Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
As redes de internet
O desenvolvimento da internet e das redes de informação representa uma das maiores revoluções tecnológicas da história moderna, transformando profundamente a sociedade, a economia e a cultura global. A evolução da internet, desde suas origens até os avanços mais recentes, é marcada por contínuas inovações tecnológicas e pela adaptação social a novas formas de comunicação e acesso à informação.
A evolução da internet móvel
O futuro da internet aponta para tecnologias emergentes como a internet das coisas, inteligência artificial (IA) e redes 5G, que prometem novas formas de conectividade e inovação.
No entanto, observando o mapa sobre a população com acesso à internet, percebemos a desigualdade no acesso à internet e às redes de informação, é um problema crítico que perpetua divisões sociais, econômicas e educacionais em todo o mundo. Embora a internet tenha o potencial de democratizar o acesso à informação e conectar pessoas globalmente, a realidade é que milhões ainda não têm acesso adequado à tecnologia digital, criando uma lacuna conhecida como “divisão digital”.
Mapa da população com acesso à internet entre 2018 e 2020
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mundo/3022-espaco-das-redes/internet.html>. Acesso em 13 de jun. de 2024.
Podemos observar a divisão digital principalmente no continente africano e em parte do continente asiático. Essa divisão digital, refere-se à disparidade entre aqueles que têm acesso fácil e regular à internet e à tecnologia da informação e aqueles que não têm. Essa desigualdade pode ser observada em várias dimensões: acesso físico à infraestrutura de internet, qualidade da conexão, habilidades digitais e uso efetivo da tecnologia.
A diminuição da divisão digital é essencial para minimizar as desigualdades socioeconômicas e tecnológicas, pois a internet tem sido um catalisador de mudanças econômicas significativas. Atualmente, as empresas de tecnologia estão assumindo a liderança dos mercados econômicos, e novos modelos de negócios, como o comércio eletrônico e a economia compartilhada, redefiniram setores inteiros. A internet facilita e amplia o acesso à globalização, permitindo, empresas de todos os tamanhos alcançar mercados internacionais.
O desenvolvimento da internet e das redes de informação é inevitável e necessário para o desenvolvimento socioeconômico dos países. Pois desde as suas origens como uma rede de comunicação militar, até seu papel central na vida cotidiana de bilhões de pessoas, a internet transformou todos os aspectos da sociedade global.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Converse com os seus familiares mais velhos e faça uma entrevista sobre como era a vida deles sem a internet, questione eles sobre como eles vivenciaram essa mudança e como eles utilizam a internet atualmente. Após a entrevista, reveja as resposta e organize um texto sobre como a internet mudou o dia-a-dia das pessoas.
QUESTÃO 02
Observe o mapa e responda à questão a seguir.
Mapa da população com acesso à internet entre 2018 e 2020
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mundo/3022-espaco-das-redes/internet.html>. Acesso em 13 de jun. de 2024.
A desigualdade no acesso à internet e às redes de informação, é um problema crítico que perpetua divisões sociais, econômicas e educacionais em todo o mundo. Sendo assim, observe o mapa e explique os motivos da falta de acesso à internet no continente africano e em parte do continente asiático.
QUESTÃO 03
A diminuição da divisão digital é essencial para minimizar as desigualdades socioeconômicas e tecnológicas, pois a internet tem sido um catalisador de mudanças econômicas significativas. Essa divisão digital, refere-se à
(A) disparidade entre a população que mora nos EUA com a população residente no Canadá.
(B) disparidade entre aqueles que têm acesso fácil e regular à internet e à tecnologia da informação e aqueles que não têm.
(C) disparidade cultural entre os vários países do continente europeu, devido o baixo acesso dessa população à internet.
(D) disparidade entre aqueles que têm acesso difícil à internet nos EUA, com a população com acesso amplo no México.
QUESTÃO 04
A internet tem sido um catalisador de mudanças econômicas significativas. Atualmente, as empresas de tecnologia estão assumindo a liderança dos mercados econômicos, e novos modelos de negócios, como o comércio eletrônico e a economia compartilhada, redefiniram setores inteiros. A internet facilita e amplia o acesso à
(A) mercados locais, mas prejudica na globalização das marcas e consumo.
(B) mercados locais e na preservação de culturas tradicionais, impossibilitando a apropriação cultural de outros países.
(C) globalização, permitindo, empresas de todos os tamanhos alcançar mercados internacionais.
(D) globalização, proibindo e limitando as ações de empresas ao mercado global.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1º corte) Habilidades: | (EF09GE14-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas com informações geográficas acerca da diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. |
Matriz de habilidades essenciais: | Localizar, analisar e correlacionar diferentes formas de representações cartográficas. |
Referências: | GUIMARÃES, Angelo de Moura. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação: tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2007. Disponível em: <https://www2.ufjf.br/quimicaead//files/2013/05/ITIC-Tecnologia-da-Informa%c3%a7%c3%a3o-e-do-Conhecimento.pdf>. Acesso em 13 de jun. de 2024. RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife, IFPE, 2016. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/12/arte_tecnologias_informacao_comunicacao.pdf>. Acesso em 13 de jun. de 2024. |