Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Fonte: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 2007, 43p. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159542>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
A desertificação no Brasil
O processo de desertificação no Brasil é um fenômeno ambiental que preocupa ecologistas, agrônomos, e gestores de políticas públicas devido aos seus impactos negativos no meio ambiente e na economia. Este fenômeno é caracterizado pela degradação do solo em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultando em condições que se assemelham às de um deserto. O Brasil, apesar de ser conhecido por suas florestas tropicais, enfrenta desafios significativos relacionados à desertificação, especialmente no semiárido nordestino.
Mapa dos Biomas do Brasil
Fonte: Atlas Geográfico do IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/brasil/3043-diversidade-ambiental/biomas.html>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
A desertificação no Brasil é causada por uma combinação de fatores naturais e antrópicos. Entre os fatores naturais, destacam-se a variabilidade climática, que inclui longos períodos de seca, e a própria vulnerabilidade dos solos em áreas semiáridas na região da Caatinga.
A ação humana que intensifica e acelera o processo de desertificação, as principais atividades humanas que contribuem para a desertificação incluem, a desmatamento, que se refere à remoção da cobertura vegetal para a agricultura e pecuária, expõe o solo à erosão e à perda de nutrientes. As práticas agrícolas inadequadas, também influencia esse processo de desertificação, pois com a monocultura, o uso excessivo de agroquímicos e a falta de técnicas de manejo sustentável do solo, a degradação do solo é certa. O pastoreio intensivo é outra ação que leva à degradação da vegetação nativa e à compactação do solo, reduzindo sua capacidade de retenção de água. Por fim, a exploração excessiva de recursos hídricos, por meio da irrigação não sustentável, pode levar à salinização do solo, tornando-o inadequado para a agricultura.
Mapa de Biomas suscetíveis à desertificação no Brasil
Fonte: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 2007, 43p. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159542>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
O semiárido nordestino é a região mais afetada pela desertificação no Brasil. Esta área abrange cerca de 11% do território nacional, sendo caracterizada por um clima quente e seco, com precipitação anual irregular. Estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia são particularmente vulneráveis.
Estudos indicam que parte da área do semiárido brasileiro sofre algum grau de desertificação, afetando a vida de cerca de 27 milhões de pessoas. A desertificação nesta região tem impactos profundos na segurança alimentar, no acesso à água e na qualidade de vida das populações locais.
Para minimizar os efeitos da desertificação, é necessário implementar uma série de medidas que envolvem a conservação do solo, o uso sustentável dos recursos naturais e a recuperação das áreas degradadas. Algumas estratégias incluem, o reflorestamento e revegetação, ampliação de uma agricultura sustentável, desenvolvimento de tecnologias de irrigação eficientes e manejo adequado das bacias hidrográficas, formação de campanhas educativas para informar e engajar as comunidades locais na proteção e recuperação dos recursos naturais. Desta forma, apenas mediante ações integradas e sustentáveis será possível reverter este processo e garantir um futuro mais equilibrado para as regiões afetadas.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 01
Faça uma pesquisa sobre como a desertificação afeta a agropecuária, após fazer algumas leituras sobre o tema, produza um texto sobre os impactos socioeconômicos da desertificação na região nordeste do Brasil.
QUESTÃO 02
Faça uma pesquisa sobre como o deserto do Saara afeta a questão climática global, faça as leituras e produza um texto sobre a temática.
QUESTÃO 03
O processo de desertificação no Brasil é um fenômeno ambiental que preocupa ecologistas, agrônomos, e gestores de políticas públicas devido aos seus impactos negativos no meio ambiente e na economia. Este fenômeno é caracterizado pela
(A) degradação do solo em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.
(B) impermeabilização de áreas urbanas em regiões de araucárias.
(C) ação de reflorestamento na Caatinga na região nordeste.
(D) preservação do solo em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.
QUESTÃO 04
A desertificação no Brasil é causada por uma combinação de fatores naturais e antrópicos. Uma das principais ações humanas que contribuem para a desertificação é
(A) o reflorestamento.
(B) o desmatamento.
(C) a impermeabilização do solo.
(D) o manejo sustentável.
Autoria: | Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva |
Formação: | Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia; Licenciatura em Pedagogia; Mestre em Geografia pelo IESA-UFG. |
Componente Curricular: | Geografia |
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades: | (EF06GE13-A) Analisar e problematizar as causas e as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. |
Matriz de habilidades essenciais: | Identificar as consequências das práticas humanas nas dinâmicas climáticas, como fluxo de chuvas, ilhas de calor, processos de desertificação, no Brasil e em Goiânia. |
Referências: | CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. Desertificação, degradação da terra e secas no Brasil. Brasília, DF: 2016. 252p. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/projetos/-/asset_publisher/W0hI4ElAHtL5/content/desertificacao-degradacao-da-terra-e-secas-no-brasil?inheritRedirect=false>. Acesso em 10 de jun. de 2024. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil/MMA, Secretaria de Recursos Hídricos, Universidade Federal da Paraíba; Marcos Oliveira Santana, organizador, Brasília: MMA, 2007. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159542>. Acesso em 10 de jun. de 2024. PEREZ-MARIN, Aldrin Martin Perez-Marin, CAVALCANTE, Arnóbio de Mendonça Barreto, MEDEIROS, Salomão Sousa de, TINÔCO, Leonardo Bezerra de Melo, SALCEDO, Ignácio Hérnan. Núcleos de desertificação no semiárido brasileiro: ocorrência natural ou antrópica?. Parc. Estrat. Brasília-DF, v. 17, n. 34, p. 87-106, jan-jun 2012. Disponível em: <https://www.gov.br/insa/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes-do-insa/desertificacao/aldrin_6_nucleos-de-desertificacao-no-semiarido-brasileiro.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024. |