Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
A paisagem Geográfica
O conceito de paisagem transcende a disciplina da geografia, sendo relevante em diversas áreas do conhecimento, como a arte, a literatura e a ecologia. No entanto, na ciência geográfica, a paisagem assume uma importância central, consolidando-se como um dos seus principais conceitos.
As paisagens Geográficas
Na geografia, a paisagem não é vista apenas como uma porção do espaço visível, mas como um fenômeno dinâmico e multifacetado, resultante da interação contínua entre elementos naturais e humanos. Essa interação constante confere à paisagem um caráter único e específico, refletindo tanto os processos naturais quanto as intervenções humanas ao longo do tempo. Assim, o estudo da paisagem na geografia envolve uma análise profunda das suas características físicas, biológicas e culturais, permitindo compreender melhor as transformações espaciais e temporais que moldam o mundo em que vivemos.
As paisagens naturais são frequentemente definidas como áreas que permanecem originais, supostamente intocadas ou apenas ligeiramente alteradas pela ação humana. Essas paisagens são compostas por elementos naturais que evoluem mediante processos geológicos, climáticos e biológicos ao longo do tempo.
Floresta amazônica
Por outro lado, as paisagens culturais são aquelas nas quais a presença humana é um agente significativo na modificação e formação do ambiente natural. Essas paisagens culturais são avaliadas a partir das marcas e intervenções humanas visíveis, que podem incluir construções, agricultura, infraestrutura e outros aspectos que refletem a interação contínua entre a sociedade e o meio ambiente.
Parque Vaca Brava – Setor Bueno, Goiânia – GO
A distinção entre paisagens naturais e culturais, embora útil, é frequentemente complexa, pois mesmo as áreas consideradas naturais podem ser influenciadas por atividades humanas indiretas, como mudanças climáticas e poluição. Portanto, o estudo das paisagens exige uma compreensão abrangente das influências recíprocas entre os sistemas naturais e humanos.
Sendo assim, o processo de análise da paisagem pode ser ajustado para ser tão detalhado ou amplo quanto o interesse do observador, proporcionando uma compreensão rica e complexa das relações que moldam o ambiente. Assim, o estudo das paisagens revela-se essencial para entender as múltiplas facetas das interações entre os componentes naturais e humanos, oferecendo percepções valiosos sobre a transformação e a organização do espaço ao longo do tempo.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Faça uma pesquisa nas fotos dos seus familiares e vizinhos da região onde você mora, após essa busca, converse com os seus familiares e vizinhos sobre como eles perceberam as mudanças na região onde você mora. Assim que fizer a pesquisa e a entrevista, faça um texto com as imagens e explique como foram as principais mudanças na paisagem da região.
QUESTÃO 02
As paisagens naturais são frequentemente definidas como áreas que permanecem originais, supostamente intocadas ou apenas ligeiramente alteradas pela ação humana. Faça um texto explicando se é possível existir uma paisagem original atualmente, faça uma pesquisa e cite 3 exemplos de locais com paisagens naturais.
QUESTÃO 03
Essas paisagens são avaliadas a partir das marcas e intervenções humanas visíveis, que podem incluir construções, agricultura, infraestrutura e outros aspectos que refletem a interação contínua entre a sociedade e o meio ambiente. A paisagem em questão se refere à
(A) Paisagem cultural.
(B) Paisagem natural.
(C) Paisagem original.
(D) Paisagem ancestral.
QUESTÃO 04
Na geografia, a paisagem não é vista apenas como uma porção do espaço visível, mas como um fenômeno dinâmico e multifacetado, resultante da interação contínua entre
(A) elementos naturais e originais.
(B) elementos humanos e animais.
(C) elementos industriais e humanos.
(D) elementos naturais e humanos.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades: | (EF06GE13-A) Analisar e problematizar as causas e as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. (EF06GE01-A) Comparar modificações das paisagens em diferentes lugares, com ênfase no seu município. |
Matriz de habilidades essenciais: | Compreender o conceito de Paisagem e suas diferentes perspectivas. |
Referências: | BALDIN, Rafael. Sobre o conceito de paisagem geográfica. Paisag. Ambiente: Ensaios, São Paulo, v. 32, n. 47, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/180223>. Acesso em 17 de jun. de 2024. MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, Editora UFPR, p. 83-91, 2004. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/raega/article/download/3391/2719>. Acesso em 17 de jun. de 2024. NAME, Leo. O conceito de paisagem na geografia e sua relação com o conceito de cultura. GeoTextos, vol. 6, n. 2, Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (POSGEO-UFBA), dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4835>. Acesso em 17 de jun. de 2024. |