ESTUDAM. ELA TEM MUITAS CONSTRUÇÕES, COMO CASAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, RUAS E LOJAS.

AS CIDADES SÃO ESPAÇOS CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO. NESSES LUGARES, A NATUREZA É MODIFICADA PARA PODERMOS MORAR, NOS LOCOMOVER, ESTUDAR, TRABALHAR E NOS DIVERTIR.

COMO ERAM AS CIDADES ANTIGAMENTE?

NO PASSADO, AS CIDADES ERAM MENORES E TINHAM POUCAS CASAS E RUAS. ERA COMUM VER RUAS ESTREITAS, SEM ASFALTO E QUASE SEM AUTOMÓVEIS.

DO CAMPO PARA A CIDADE

EM 1940, A MAIORIA DAS PESSOAS NO BRASIL VIVIA NO CAMPO — EM FAZENDAS, SÍTIOS, CHÁCARAS, QUILOMBOS E ALDEIAS INDÍGENAS. 

MAS ISSO MUDOU! HOJE, A MAIORIA DAS PESSOAS MORA NAS CIDADES.

ESSE MOVIMENTO DE SAÍDA DO CAMPO PARA A CIDADE É CHAMADO DE ÊXODO RURAL. ELE ACONTECEU MUITO NO BRASIL A PARTIR DE 1950.

URBANIZAÇÃO: O CRESCIMENTO DAS CIDADES

O CRESCIMENTO DAS CIDADES TAMBÉM É CHAMADO DE URBANIZAÇÃO.

O QUE ATRAIR PESSOAS PARA AS CIDADES?

  • MAIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO
  • ÁGUA ENCANADA E ENERGIA ELÉTRICA
  • ESCOLAS E UNIVERSIDADES
  • HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE
  • INTERNET E TECNOLOGIA

QUANDO A CIDADE CRESCE RÁPIDO DEMAIS E O CRESCIMENTO ACONTECE SEM PLANEJAMENTO, PODE TRAZER PROBLEMAS.

AS CASAS SÃO CONSTRUÍDAS EM QUALQUER LUGAR, INCLUSIVE EM ÁREAS DE RISCO, COMO MORROS E À BEIRA DE RIOS. ISSO É O QUE CHAMAMOS DE CRESCIMENTO DESORDENADO.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO

QUESTÃO 1

A PARTIR DA LEITURA DO MAPA, ENTENDE-SE QUE A CIDADE É:

(A) UM LUGAR ONDE AS PESSOAS VIVEM ISOLADAS E SEM COMUNICAÇÃO

(B) UM ESPAÇO NATURAL ONDE QUASE NÃO EXISTEM CONSTRUÇÕES HUMANAS

(C) UM AMBIENTE SEM SERVIÇOS, ONDE TUDO PRECISA SER IMPROVISADO

(D) UM ESPAÇO ONDE MORAM PESSOAS E ACONTECEM MUITAS ATIVIDADES

QUESTÃO 2

LÍVIA MORA EM UM BAIRRO NOVO DA CIDADE. A PREFEITURA AINDA VAI CONSTRUIR ESCOLA E POSTO DE SAÚDE NO LOCAL.

ESSE EXEMPLO MOSTRA QUE QUANDO A CIDADE CRESCE, É IMPORTANTE:

(A) DEIXAR TUDO COMO ESTÁ, SEM MELHORAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS

(B) CONSTRUIR NOVAS CASAS, MAS ESQUECER RUAS E HOSPITAIS

(C) PLANEJAR O CRESCIMENTO COM ESCOLAS E OUTROS SERVIÇOS ÚTEIS

(D) IMPEDIR QUE MAIS PESSOAS SE MUDEM PARA ESSE BAIRRO NOVO

QUESTÃO 3

Associe a segunda coluna, de acordo com a primeira, ou seja, o problema da cidade com uma consequência:

QUESTÃO 4

PENSE NA CIDADE ONDE VOCÊ MORA.

ESCREVA UM EXEMPLO DE LUGAR DA CIDADE QUE AJUDA MUITAS PESSOAS TODOS OS DIAS.

DEPOIS, ESCREVA O QUE ESSE LUGAR OFERECE.

QUESTÃO 5

Desenhe um lugar importante da sua cidade (como uma escola, hospital ou praça). 

Dica! Olhe o mapa mental da questão 1.

Depois, escreva uma frase explicando por que ele é importante.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: SOBRE A MAIOR METRÓPOLE DO MUNDO, TÓQUIO, NO JAPÃO.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF03GE02-A) — PERCEBER AS RELAÇÕES E AS INTERAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS ENTRE O CAMPO E A CIDADE, SOBRETUDO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS E NA CAPITAL.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/