Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
.
AS PROFISSÕES AO LONGO DO TEMPO
Antes do surgimento da indústria, os produtos eram fabricados de forma artesanal. Todas as etapas da produção eram realizadas por apenas uma pessoa. Móveis, sapatos, roupas, pratos, vassouras e quase tudo era feito por um único profissional. Com a industrialização, esse tipo de trabalho se tornou mais raro e quase tudo é produzido em fábricas. A tecnologia criou também novas profissões.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR COM ATENÇÃO
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR NO SEU CADERNO.
A. As profissões da imagem são artesanais ou modernas?
B. . Qual é a profissão de cada imagem?
C. Descreva o que cada profissional faz de acordo com a numeração.
D. Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas profissões?
E. Em que locais esses trabalhos podem ser realizados?
QUESTÃO 2
• QUAL SERÁ A SUA PROFISSÃO?
(responda as questões em seu caderno)
A. Qual é a profissão que você gostaria de ter quando for adulto?
B. Você conhece alguém que tenha esta profissão?
C. Explique o motivo da escolha desta profissão?
D. É um trabalho artesanal, moderno ou tecnológico, esportivo ou artístico?
E. A profissão escolhida é faz parte do comércio, indústria ou serviços?
F. É um trabalho que é realizado no campo ou na cidade?
DEPOIS DE RESPONDER TUDO, CONVERSE COM A PROFESSORA E SEUS COLEGAS. CONTE PARA ELES SOBRE A SUA FUTURA PROFISSÃO E ESCUTE-OS FALAR SOBRE AS SUAS PROFISSÕES TAMBÉM.
QUESTÃO 3
.
QUESTÃO 4
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: TRABALHADORES DA EMERGÊNCIA?
VEM COMIGO CONHECER PROFISSÕES ESSENCIAIS EM UMA EMERGÊNCIA.
Autoria: | Amarolina Ribeiro |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidade: | (EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. |
Referência(s): | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Funções das Cidades. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-funcoes-das-cidades/ Acesso em: 13 mai. 2023. |