Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
O desmatamento no Cerrado cresceu 28% entre 2021 e 2022, são mais de 5 mil km² de vegetação nativa desmatada cedendo espaço principalmente para atividade agropecuária. Apenas a região do MATOPIBA, nova fronteira agrícola, corresponde por três quartos de todo o desmatamento desse domínio.
Questão 01
De acordo com a imagem podemos afirmar que a preservação do Cerrado é importante apenas para as áreas de ocorrência desse domínio morfoclimático? Justifique sua resposta.
Questão 02
“Em 2022 houve o segundo pior índice de desmatamento desde que o sistema foi lançado no Cerrado e o pior dos últimos três anos. De acordo com o levantamento os estados que mais desmataram no período correspondem ao Matopiba – região que é considerada a principal fronteira de expansão agrícola no Brasil atualmente. Com mais de 4 mil km2 desmatados, o Matopiba respondeu por três quartos de toda a devastação no bioma.”
Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/08/5027748-desmatamento-cresceu-28-no-cerrado-e-7-na-amazonia-em-2022.html
a) Quais unidades da federação compõem a região no texto classificada como MATOPIBA?
b) De acordo com o texto e os seus conhecimentos sobre o assunto, descreva quais são as principais atividades responsáveis pelo intenso desmatamento no cerrado.
Questão 03
Em dois anos, o pecuarista aliou o aumento da produção à restauração e conservação do meio ambiente na propriedade utilizando tecnologias e práticas agrícolas de baixa emissão de carbono. Hoje, a Santa Eliza de Goiás é exemplo de sinergia entre agropecuária e sustentabilidade, além de despertar a inveja dos produtores vizinhos.
Os motivos para ele se orgulhar são muitos. O produtor recuperou 70% da pastagem, aumentou em 25% a taxa de lotação (número de animais por área ocupada), conservou as microbacias da propriedade e ainda ficou conhecido como “produtor de águas”. Para nosso grupo de 40 profissionais das áreas ambientais, de biodiversidade e florestas, o ABC Cerrado mostrou ser possível fortalecer as boas práticas de conservação e restauração e de agricultura de baixa emissão de carbono no Cerrado brasileiro
Fonte: https://blogs.worldbank.org/pt/latinamerica/e-possivel-aliar-producao-agricola-e-conservacao-ambiental-experiencia-no-cerrado
Segundo o texto, como é possível aumentar a produtividade associado à preservação do cerrado?
SAIBA MAIS
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Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/
Habilidade: | (EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos. |
Referencial Teórico: | AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003. ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ______________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. A NATUREZA DA FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/438/7/geo_m3d5_tm05.pdf>.Acesso em: setembro de 2022. SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2022. |