You are currently viewing Geografia – Agricultura

Geografia – Agricultura

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte da imagem https://www.freepik.com/free-photo/young-woman-harvesting-strawberries-greenhouse_15586540.htm

AGRICULTURA

AGRICULTURA É O PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE PLANTAS, QUE USAMOS PARA NOS ALIMENTAR COMO: FRUTAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, GRÃOS E CEREAIS.

QUANDO OS SERES HUMANOS PRIMITIVOS HABITAVAM AS CAVERNAS ELES CAÇAVAM, PESCAVAM E COLETAVAM FRUTOS PARA SE ALIMENTAR.

POR ISSO PRECISAVAM SEMPRE MUDAR DE LUGAR, PARA IR EM BUSCA DE COMIDA DISPONÍVEL. TUDO MUDOU QUANDO AS PESSOAS COMEÇARAM A PLANTAR SEUS ALIMENTOS E CRIAR ANIMAIS.

AGRICULTURA NO ALMOÇO: O QUE VOCÊ COME NO ALMOÇO?

  • ARROZ E FEIJÃO
  • TOMATE, COUVE, REPOLHO
  • FARINHA DE MANDIOCA
  • SUCO DE FRUTAS (ABACAXI, MELANCIA, UVA)
  • ALFACE, CENOURA, ABÓBORA
  • BRÓCOLIS, CEBOLA, ALHO

TODOS SÃO PRODUTOS DA AGRICULTURA!

ETAPAS DA AGRICULTURA:

  • ARAR A TERRA (DEIXAR FOFINHA)
  • PLANTAR A SEMENTE OU A MUDINHA
  • COLOCAR ADUBOS (FERTILIZANTES)
  • REGAR AS PLANTAS COM ÁGUA
  • TIRAR AS ERVAS DANINHAS, INSETOS E OUTRAS PRAGAS DAS PLANTAS.
  • COLHER OS ALIMENTOS

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

HORA DA PESQUISA!
ESCREVA AS RESPOSTAS EM SEU CADERNO
FAÇA UMA PESQUISA A AGRICULTURA NA INTERNET E COM SEUS FAMILIARES:

A. QUAL O NOME DO SEU ESTADO? _______________________________________________________________

B. QUAIS OS PRINCIPAIS PRODUTOS DA AGRICULTURA DO SEU ESTADO? ________________________________________________________________________________________________________

C. VOCÊ JÁ FOI ALGUMA VEZ EM UM LOCAL ONDE SE PRATICA A AGRICULTURA? (COMO UMA PLANTAÇÃO, UMA HORTA OU UMA FAZENDA)? ____________________________________________

D. QUE PRODUTOS ERAM CULTIVADOS NESTE LUGAR (SE VOCÊ AINDA NÃO FOI EM UMA FAZENDA, PERGUNTE A UM ADULTO QUE JÁ FOI)? _______________________________________________

E. QUAIS ALIMENTOS DA AGRICULTURA, VOCÊ E SUA FAMÍLIA MAIS CONSOMEM NO DIA A DIA? ______________________________________ ____________________________________________________________

F. ESCREVA O NOME DE PELO MENOS 1 (UM) PRODUTOS DA AGRICULTURA, QUE NÃO É ALIMENTO:_________________________ __________________________________________________________________

QUESTÃO 2

  • OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
Fonte da imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-crescimento-de-arvores-frutiferas-e-cuidados-jardineiro-cavando-terreno-e-plantando-arvore-de-corte-de-sementes_25273098.htm
  • EXPLIQUE QUAIS SÃO AS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM ACIMA. O QUE O AGRICULTOR ESTÁ FAZENDO EM CADA CENA?

QUESTÃO 3

A AGRICULTURA PODE SER REALIZADA EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS, COM VÁRIAS TÉCNICAS DE PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA. QUAL O TIPO DE AGRICULTURA É REALIZADO EM PEQUENAS PROPRIEDADES POR AGRICULTORES QUE EM GERAL FAZEM PARTE DA MESMA FAMÍLIA E A PRODUÇÃO É NA MAIORIA DAS VEZES DE ALIMENTOS.

(A) AGRICULTURA COMERCIAL

(B) AGRICULTURA FLORESTAL

(C) AGRICULTURA ESPACIAL

(D) AGRICULTURA FAMILIAR

QUESTÃO 4

QUANDO OS SERES HUMANOS PRIMITIVOS HABITAVAM AS CAVERNAS ELES CAÇAVAM, PESCAVAM E COLETAVAM FRUTOS PARA SE ALIMENTAR. POR ISSO, ELES PRECISAVAM MUDAR DE UM LUGAR PARA OUTRO PARA ENCONTRAR ALIMENTO. EM UM PERÍODO OS SERES HUMANOS PASSARAM A TER MORADIA FIXA. O QUE CAUSOU ESSA MUDANÇA?

(A) A FALTA DE CAVERNAS DISPONÍVEIS

(B) O SURGIMENTO DA AGRICULTURA

(C) GRANDES SECAS OU VENDAVAIS

(D) O TRABALHO FEMININO E INFANTIL


SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: ANIMAIS DA FAZENDA?

CONHEÇA AS FUNÇÕES DE CADA ANIMAL DA FAZENDA.

Canal Amarolina Ribeiro “Animais da Fazenda – Profª Ma. Amarolina Ribeiro – Geografia EF1“. Disponível em: <https://youtu.be/-2ufRh_BBgM>. Acesso em: 10 Jun 2022.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF03GE05) – Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
ReferênciasCALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Agricultura. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-agricultura/ Acesso em: 13 mai. 2023.