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Geografia – Conflitos agrários em Goiás

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

QUESTÃO 01

A partir do estudo do texto e da análise da notícia, responda à questão a seguir.

QUESTÃO 02

Os conflitos agrários em Goiás refletem desigualdades sociais e econômicas profundas. Com base nisso, proponha medidas que poderiam ser adotadas pelo Estado ou pela sociedade para reduzir essas desigualdades e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável no campo.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05

QUESTÃO 06


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Objeto de conhecimento/Conteúdos:Formação territorial do Brasil: Conflitos e tensões históricas e contemporâneas na formação do Brasil; Direitos legais territoriais dos diferentes povos; Movimentos sociais urbanos e rurais.
DCGO – AMPLIADO – Habilidades:(EF07GE02-B) Identificar e compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas, com ênfase em Goiás.
Referências:CPT-GOIÁS, Comissão Pastoral da Terra. Conflitos no Campo em Goiás 2023. Centro de Documentação Dom Tomás Balduino da Comissão Pastoral da Terra. Brasil, 2024. Disponível em: <https://cptgoias.org.br/wp-content/uploads/2024/06/CONFLITOS-NO-CAMPO-2023-WEB.pdf>. Acesso em 24 de mar. de 2025.

SILVA, Karla Karoline Rodrigues. FERREIRA, Adegmar José. CONFLITOS AGRÁRIOS NO TERRITÓRIO GOIANO: UM DEBATE SOBRE TERRA, VIOLÊNCIA E A ATUAÇÃO DOS ORGÃOS DE CONTROLE. Revista Paradigma, Ribeirão Preto-SP, a. XXIV, v. 28, n. 3, p. 215-237, set/dez 2019. Disponível em: <https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/download/1445/1519/6313>. Acesso em 24 de mar. de 2025.1p.