You are currently viewing Geografia – A evolução das redes de transporte do Brasil

Geografia – A evolução das redes de transporte do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A expansão da malha rodoviária foi vista como essencial para a integração nacional e o desenvolvimento econômico. A construção de rodovias como a BR-101, que percorre a costa leste do país, e a BR-116, que liga o sul ao nordeste, foi crucial para conectar as diferentes regiões do Brasil.

Nas últimas décadas, o Brasil enfrenta o desafio de modernizar sua infraestrutura de transporte para atender às demandas de uma economia em crescimento. Além das rodovias, há um esforço para revitalizar as ferrovias, especialmente para o transporte de cargas. Projetos como a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia Transnordestina são exemplos dessa tentativa de diversificação.

Os portos e aeroportos também passaram por modernizações significativas para melhorar a competitividade do país no cenário global. O transporte urbano nas grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, também recebeu investimentos com a construção de linhas de metrô e sistemas de ônibus mais eficientes.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e leia sobre como as redes de transporte do Brasil afetam o preço dos produtos que a sua família consome, após a pesquisa, produza um texto sobre formas de qualificar as redes de transporte no Brasil.

QUESTÃO 02

Faça uma pesquisa e leia sobre a greve dos caminhoneiros de 2018 e como esse movimento afetou o comércio e a indústria no Brasil. Produza um texto sobre como a concentração de transporte apenas pela rede de transporte rodoviário, pode afetar no desenvolvimento comercial e industrial do Brasil.

QUESTÃO 03

QUESTÃO 04

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades:(EF07GE09-A) Ler e interpretar os diferentes tipos de mapas do Brasil, por meio de técnicas distintas, inclusive com as tecnologias digitais.
Matriz de habilidades essenciais:Localizar, analisar e correlacionar diferentes dados e informações em mapas temáticos do Brasil.
Referências:Confederação Nacional do Transporte. O transporte move o Brasil : propostas da CNT ao país. – Brasília : CNT, 2022. Disponível em: <https://cdn.cnt.org.br/diretorioVirtualPrd/907973a7-6dc6-4006-b683-9e6ef6bc1505.pdf7>. Acesso em 17 de maio de 2024.

NUNES, Ivanil. Acumulação de capitais e sistemas de transportes terrestres no Brasil. Transportes e formação regional : contribuições à história dos transportes no Brasil/Alcides Goularti Filho, Paulo Roberto Cimó Queiroz (organizadores). Dourados : Ed. UFGD, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3071/1/transportes-e-formacao-regional-contribuicoes-a-historia-do-transporte-no-brasil-alcides-goularti-filho-e-paulo-roberto-cimo-queiroz-orgs.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2024.