You are currently viewing Geografia – O extrativismo e as alterações na paisagem

Geografia – O extrativismo e as alterações na paisagem

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Farm – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/vaca-carne-gado-2436354/

O extrativismo e as alterações na paisagem

As atividades ligadas ao extrativismo trazem profundas alterações na paisagem, algumas são bem visíveis. Entendemos por extrativismo as atividades relacionadas a extração (retirada) de recursos naturais que são utilizados para consumo direto ou para serem transformados nas indústrias.

Ao longo do tempo as paisagens sofrem alterações, pois são formadas e modificadas pela atividade humana e pela força da natureza. Os terremotos, a ação da água, do vento, as erupções vulcânicas, entre outros, são exemplos de forças da natureza que transformam as paisagens.  

Ao construir cidades, ampliar áreas destinadas à agropecuária ou para extração de recursos naturais, são exemplos de ações humanas que transformam o espaço e modificam as paisagens. 

As atividades extrativistas alteram significativamente as paisagens, essas atividades geram impactos ambientais negativos e se forem praticadas sem a utilização de técnicas que minimizem os impactos ambientais, podemos ter danos irreversíveis. O extrativismo é classificado em três grupos: vegetal, animal ou mineral. 

O extrativismo vegetal diz respeito à extração de recursos de origem vegetal. As atividades agrícolas são fundamentais para nossa sobrevivência, porém podem causar desmatamento de áreas para o plantio, contaminação da água e do solo pelo uso de agrotóxicos e exaustão dos nutrientes do solo pelas monoculturas.

O extrativismo animal é a captura ou criação doméstica de animais terrestres, aéreos ou aquáticos. Os animais nos fornecem proteína, óleo e do seu couro é possível fabricar vestuário. A domesticação de animais para atender às nossas necessidades trouxeram significativas alterações na paisagem.

O extrativismo mineral consiste na extração de recursos minerais como petróleo, água, gás natural, ouro, diamante, cobre, entre outros. As alterações na paisagem provocadas pela atividade de extração de minérios, não se restringem apenas à região da extração. A mineração exige alta demanda por recursos hídricos e provoca a destruição de habitats, além de alguns problemas específicos de saúde, que podem acometer a  população que vivem em regiões de extração de minério.

Questão 01

Desmatamento da floresta – Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/2020/06/

Ainda que sejam fundamentais para a manutenção das nossas vidas, as atividades extrativistas têm gerado grandes impactos ambientais. Sabendo disso, descreva qual extrativismo está representado na imagem e quais são as consequências negativas dessa atividade extrativista.

Questão 02

Por que o extrativismo é frequentemente considerado controverso em termos de desenvolvimento sustentável?

(A) Porque prioriza a conservação ambiental em detrimento do crescimento econômico.

(B) Porque pode resultar na exploração descontrolada de recursos naturais sem considerar os impactos ambientais e sociais.

(C) Porque promove a diversificação econômica e a redistribuição equitativa de recursos.

(D) Porque não tem impacto significativo nas comunidades locais e no meio ambiente.

Questão 03

Conheça a maior fazenda do Brasil 

A Fazenda Nova Piratininga é um mundaréu de terras concentradas no noroeste de Goiás, no município de São Miguel do Araguaia onde o estado faz divisa com o TO e MT. São 135 mil hectares, a Fazenda Nova Piratininga, área equivalente a ocupadas por metrópoles como o Rio de Janeiro ou Nova York, registrados em uma única matrícula, no cartório de imóveis local, coisa rara no País. Em geral, grandes fazendas são o resultado da compra e concentração de várias propriedades. 
Remodelada, a Nova Piratininga pode ser colocada no rol das propriedades que servem de modelo para uma pecuária que produz gado bovino de alta qualidade e em larga escala. Da área total, 95 mil hectares são compostos de pastos, que alimentam um rebanho de 105 mil nelores puros ou cruzados com angus, que vem sendo submetido a um processo acelerado de seleção e melhoramento genético para dobrar de tamanho nos próximos cinco anos.

 COMPRERURAL. Conheça a maior fazenda do Brasil. Disponível em:<https://www.comprerural.com/conheca-a-maior-fazenda-do-brasil-que-planeja-ter-200mil-cabecas-de-gado/>. Acesso em: 30, ago. 2022.

a) Considerando a imagem como representação da paisagem, podemos afirmar que essa paisagem é formada pela ação humana ou pela força da natureza? Justifique sua resposta. 

b) De acordo com o texto e a imagem qual atividade extrativista é praticada na Fazenda Nova Piratininga?

Questão 04

Qual das seguintes afirmações melhor descreve o extrativismo mineral?

(A) Um processo agrícola que envolve a extração de minerais do solo.

(B) Uma prática econômica que se concentra na produção de recursos renováveis.

(C) A exploração e extração de minerais como carvão, ferro e ouro da crosta terrestre.

(D) Um método de conservação de recursos naturais em áreas protegidas.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 12 – Extrativismo – 6° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dL-FV10_Dc8>. Acesso em: 20, ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/


Habilidade:(EF06GE06-A) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano, a partir do desenvolvimento da agropecuária, do extrativismo, da industrialização, da urbanização e do agronegócio em Goiás.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
BITTENCOURT, M. V. L. Impactos da agricultura no meio ambiente: Principais tendências e desafios. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/ret/article/view/27144>. Acesso em: 30 de agosto de 2022.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Práticas e textualizações no cotidiano. 6° ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008. 
IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 30 de agosto de 2022.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.