Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
REPRESENTAR OS LUGARES – 2D E 3D
OS MAPAS, OS DESENHOS, AS IMAGENS SÃO REPRESENTAÇÕES DE LUGARES, OBJETOS E PESSOAS. NA IMAGEM A SEGUIR, POR EXEMPLO, NÃO TEM LIVROS DE VERDADE. O QUE VEMOS, É O DESENHO DE LIVROS, OU SEJA, SUA REPRESENTAÇÃO.
IMAGEM EM 2D E 3D:
O QUE É UMA IMAGEM EM 2D?
UMA IMAGEM EM 2D, OU BIDIMENSIONAL, TEM DUAS DIMENSÕES:
- ALTURA E
- LARGURA.
É PLANA, COMO UM DESENHO OU UMA FOTO.
- UM DESENHO EM PAPEL.
- UMA FOTO NO ÁLBUM.
- ILUSTRAÇÕES EM LIVROS E QUADRINHOS.
O QUE É UMA IMAGEM EM 3D?
UMA IMAGEM EM 3D, OU TRIDIMENSIONAL, TEM TRÊS DIMENSÕES:
- ALTURA,
- LARGURA E
- PROFUNDIDADE
PARECE MAIS REAL E OCUPA ESPAÇO.
EXEMPLOS DE IMAGEM EM 3D:
- UMA MAQUETE DE CIDADE.
- UMA BONECA BEBÊ.
- O GLOBO TERRESTRE NA ESCOLA.
NA GEOGRAFIA, USAMOS MAPAS, MAQUETES, GLOBOS, IMAGENS PARA REPRESENTAR OS ESPAÇOS.
- O MAPA ACIMA É UM DESENHO EM 2D – DUAS DIMENSÕES:
EXEMPLOS DE IMAGEM EM 2D:
ALTURA + COMPRIMENTO
- E O GLOBO É UM OBJETO EM 3D – TRÊS DIMENSÕES:
LARGURA + ALTURA + PROFUNDIDADE.
ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO A DIFERENÇA DE UM DESENHO 2D E OUTRO 3D.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
A MINHA SALA DE AULA
• A SALA DE AULA É UM ESPAÇO QUE FAZ PARTE DA ESCOLA. ESTUDANTES E PROFESSORES PASSAM VÁRIAS HORAS POR DIA NESTE LUGAR.
NO SEU CADERNO, DESENHE A SUA SALA DE AULA, COMO SE VOCÊ ESTIVESSE OLHANDO LÁ DE CIMA DO TETO OU USANDO UM DRONE, PARA VER A SALA TODA.
SEU DESENHO É UM MAPA DA SUA SALA DE AULA. É UMA REPRESENTAÇÃO EM DUAS DIMENSÕES – 2D – OU BIDIMENSIONAL.
OBSERVE O EXEMPLO ABAIXO. SOLTE A SUA IMAGINAÇÃO E NÃO SE ESQUEÇA DE NADA. DESENHE AS CARTEIRAS, A MESA DA PROFESSORA E O QUE MAIS EXISTIR NA SUA SALA DE AULA.
COLOQUE O NOME DOS SEUS COLEGAS NAS CARTEIRAS. PARA ISSO, VOCÊ DEVE SE LEMBRAR O LUGAR ONDE CADA ESTUDANTE COSTUMA SENTAR NA SALA DE AULA. NESTA ETAPA DA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PROVAR QUE TEM BOA MEMÓRIA.
QUESTÃO 2
ATIVIDADE EM GRUPO.
VOCÊ E SEUS COLEGAS FARÃO UMA MAQUETE DA SALA DE AULA.
UMA MAQUETE É UMA MINIATURA DE UM ESPAÇO. VEJA NA IMAGEM ABAIXO, UM DESENHO DE UMA MAQUETE DA SALA DE AULA.
VOCÊS PODEM USAR:
A) CAIXAS DE FÓSFORO PARA AS MESAS E CARTEIRAS.
B) UMA CAIXA BEM GRANDE PARA FAZER A SALA (CAIXA DE SAPATO, OU OUTRA).
C) CAIXA DE LÁPIS DE COR, PARA FAZER O QUADRO.
D) CAIXA DE SABONETE, MEDICAMENTOS OU PERFUME PARA FAZER O ARMÁRIO.
E) TAMPINHAS DE GARRAFA PET PARA FAZER AS CARTEIRAS.
F) E O QUE MAIS A SUA IMAGINAÇÃO PUDER CRIAR!
UMA MAQUETE É UMA REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL, OU SEJA, EM 3D – 3 DIMENSÕES.
QUESTÃO 3
EM UMA AULA DE ARTE, OS ALUNOS DESENHARAM VÁRIAS IMAGENS. QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO NÃO É UM EXEMPLO DE IMAGEM EM 2D?
A) UMA FOTO DA TURMA NO PASSEIO ESCOLAR.
B) UM DESENHO DE UM CACHORRO NO CADERNO.
C) UMA MAQUETE DA ESCOLA FEITA COM PAPELÃO E COLA.
D) UM MAPA DO PAÍS NO LIVRO DE GEOGRAFIA.
QUESTÃO 4
ESTER ESTÁ OLHANDO PARA O GLOBO TERRESTRE NA SALA DE AULA. O QUE ELA PODE VER NO GLOBO QUE NÃO PODE VER EM UM MAPA 2D DO MUNDO?
A) A ALTURA DAS MONTANHAS.
B) A DISTÂNCIA ENTRE DOIS PAÍSES.
C) A PROFUNDIDADE DOS OCEANOS.
D) A FORMA REDONDA DO PLANETA.
QUESTÃO 5
IMAGINE QUE VOCÊ PRECISA EXPLICAR A DIFERENÇA ENTRE UMA FOTO DE UM PRÉDIO E UMA MAQUETE DESSE MESMO PRÉDIO PARA UM AMIGO. QUAL DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO É A MELHOR EXPLICAÇÃO?
A) A FOTO E A MAQUETE SÃO AMBAS IMAGENS EM 3D PORQUE MOSTRAM O PRÉDIO.
B) A FOTO É UMA IMAGEM EM 2D PORQUE É PLANA, ENQUANTO A MAQUETE É UMA IMAGEM EM 3D PORQUE VOCÊ PODE VER TODOS OS LADOS DO PRÉDIO.
C) A FOTO É UMA IMAGEM EM 3D PORQUE MOSTRA MUITOS DETALHES, E A MAQUETE É UMA IMAGEM EM 2D PORQUE É PEQUENA.
D) A FOTO E A MAQUETE SÃO AMBAS IMAGENS EM 2D PORQUE REPRESENTAM O MESMO PRÉDIO.
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: O MAPA E O GLOBO?
LÁ, VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE ESTES DOIS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO DO NOSSO PLANETA.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
Referência |
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |