Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 07/10/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Você sabia que o nosso estado de Goiás encontra-se em uma região geográfica em que há predomínio do bioma cerrado? O cerrado apresenta uma rica diversidade de plantas e animais, o que gera belíssimas paisagens naturais.
Mas, infelizmente, o ser humano tem promovido muitas queimadas e desmatamentos para realizar atividades agrícolas e pecuárias. Isso coloca em risco o cerrado, gerando a extinção de muitas espécies. Para que você e as futuras gerações possam usufruir do cerrado é preciso preservar.
Vamos para a nossa atividade?
ATIVIDADE 1
Observe as imagens de alguns animais e plantas que integram a fauna e flora do cerrado:
Você sabe o que as espécies apresentadas na figura têm em comum? Todas integram o cerrado e estão ameaçadas de extinção. Isso significa que elas correm o risco de desaparecer e não existirem mais.
1 – Quais são as causas que podem colocar em ameaça de extinção espécies animais e vegetais?
2 – O que pode ser feito para evitar que animais e plantas do cerrado não sejam extintos.
ATIVIDADE 2
O vídeo a seguir mostra um pouco sobre a árvore símbolo do cerrado: o ipê. Assista:
Como o ipê é belo não é mesmo? Com suas flores ele colore a vegetação do cerrado.
Inspirado nessa maravilha da natureza faça uma bela ilustração do ipê, colorindo as suas flores e crie uma frase para incentivar a preservação dessa maravilhosa espécie.
Use sua criatividade!!!
ATIVIDADE 3
Leia a letra da música “Frutos da terra”, que representa a riqueza do cerrado.
Frutos da Terra
Periquito tá roendo o coco da guariroba
Chuvinha de novembro amadurece a gabiroba
Passarinho voa aos bandos em cima do pé de manga
No cerrado é só sair e encher as mãos de pitanga
Tem guapeva lá no mato
No brejinho tem ingá
No campo tem curriola, murici e araçá
Tem uns pés de marmelada
Depois que passa a pinguela
Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela
Cajuzinho quem quiser é só ir buscar na serra
E não tem nada mais doce que araçá dessa terra
Manga, mangaba, jatobá, bacupari
Gravatá e araticum, olha o tempo do pequi
Tem guapeva lá no mato
No brejinho tem ingá
No campo tem curriola, murici e araçá
Tem uns pés de marmelada
Depois que passa a pinguela
Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela
Composição: Marcelo Barra
1 – Circule quais são as espécies vegetais que fazem parte da flora do cerrado e que aparecem na letra da música.
2 – Quais são as características da vegetação do cerrado?
Ciclo da infância Habilidade estruturante | (EF04GE11-A) Identificar as características das paisagens naturais como relevo, cobertura vegetal, rios e das paisagens antrópicas nos municípios goianos. |
Referências: | https://pixabay.com/pt/photos/lobo-guar%c3%a1-pastagem-savanah-4423594/. https://pixabay.com/pt/photos/animal-tamandu%c3%a1-bandeira-5296375/. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Garapeira29fev2020a_02.jpg . https://www.youtube.com/watch?v=xrki3L2ZRac&t=20s |