You are currently viewing Geografia – A urbanização e o meio ambiente

Geografia – A urbanização e o meio ambiente

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A urbanização e o meio ambiente

A urbanização é o processo de crescimento e desenvolvimento das áreas urbanas, incluindo o aumento da população nessas áreas e a expansão das infraestruturas urbanas. Isso envolve a migração de pessoas do meio rural para as cidades, resultando na formação de aglomerações urbanas e na transformação do ambiente natural em áreas urbanas, com edifícios, estradas, comércios, e serviços próprios das áreas urbanas. Este processo está frequentemente associado ao desenvolvimento econômico, industrialização e modernização de uma região ou país.

O processo de urbanização tem um impacto significativo no meio ambiente, transformando paisagens naturais e afetando ecossistemas de várias maneiras. À medida que as cidades crescem, há uma série de mudanças ambientais que ocorrem. A expansão urbana muitas vezes leva à destruição de ecossistemas naturais, resultando na perda de habitats para plantas e animais. O aumento do tráfego, indústrias e consumo de energia nas áreas urbanas contribui para a poluição do ar e da água. Emissões de gases poluentes, resíduos industriais e esgoto urbano contaminam o ar que respiramos e os corpos d’água próximos. A pavimentação excessiva e o desenvolvimento de áreas urbanas reduzem a capacidade do solo de absorver água da chuva, levando a inundações e erosão.

No entanto, atualmente existem vários esforços para minimizar os impactos ambientais. Iniciativas de planejamento urbano sustentável, o desenvolvimento de tecnologias verdes, a criação de áreas verdes urbanas e políticas de gestão de resíduos podem ajudar a reduzir o impacto da urbanização no meio ambiente. A conscientização sobre a importância da conservação ambiental e a adoção de práticas mais sustentáveis também desempenham um papel crucial na busca por cidades mais ecológicas e equilibradas.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma lista dos problemas ambientais que você encontra na região que você mora. Explique o que causa esses problemas e como podemos evitar eles.

QUESTÃO 02

Organize um grupo com cinco estudantes e converse com os seus colegas sobre os problemas ambientais que vocês perceberam e criem um plano para resolver esses problemas.

QUESTÃO 03

O processo de urbanização tem um impacto significativo no meio ambiente, um deles é

(A) a poluição do ar.

(B) a qualidade do ar.

(C) a preservação das águas das nascentes.

(D) a preservação do solo.

QUESTÃO 04

Atualmente existem vários esforços para minimizar os impactos ambientais, um dos meios de melhorar a qualidade do meio ambiente das cidades é

(A) a destruição das áreas verdes da cidade.

(B) a canalização dos córregos urbanos.

(C) a ampliação da poluição do ar.

(D) o planejamento urbano sustentável.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF03GE11-A) Analisar e comparar os impactos socioambientais das atividades econômicas urbanas e rurais, sobre o meio ambiente.
Referências:JATOBÁ, Sérgio Ulisses Silva. Urbanização, meio ambiente e vulnerabilidade social. boletim regional, urbano e ambiental, IPEA, jun. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5567/1/BRU_n05_urbanizacao.pdf>. Acesso em 14 de dez. de 2023.