You are currently viewing Geografia – A riqueza do Cerrado

Geografia – A riqueza do Cerrado

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 07/10/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flor_do_Cerrado_no_Itiquira.jpg> acesso em 09, set. 2021

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que o nosso estado de Goiás encontra-se em uma região geográfica em que há predomínio do bioma cerrado? O cerrado apresenta uma rica diversidade de plantas e animais, o que gera belíssimas paisagens naturais.

Mas, infelizmente, o ser humano tem promovido muitas queimadas e desmatamentos para realizar atividades agrícolas e pecuárias. Isso coloca em risco o cerrado, gerando a extinção de muitas espécies. Para que você e as futuras gerações possam usufruir do cerrado é preciso preservar. 

Vamos para a nossa atividade?

ATIVIDADE 1

Observe as imagens de alguns animais e plantas que integram a fauna e flora do cerrado:

Lobo-Guará, Pastagem, Savanah, Argentina, Bolívia
LOBO GUARÁ
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/lobo-guar%c3%a1-pastagem-savanah-4423594/. Acesso em: 30/08/2021
Animal, Tamanduá-Bandeira, Animais Selvagens, Mamífero
TAMANDUÁ-BANDEIRA
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/animal-tamandu%c3%a1-bandeira-5296375/. Acesso em: 30/08/2021
GARAPEIRA
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Garapeira29fev2020a_02.jpg . Acesso em: 30/08/2021

Você sabe o que as espécies apresentadas na figura têm em comum? Todas integram o cerrado e estão ameaçadas de extinção. Isso significa que elas correm o risco de desaparecer e não existirem mais.

1 – Quais são as causas que podem colocar em ameaça de extinção espécies animais e vegetais?

2 – O que pode ser feito para evitar que animais e plantas do cerrado não sejam extintos. 

ATIVIDADE 2

O vídeo a seguir mostra um pouco sobre a árvore símbolo do cerrado: o ipê. Assista:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xrki3L2ZRac&t=20s Acesso em: 30/08/2021

Como o ipê é belo não é mesmo? Com suas flores ele colore a vegetação do cerrado. 

Inspirado nessa maravilha da natureza faça uma bela ilustração do ipê, colorindo as suas flores e crie uma frase para incentivar a preservação dessa maravilhosa espécie. 

Use sua criatividade!!! 

ATIVIDADE 3 

Leia a letra da música “Frutos da terra”, que representa a riqueza do cerrado. 

Frutos da Terra

Periquito tá roendo o coco da guariroba

Chuvinha de novembro amadurece a gabiroba

Passarinho voa aos bandos em cima do pé de manga

No cerrado é só sair e encher as mãos de pitanga

Tem guapeva lá no mato

No brejinho tem ingá

No campo tem curriola, murici e araçá

Tem uns pés de marmelada

Depois que passa a pinguela

Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela

Cajuzinho quem quiser é só ir buscar na serra

E não tem nada mais doce que araçá dessa terra

Manga, mangaba, jatobá, bacupari

Gravatá e araticum, olha o tempo do pequi

Tem guapeva lá no mato

No brejinho tem ingá

No campo tem curriola, murici e araçá

Tem uns pés de marmelada

Depois que passa a pinguela

Subindo pro cerradinho, mangaba e mama-cadela

Composição: Marcelo Barra

1 – Circule quais são as espécies vegetais que fazem parte da flora do cerrado e que aparecem na letra da música.

2 – Quais são as características da vegetação do cerrado?

Ciclo da infância
Habilidade estruturante 
(EF04GE11-A) Identificar as características das paisagens naturais como relevo, cobertura vegetal, rios e das paisagens antrópicas nos municípios goianos. 
Referências:https://pixabay.com/pt/photos/lobo-guar%c3%a1-pastagem-savanah-4423594/. 
https://pixabay.com/pt/photos/animal-tamandu%c3%a1-bandeira-5296375/. 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Garapeira29fev2020a_02.jpg . 
https://www.youtube.com/watch?v=xrki3L2ZRac&t=20s