Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
.
AGRICULTURA
AGRICULTURA FAMILIAR É UM TIPO DE PLANTIO E COLHEITA REALIZADO POR FAMÍLIAS QUE TRABALHAM JUNTAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES. ELES PRODUZEM TANTO PARA A PRÓPRIA ALIMENTAÇÃO, QUANTO PARA A VENDA DE ALIMENTOS. ELA VALORIZA O TRABALHO EM EQUIPE, A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E É ESSENCIAL PARA GARANTIR ALIMENTOS FRESCOS E SAUDÁVEIS PARA A COMUNIDADE.
MAS VOCÊ SABE O QUE AGRICULTURA?
É O PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE PLANTAS, QUE USAMOS PARA NOS ALIMENTAR COMO: FRUTAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, GRÃOS E CEREAIS.
QUEM TRABALHA NA AGRICULTURA FAMILIAR?
A FAMÍLIA TODA PODE AJUDAR: PAIS, MÃES, AVÓS E FILHOS.
CADA UM TEM UMA TAREFA IMPORTANTE, COMO PLANTAR, REGAR E COLHER.
ELES USAM A FORÇA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA CUIDAR DA TERRA E DOS ANIMAIS.
O QUE O AGRICULTOR PRODUZ?
- FRUTAS COMO MAÇÃ, BANANA E UVA.
- VERDURAS COMO ALFACE, COUVE E ESPINAFRE.
- GRÃOS COMO FEIJÃO, MILHO E ARROZ.
- RAÍZES COMO MANDIOCA E BATATA.
- PLANTAS ORNAMENTAIS E FLORES.
A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
- PRODUZ ALIMENTOS FRESQUINHOS E NATURAIS.
- AJUDA AS FAMÍLIAS A TEREM RENDA.
- PROTEGE O MEIO AMBIENTE COM TÉCNICAS CUIDADOSAS.
- FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA E TRADIÇÃO.
AGRICULTURA COMERCIAL:
BOA PARTE DAS GRANDES FAZENDAS NO BRASIL PRODUZEM APENAS UM PRODUTO, COMO O MILHO, A SOJA E A CANA-DE-AÇÚCAR, ESTA É A MONOCULTURA.
ESSAS GRANDES FAZENDAS PRODUZEM COM MÁQUINAS, COMO PLANTADEIRAS, COLHEITADEIRAS E ATÉ AVIÕES PARA JOGAR AGROTÓXICOS NAS LAVOURAS. ISSO NÃO ACONTECE NA AGRICULTURA FAMILIAR.
COMO PODEMOS APOIAR A AGRICULTURA FAMILIAR?
- COMPRAR ALIMENTOS DE FEIRAS LOCAIS.
- VALORIZAR OS PRODUTOS NATURAIS E FRESCOS.
- RESPEITAR O TRABALHO DOS AGRICULTORES.
- FALAR SOBRE ISSO COM NOSSOS AMIGOS E FAMÍLIA.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
EM UMA FEIRA LOCAL, DONA ANA VENDE PIMENTAS, SALSA E ALFACE COLHIDOS DE SUA HORTA. NA BARRACA AO LADO, HÁ UMA FAMÍLIA VENDENDO FLORES QUE CULTIVAM EM SUA CHÁCARA.
OS PRODUTOS VENDIDOS POR DONA ANA E SUA VIZINHA SÃO EXEMPLOS DE
(A) PRODUTOS CULTIVADOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES POR MEIO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
(B) PRODUTOS DA INDÚSTRIA AGRÍCOLA, FOCADA NA EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS E FLORES.
(C) ALIMENTOS DE ORIGEM ORGÂNICA PRODUZIDOS APENAS EM ESTUFAS MODERNAS.
(D) PLANTAS E ALIMENTOS QUE VÊM DE GRANDES FAZENDAS MECANIZADAS.
QUESTÃO 2
OBSERVE A FRASE: “NA AGRICULTURA FAMILIAR, AS FAMÍLIAS TRABALHAM UNIDAS PARA PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS E PROTEGER A NATUREZA.“
A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A AGRICULTURA FAMILIAR E A COMERCIAL É
(A) O TRABALHO EM EQUIPE E O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE NA AGRICULTURA FAMILIAR.
(B) O USO DE MÁQUINAS MODERNAS NA AGRICULTURA FAMILIAR PARA GRANDES COLHEITAS.
(C) A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EXCLUSIVAMENTE PARA EXPORTAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR.
(D) A UTILIZAÇÃO DE GRANDES EXTENSÕES DE TERRA NA AGRICULTURA FAMILIAR PARA MONOCULTURA.
QUESTÃO 3
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS OS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.
QUESTÃO 4
FAÇA UMA TIRINHA COM TRÊS QUADROS MOSTRANDO A ROTINA DE UMA FAMÍLIA QUE TRABALHA NA AGRICULTURA FAMILIAR. USE BALÕES PARA OS PERSONAGENS CONVERSAREM.
QUESTÃO 5
A) IMAGINE QUE VOCÊ TEM UM PEQUENO SÍTIO COM SUA FAMÍLIA. QUE ALIMENTOS VOCÊS PLANTARIAM? POR QUÊ?
B) AGORA FAÇA UM DESENHO DA CHÁCARA E DOS PRODUTOS QUE VOCÊ ESCOLHEU.
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: ANIMAIS DA FAZENDA?
CONHEÇA AS FUNÇÕES DE CADA ANIMAL DA FAZENDA.
Autoria: | Amarolina Ribeiro |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF03GE05) – Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
Referências | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. RIBEIRO, Amarolina. Agricultura Familiar. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-agricultura-familiar/ Acesso em: 13 mai. 2024. |