You are currently viewing Geografia – As profissões ao longo do tempo

Geografia – As profissões ao longo do tempo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

AS PROFISSÕES AO LONGO DO TEMPO

Antes do surgimento da indústria, os produtos eram fabricados de forma artesanal. Todas as etapas da produção eram realizadas por apenas uma pessoa. Móveis, sapatos, roupas, pratos, vassouras e quase tudo era feito por um único profissional. Com a industrialização, esse tipo de trabalho se tornou mais raro e quase tudo é produzido em fábricas. A tecnologia criou também novas profissões.

Fonte da imagem https://www.freepik.com/free-photo/two-african-dressmaker-woman-sews-clothes-sewing-machine-tailor-office-black-seamstress-girls_26152772.htm

O TRABALHO E AS PROFISSÕES DO PASSADO

Antes do surgimento das indústrias, as pessoas transformavam as matérias-primas em produtos, por meio do artesanato. A produção artesanal, é aquela na qual o trabalhador realiza todas as etapas da produção. E em boa parte das vezes, o artesão faz tudo sozinho e realiza o trabalho em sua casa ou em uma pequena oficina.

Hoje compramos sapatos, tênis, sandálias produzidos nas fábricas. Mas antes, era o sapateiro, que fazia os sapatos de todas as pessoas lá na sua sapataria, bem antes da indústria de calçados. Cada sapato era feito de forma artesanal, com as medidas do cliente e com os materiais escolhidos por ele.

Até os tecidos eram feitos manualmente. A tecelã fabricava manualmente o tecido no tear. O tear manual é uma ferramenta usada para criar tecidos, entrelaçando fios verticais e horizontais.

Além dos tecidos, as roupas também eram produzidas de forma personalizada e artesanal. A costureira usava a tesoura, linha, máquina de costura, tecido, botões e outros acessórios para fazer roupas sob medida para cada um dos seus clientes. Hoje, quase todas as roupas que compramos, são feitas em fábricas.

TRABALHO E INDUSTRIALIZAÇÃO

O surgimento das indústrias, a partir do século XVIII, mudou a forma de fabricar os produtos. O uso de novas técnicas e tecnologias mudou também as formas de trabalho.

TRABALHADORES ASSALARIADOS

Com a industrialização, as pessoas passaram a trabalhar em fábricas, onde operam máquinas

Estes trabalhadores são, por isso, chamados de operários.

Trabalham durante horas por dia, durante todo o mês em troca de um salário.

Os produtos fabricados nas indústrias, vão para as lojas para ser vendidos aos consumidores. Nas lojas, nos shoppings e outros tipos de estabelecimentos onde se vendem produtos, existem os trabalhadores do comércio.

NOVAS PROFISSÕES

Com o surgimento de novas tecnologias, várias novas profissões surgiram.

Youtuber, Designer de Jogos, Analista de TI, Programador, Técnico de Automação Industrial, Técnico de Celular/Smartphone e outras surgiram há poucos anos.

PROFISSÕES QUE ACABARAM (ou quase)

A modernização também fez com que algumas profissões também deixassem de existir. Leiteiro, Acendedor de postes, Alfaiate, Tecelã, Atendente de Locadora de DVDs, Vendedor de Enciclopédia e vários outros postos de trabalho deixaram de existir.

Boa parte das novas profissões têm relação com as novas tecnologias e com os negócios virtuais.

AS PROFISSÕES NO CAMPO

No campo, também houve modificações nas profissões. Embora os agricultores ainda sejam muito importantes para a produção de alimentos.

A mecanização do campo criou profissões como operador de máquinas agrícolas e técnico de sistema de irrigação, entre outros. 

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR COM ATENÇÃO
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR NO SEU CADERNO.

https://www.freepik.com/free-vector/creative-hobby-set-man-cooking-food-gardening-flower-planting-playing-guitar-carpentry_24758242.htm

A. As profissões da imagem são artesanais ou modernas?

B. . Qual é a profissão de cada imagem?

C. Descreva o que cada profissional faz de acordo com a numeração.

D. Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas profissões?

E. Em que locais esses trabalhos podem ser realizados?

QUESTÃO 2

QUAL SERÁ A SUA PROFISSÃO?
(responda as questões em seu caderno)

 A. Qual é a profissão que você gostaria de ter quando for adulto?

B. Você conhece alguém que tenha esta profissão?

C. Explique o motivo da escolha desta profissão?

D. É um trabalho artesanal, moderno ou tecnológico, esportivo ou artístico?

E. A profissão escolhida é faz parte do comércio, indústria ou serviços?

F. É um trabalho que é realizado no campo ou na cidade?

DEPOIS DE RESPONDER TUDO, CONVERSE COM A PROFESSORA E SEUS COLEGAS. CONTE PARA ELES SOBRE A SUA FUTURA PROFISSÃO E ESCUTE-OS FALAR SOBRE AS SUAS PROFISSÕES TAMBÉM.

QUESTÃO 3

Tractor agricultural machine cultivating field Free Photo
Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-photo/tractor-agricultural-machine-cultivating-field_11137387.htm

As profissões mudaram ao longo do tempo, mas essas mudanças não ocorreram apenas nas cidades. No campo, a mecanização trouxe mudanças como,

(A) a utilização de máquinas que eliminam a necessidade de agricultores.

(B) o surgimento de novos profissionais, como operadores de máquinas agrícolas.

(C) a substituição dos alimentos naturais por produtos industrializados no campo.

(D) o aumento do uso de ferramentas manuais e métodos tradicionais de plantio.

QUESTÃO 4

A substituição da mão de obra humana pelas máquinas, nas fábricas, durante a revolução industrial, foi um marco na história do trabalho. Isso ocorreu principalmente porque,

(A) as máquinas permitiram a produção em grande escala e com mais rapidez.

(B) os trabalhadores artesanais começaram a produzir suas próprias máquinas.

(C) as máquinas diminuíram a necessidade de materiais nas fábricas.

(D) os operários passaram a trabalhar menos e ganhar mais dinheiro.

SAIBA MAIS

 AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: TRABALHADORES DA EMERGÊNCIA?

VEM COMIGO CONHECER PROFISSÕES ESSENCIAIS EM UMA EMERGÊNCIA.


Autoria:Amarolina Ribeiro
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidade:(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
Referência(s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Funções das Cidades. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-funcoes-das-cidades/ Acesso em: 13 mai. 2023.