Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 17 de maio de 2024.
A evolução das redes de transporte do Brasil
A evolução das redes de transporte no Brasil reflete as mudanças econômicas, políticas e sociais ao longo dos séculos. Desde o período colonial até os dias atuais, as redes de transporte no país se transformaram profundamente, influenciando o desenvolvimento regional e a integração nacional.
Mapa das redes de transporte do Brasil
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 17 de maio de 2024.
No início do período colonial, o transporte no Brasil era predominantemente realizado por vias fluviais e trilhas terrestres rudimentares, usadas pelos indígenas e, posteriormente, pelos colonizadores portugueses. Os rios, como o Amazonas, São Francisco e Paraná, desempenham papel crucial no deslocamento de pessoas e mercadorias. Com o desenvolvimento das atividades econômicas, como a mineração e a agricultura, houve um esforço para melhorar as rotas terrestres.
A partir do século XIX, o Brasil começa a investir em infraestruturas mais complexas. A chegada da família real portuguesa em 1808 impulsionou a construção de estradas e o desenvolvimento dos portos. No entanto, a grande transformação veio com a introdução das ferrovias.
Mapa da evolução da rede ferroviária do Brasil
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 17 de maio de 2024.
Em 1854, a primeira ferrovia do país, tinha o seu primeiro trecho de linha na Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão. Durante o Império e a Primeira República, houve uma expansão significativa das ferrovias, principalmente no Sudeste, onde estavam localizadas as principais zonas de produção de café.
No século XX, especialmente a partir da década de 1950, houve uma mudança de paradigma no transporte brasileiro, com a rodovia ganhando destaque. O governo de Juscelino Kubitschek, com seu plano de metas, priorizou a construção de rodovias, simbolizada pela construção de Brasília, a nova capital, e a construção da rodovia Brasília-Belém.
Mapa da evolução da rede rodoviária do Brasil
Fonte: Atlas Geográfico Escolar do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3066-espaco-das-redes/redes-de-transporte.html>. Acesso em 17 de maio de 2024.
A expansão da malha rodoviária foi vista como essencial para a integração nacional e o desenvolvimento econômico. A construção de rodovias como a BR-101, que percorre a costa leste do país, e a BR-116, que liga o sul ao nordeste, foi crucial para conectar as diferentes regiões do Brasil.
Nas últimas décadas, o Brasil enfrenta o desafio de modernizar sua infraestrutura de transporte para atender às demandas de uma economia em crescimento. Além das rodovias, há um esforço para revitalizar as ferrovias, especialmente para o transporte de cargas. Projetos como a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia Transnordestina são exemplos dessa tentativa de diversificação.
Os portos e aeroportos também passaram por modernizações significativas para melhorar a competitividade do país no cenário global. O transporte urbano nas grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, também recebeu investimentos com a construção de linhas de metrô e sistemas de ônibus mais eficientes.
Redes de transporte do Brasil
A integração e eficiência das redes de transporte no Brasil são cruciais para o desenvolvimento econômico. A logística brasileira enfrenta desafios como a dependência excessiva das rodovias, a necessidade de diversificação dos modos de transporte e a melhoria da infraestrutura existente. Investimentos em infraestrutura, modernização tecnológica e políticas públicas integradas são essenciais para superar esses desafios.
Portanto, as redes de transporte do Brasil são vitais para a competitividade econômica do país. A diversificação e modernização dessas redes são fundamentais para garantir um desenvolvimento sustentável e integrado, capaz de atender às demandas do mercado interno e global.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Faça uma pesquisa e leia sobre como as redes de transporte do Brasil afetam o preço dos produtos que a sua família consome, após a pesquisa, produza um texto sobre formas de qualificar as redes de transporte no Brasil.
QUESTÃO 02
Faça uma pesquisa e leia sobre a greve dos caminhoneiros de 2018 e como esse movimento afetou o comércio e a indústria no Brasil. Produza um texto sobre como a concentração de transporte apenas pela rede de transporte rodoviário, pode afetar no desenvolvimento comercial e industrial do Brasil.
QUESTÃO 03
No início do período colonial, o transporte no Brasil era predominantemente realizado por vias fluviais e trilhas terrestres rudimentares, usadas pelos indígenas e, posteriormente, pelos colonizadores portugueses. A partir do século XIX, o Brasil começa a investir em infraestruturas mais complexas, como a construção de estradas e o desenvolvimento dos portos, esses processos forma incentivados
(A) pela chegada da família real portuguesa em 1808.
(B) pelo desenvolvimento da marcha para o oeste.
(C) pela administração do Brasil durante o regime militar.
(D) pelo desenvolvimento organizado por Getúlio Vargas.
QUESTÃO 04
O Brasil enfrenta o desafio de modernizar sua infraestrutura de transporte para atender às demandas de uma economia em crescimento. Além das rodovias, há um esforço para revitalizar as
(A) aerovias.
(B) ferrovias.
(C) eletrovias.
(D) rodovias.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades: | (EF07GE09-A) Ler e interpretar os diferentes tipos de mapas do Brasil, por meio de técnicas distintas, inclusive com as tecnologias digitais. |
Matriz de habilidades essenciais: | Localizar, analisar e correlacionar diferentes dados e informações em mapas temáticos do Brasil. |
Referências: | Confederação Nacional do Transporte. O transporte move o Brasil : propostas da CNT ao país. – Brasília : CNT, 2022. Disponível em: <https://cdn.cnt.org.br/diretorioVirtualPrd/907973a7-6dc6-4006-b683-9e6ef6bc1505.pdf7>. Acesso em 17 de maio de 2024. NUNES, Ivanil. Acumulação de capitais e sistemas de transportes terrestres no Brasil. Transportes e formação regional : contribuições à história dos transportes no Brasil/Alcides Goularti Filho, Paulo Roberto Cimó Queiroz (organizadores). Dourados : Ed. UFGD, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3071/1/transportes-e-formacao-regional-contribuicoes-a-historia-do-transporte-no-brasil-alcides-goularti-filho-e-paulo-roberto-cimo-queiroz-orgs.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2024. |