Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
A ÁGUA EM NOSSO COTIDIANO
A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL ESSENCIAL PARA A VIDA NO PLANETA. NÓS SERES HUMANOS DEPENDEMOS DA ÁGUA PARA VÁRIAS ATIVIDADES NO NOSSO DIA A DIA. NO ENTANTO, APENAS A ÁGUA DOCE É ADEQUADA PARA O CONSUMO DAS PESSOAS. A MAIOR PARTE DA ÁGUA DO NOSSO PLANETA, É SALGADA, OU SEJA, ESTÁ NOS OCEANOS E MARES. DEVEMOS USAR A ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE EM NOSSO COTIDIANO.
ÁGUA NO PLANETA
APENAS A ÁGUA DOCE É PRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO.
DE TODA A ÁGUA QUE HÁ NO PLANETA, SOMENTE UMA PEQUENA PARTE É DE ÁGUA DOCE.
LEMBRE-SE: BOA PARTE DA ÁGUA DOCE ESTÁ NAS GELEIRAS. OU SEJA, NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA O USO.
VAMOS VER AGORA, VÁRIAS FORMAS DE USAR A ÁGUA EM NOSSO COTIDIANO.
ÁGUA DE BEBER E DE LAVAR
- TODOS OS DIAS PRECISAMOS TOMAR ÁGUA, PARA MANTER NOSSO CORPO FUNCIONANDO.
- LAVAMOS E PREPARAMOS NOSSOS ALIMENTOS COM ÁGUA.
- ANTES DE COMER LAVAMOS NOSSAS MÃOS COM ÁGUA CORRENTE.
- TAMBÉM DEVEMOS LAVAR NOSSAS MÃOS PARA EVITAR DOENÇAS CONTAGIOSAS COMO A GRIPE E A COVID-19.
- MANTER AS MÃOS LIMPAS, NOS AJUDA A FICAR SAUDÁVEIS.
- USAMOS A ÁGUA PARA A NOSSA HIGIENE PESSOAL, PARA TOMAR BANHO, ESCOVAR OS DENTES E LAVAR O ROSTO E AS MÃOS.
A ÁGUA NA NOSSA CASA
- DEPOIS DE COMER LAVAMOS AS LOUÇAS COM ÁGUA E SABÃO.
- A LIMPEZA DA CASA É FEITA COM ÁGUA.
- REGAR AS PLANTAS E DAR ÁGUA PARA OS ANIMAIS DOMÉSTICOS BEBEREM TAMBÉM FAZ PARTE DO USO COTIDIANO DA ÁGUA.
VOCÊ OU ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA JÁ PESCOU EM UM RIO OU LAGO?
NOS RIOS E LAGOS E NA PRAIA AS PESSOAS PODEM TAMBÉM USAR A ÁGUA PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER COMO NADAR, PESCAR, PRATICAR CANOAGEM, MERGULHO E RAFFITING.
A ÁGUA É ÚTIL, MAS DEVEMOS USAR SEM DESPERDÍCIO. DEVEMOS ECONOMIZAR ÁGUA, PARA NÃO FALTAR.
- REUTILIZE A ÁGUA DA LAVAGEM DAS ROUPAS
- NÃO DEMORE NO BANHO
- LAVE O CARRO COM O BALDE
- VARRA A CALÇADA, NÃO LAVE
- ESCOVE OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA
- LAVE AS ROUPAS APENAS COM A MÁQUINA CHEIA
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1
USAMOS A ÁGUA TODOS OS DIAS PARA BEBER E NOS MANTER HIDRATADOS. MAS NÃO É SÓ PARA ISSO QUE PRECISAMOS DA ÁGUA EM NOSSAS CASAS.
- EXPLIQUE COMO VOCÊ E SUA FAMÍLIA USAM A ÁGUA NO SEU COTIDIANO PARA:
- LIMPEZA DOMÉSTICA:_______________________________________________________________________
2. HIGIENE PESSOAL:_________________________________________________________________________
- ALIMENTAÇÃO:______________________________________________________________________________
- CUIDAR DAS PLANTAS E ANIMAIS: ___________________________________________________________
- ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER:________________________________________________________
QUESTÃO 2
CONVERSE COM QUEM CUIDA DE VOCÊ E JUNTOS RESPONDAM A QUESTÃO.
COMO PODEMOS USAR A ÁGUA SEM DESPERDÍCIO E DE FORMA CONSCIENTE EM NOSSO DIA A DIA?
QUESTÃO 3
MARQUE UM X NOS LOCAIS ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA BOA PARA O CONSUMO DAS PESSOAS, PLANTAS E ANIMAIS:
- ( ) OCEANOS
- ( ) LAGOS
- ( ) RIOS
- ( ) MARES
- ( ) RIACHOS
QUESTÃO 4
ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA É UMA IMPORTANTE AÇÃO PARA ECONOMIZAR ÁGUA. TOMAR BANHOS RÁPIDOS E USAR UM BALDE PARA LAVAR O CARRO SÃO OUTRAS FORMAS EFICAZES DE EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
(A) TOMANDO BANHOS RÁPIDOS E UTILIZANDO UM BALDE PARA LAVAR O CARRO.
(B) LAVANDO AS CALÇADAS TODOS OS DIAS COM A MANGUEIRA ABERTA.
(C) DEIXANDO A TORNEIRA ABERTA ENQUANTO LAVAMOS AS LOUÇAS.
(D) TOMANDO BANHO COM A TORNEIRA ABERTA POR MUITO TEMPO.
QUESTÃO 5
AS CRIANÇAS BRINCAM EM UM LAGO E PERCEBEM COMO A ÁGUA É ÚTIL PARA O LAZER. ASSIM COMO NO LAZER, A ÁGUA É IMPORTANTE EM OUTRAS SITUAÇÕES. UMA FORMA DE AJUDAR A PRESERVAR A ÁGUA É
(A) VARRER A CALÇADA AO INVÉS DE LAVÁ-LA COM MANGUEIRA.
(B) LAVAR A CALÇADA COM MANGUEIRA TODOS OS DIAS.
(C) DEIXAR A TORNEIRA ABERTA ENQUANTO LAVAMOS O CARRO.
(D) REGAR O JARDIM COM UMA MANGUEIRA DURANTE O DIA.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO:ESTAÇÕES DO ANO EM GOIÂNIA
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica – PPGEEB – UFG |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE(EF03GE04) – Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |