Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Áreas de preservação ambiental
Podemos compreender que as áreas de preservação são espaços naturais protegidos com o objetivo de conservar ecossistemas, biodiversidade, paisagens e recursos naturais. Vale destacar que são fundamentais para a manutenção da vida na Terra e para a preservação da biodiversidade.
Existem diferentes tipos de áreas de preservação, essas são diferenciadas por suas características e finalidades específicas. As Áreas de Preservação Permanentes (APP) e as Unidades de Conservação (UCs), são as áreas de preservação ambiental mais conhecidas.
As Unidades de Conservação são os parques nacionais, reservas biológicas, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e florestas nacionais. A Lei 9985/00 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), responsável por estabelecer as Unidades de Conservação.
Atualmente as Unidades de Conservação estão classificadas em Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. A primeira é caracterizada por não permitir a extração, comercialização ou qualquer uso direto dos recursos naturais, são áreas destinadas à preservação ambiental, visitas científicas e educacionais. Já nas áreas de Uso Sustentável é permitida a presença humana e atividades econômicas que sejam compatíveis com a preservação ambiental, como o turismo, a pesca artesanal e atividades que respeitem a perenidade dos recursos.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, o estado conta com 23 Unidades de Conservação. Das Unidades presentes em Goiás 13 são de proteção integral e 10 de uso sustentável.
Segundo o Código Florestal, Lei nº 4.771/65, as Áreas de Preservação Permanente são aquelas onde não é permitido nenhuma atividade econômica direta e são destinadas para preservação da biodiversidade, do solo e assegurar o bem-estar dos seres humanos.
O que diferencia as APPs das UCs, são basicamente o fato de que nas APPs não é permitido nenhuma atividade econômica direta, enquanto nas UCs é permitido o uso sustentável ou indireto de áreas preservadas.
As áreas de preservação também enfrentam desafios, como a pressão das atividades ilegais, a falta de recursos para gestão adequada, os conflitos com comunidades locais e a necessidade de conciliar a preservação com o desenvolvimento socioeconômico.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Floresta – Fonte: http://www.canva.com
Ao observar a imagem e associar as áreas de preservação ambiental percebemos que
(A) a Floresta não foi preservada por não ser uma área de preservação ambiental, considerando que todas as áreas de preservação não sofrem com desmatamento ilegal.
(B) as áreas de preservação ambiental sofrem com a pressão das atividades ilegais, que levam à perda da biodiversidade.
(C) a Floresta deixou de existir para que áreas de preservação ambiental possam cumprir seu papel de formação.
(D) os animais realmente devem procurar um novo lar, as áreas de preservação ambiental são destinadas para atividade agropecuária.
QUESTÃO 2
Grupo é multado em mais de R$ 200 mil por desmatar área de preservação ambiental para plantar mandioca, diz prefeitura
A prefeitura de Goiânia multou um grupo em mais de R$ 200 mil por desmatar uma área de preservação ambiental na capital. De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), os ocupantes desmataram a Área de Preservação Permanente (APP), no Residencial Senador Albino Boaventura, para plantar e comercializar mandioca.
Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/07/31/grupo-e-multado-em-mais-de-r-200-mil-por-desmatar-area-de-preservacao-ambiental-para-plantar-mandioca-diz-prefeitura.ghtml
O principal objetivo das áreas de preservação ambiental é
(A) a exploração descontrolada dos recursos naturais.
(B) a promoção do turismo de massa.
(C) a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais.
(D) o desenvolvimento urbano desenfreado.
QUESTÃO 3
As áreas de preservação desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade. Elas abrigam uma variedade de ecossistemas naturais, como florestas, manguezais, dentre outros. Esses são o lar de diversas espécies vegetais e animais. Sabendo disso, descreva a importância das áreas de preservação para a conservação da biodiversidade.
QUESTÃO 4
Aponte quais diferenças podemos encontrar entre as Áreas de Preservação Permanente e as Unidades de Conservação.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF06GE05-B) Identificar as principais características dos biomas brasileiros e conhecer a importância das áreas de preservação ambiental, com destaque nas goianas. |
Referências: | BRASIL – ICMBio. Criação de Unidades de Conservação. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponívelem:<https://www.icmbio.gov.br/portal/criacaodeunidadesdeconservacao>. Acesso em: 19, jun. 2023. O que é uma Área de Preservação Permanente. ((o))eco, Rio de Janeiro, agosto. 2013. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/>. Acesso em: 19, jun. 2023. SEMAD. Unidades de Conservação. Disponível em:<https://www.meioambiente.go.gov.br/meio-ambiente-e-recursos-h%C3%ADdricos/parques-e-unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o.html#:~:text=As%20unidades%20de%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20(UC,que%20visem%20%C3%A0%20sensibiliza%C3%A7%C3%A3o%20ambiental.>. Acesso em: 19, jun. 2023. |