You are currently viewing Geografia – Agronegócio e uso da água

Geografia – Agronegócio e uso da água

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

O agronegócio consome pelo menos 70% da água

Agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que estão relacionadas à agropecuária. No Brasil, o também chamado agrobusiness é comandando por grandes proprietários de terras e empresas de grande porte, nacionais e internacionais.

Toda a cadeia produtiva e econômica da agricultura e da pecuária, como o transporte, a distribuição, compra e venda de insumos da produção, faz parte do agronegócio. Boa parte da produção agropecuária brasileira é destinada à exportação. Ou seja, a carne e os grãos são vendidos para outros países.

São produzidas em grandes propriedades rurais, conhecidas como latifúndios: Fazendas enormes onde cultivam apenas um produto (monocultura).

O agronegócio brasileiro produz milhões de toneladas de milho e soja que são vendidos para outros países para fazer ração para o gado e outros animais.

Boa parte dos alimentos que consumimos, são produzidos pela agricultura familiar, que é diferente do agronegócio. São pequenos proprietários de terra, que plantam, colhem e criam animais.

O agronegócio produz com bastante maquinário:

• Roçadeiras;
  • Plantadeiras;
  • Pulverizadores;
  • Colheitadeiras;
  • Pivôs de irrigação.

A irrigação do agronegócio é considerada a principal responsável pelo uso da água no Brasil. 72% do consumo de água potável é para a irrigação do agronegócio. Grandes plantações, são irrigadas com enormes quantidades de água dos rios.

Alterações nos recursos hídricos: O uso excessivo de água para irrigação, juntamente com a drenagem de áreas úmidas e a modificação de rios para fins de agricultura, pode alterar os padrões de fluxo de água, levando à redução do nível dos lençóis freáticos e ao desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos.

Escassez hídrica: Em algumas regiões, o uso intenso da água pelo agronegócio pode contribuir para a escassez hídrica, onde a demanda por água supera a disponibilidade. Isso pode afetar não apenas a produção agrícola, mas também outros setores, como abastecimento público e ecossistemas naturais.

Contaminação da água: O uso de fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos na agricultura pode resultar na transferência dessas substâncias para os cursos de água, contaminando-os e afetando a qualidade da água. Isso pode prejudicar a fauna aquática e também afetar a saúde humana, caso esses recursos hídricos sejam usados para abastecimento público.

Como a água utilizada pelo agronegócio é retirada de rios e lagos, eles não pagam por esse consumo. Alguns ambientalistas são a favor de que os grandes latifundiários paguem pela água utilizada. Os pesquisadores acreditam que, como nós pagamos pela água que consumimos em nossa casa, se desperdiçarmos água, teremos que pagar por este desperdício. Dessa forma, se o agronegócio pagar pela água, reduzirá o consumo e o desperdício.

Podemos também exigir de nossos representantes que criem leis para que o agronegócio use de forma adequada a água que é de todos nós.

Observe a imagem da irrigação em um latifúndio do agronegócio

Agora você vai realizar atividades sobre o tema.

Fonte: https://summitagro.estadao.com.br/sustentabilidade/5-jeitos-de-otimizar-o-uso-da-agua-no-agronegocio/

Leia o título da notícia e o comentário acima para responder a Questão 1.

QUESTÃO 1

“O uso do gotejamento em vez da irrigação evita o fluxo constante da água, a evaporação e a percolação. Estima-se que, ao trocar a irrigação por gotejamento, é possível economizar cerca de 70% da água utilizada no campo.”

A imagem com a manchete da notícia e o fragmento do texto da reportagem, falam a respeito da economia de água no agronegócio. Pesquise sobre a irrigação por gotejamento e escreva em seu caderno, um pequeno texto sobre o tema.

Explique, com suas palavras, quais são as vantagens desta modalidade de irrigação.

QUESTÃO 2

Encontre no caça-palavras ao lado as palavras que preenchem as lacunas abaixo. Escreva-as em seu caderno de acordo com cada letra da atividade.

● São conceitos importantes para entender o agronegócio e o uso da água em nosso país.

a) A ______________ é o cultivo de um único produto – em geral, em grandes propriedades rurais.

b) Uma propriedade rural de grandes dimensões, que pertence, em boa parte das vezes, a apenas um proprietário ou dono. Este é o ________________.

c) É a venda de produtos para fora do país. Ou seja, a _____________________ é a venda de mercadorias para outros países.

d) O _______________________ é um tipo de máquina utilizada na agricultura comercial (agronegócio), usada para aplicar agrotóxicos e fertilizantes nas lavouras.

QUESTÃO 3

Qual das seguintes atividades no agronegócio brasileiro é identificada como uma das principais responsáveis pelo considerável uso de água potável?

(A) Criação de gado em sistemas de pastagem rotativa.

(B) Cultivo diversificado em pequenas propriedades familiares.

(C) Cultivo agroflorestal preocupado com os recursos hídricos.

(D) Irrigação de grandes extensões de lavouras de grãos para exportação.

QUESTÃO 4

Qual das seguintes afirmativas está relacionada às consequências do uso excessivo de água no agronegócio para irrigação no Brasil?

(A) Redução do nível dos lençóis freáticos devido à irrigação das grandes plantações.
(B) Aumento da biodiversidade nos ecossistemas aquáticos devido à disponibilidade de água.