Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
América e África: Dominação europeia
Ainda que distantes fisicamente, a história de ocupação do continente americano pelos europeus passa pela exploração de pessoas escravizadas e de origem africana, que resultou na miscigenação e contribuiu para formação populacional e cultural da América.
Em 1492 o continente americano foi colonizado pelos europeus. Portugueses, espanhóis, franceses, holandeses e ingleses ocuparam terras ao longo de todo o continente americano. Esses povos impuseram sua cultura sobre os nativos que habitavam a América.
A influência dos europeus foi expressiva, tanto que umas das possibilidades de regionalização do continente americano leva em consideração a história de ocupação e a imposição do idioma pelos colonizadores europeus, a América Anglo-Saxônica e América Latina. América Anglo-Saxônica é formada por países de língua inglesa e colonização de povoamento, a América Latina é composta por países de língua neolatina, originadas do latim, e o modelo de colonização foi de exploração.
Em alguns países da América a língua dos povos nativos são considerados idiomas oficiais ou algumas palavras foram incorporadas ao idioma oficial, como as palavras indígenas que compõem a língua portuguesa brasileira.
Ao passo que a Europa estabelecia o domino formal na América, por meio da colonização, na África havia o domínio informal por meio das feitorias. Os europeus utilizavam na América mão de obra escrava, exploravam os americanos nativos e povos africanos que eram trazidos pelos navios negreiros.
O tráfico negreiro foi lucrativo para os europeus. Estima- se, que aproximadamente 11 milhões de pessoas africanas foram escravizadas na América. No Brasil, algo em torno de 4,5 milhões de africanos foram escravizados.
Em algumas regiões da América a população foi formada pela miscigenação dos povos nativos com os europeus. Onde houve regime escravocrata, os povos africanos também passaram a compor a população. A população brasileira foi formada pela tríade entre indígenas, africanos e europeus. A Revolução Industrial provocou alterações profundas em nossa sociedade e uma delas foi a defesa do fim da escravidão, na América abolição da escravatura ocorreu no Haiti em 1793, em 1829 no México, Paraguai e Uruguai em 1842, nos Estados Unidos em 1865 e no Brasil em 1888.
Questão 01
Aproximadamente 4,5 milhões de africanos foram escravizados no Brasil entre 1550 e 1888. É possível afirmar que com o fim da escravidão os escravizados foram incluídos em nossa sociedade e passaram a usufruir dos direitos sociais existentes?
Questão 02
A escravização de povos africanos e a exploração de indígenas na colonização da América tiveram um impacto significativo na formação populacional e cultural do continente. Nesse sentindo, a formação da população brasileira
(A) ocorreu exclusivamente da miscigenação entre povos africanos e europeus.
(B) se dá pela interação entre os povos indígenas, africanos e europeus.
(C) ocorre somente na chegada dos europeus, que foram responsáveis por toda a população atual.
(D) poder ser compreendida apenas pela expansão dos povos indígenas após a colonização europeia.
QUESTÃO 03
Quais nações europeias colonizaram o continente americano? Aponte países americanos que utilizaram mão de obra escrava de povos africanos durante a colonização.
Questão 04
Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitos vocábulos que usamos frequentemente vieram desses idiomas. Quer exemplos? “Bagunça”, “curinga”, “moleque”, “dengo”, “gangorra”, “cachimbo”, “fubá”, “macaco”, “quitanda”.
STRECKER, H. Vocabulário brasileiro – Culturas africanas influenciaram nosso idioma. Disponível em:<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/vocabulario-brasileiro-culturas-africanas-influenciaram-nosso-idioma.htm?cmpid=copiaecola.>. Acesso em: 01 nov. 2024.
Segundo o texto, palavras de origem africana foram incorporadas ao português brasileiro em decorrência
(A) da convivência pacífica entre os povos africanos e os europeus durante a colonização brasileira.
(B) das palavras de origem indígena incorporadas ao português brasileiro e posteriormente em algumas regiões da África.
(C) dos diversos vocábulos dos povos africanos não serem considerados na formação do idioma oficial em países da América.
(D) do expressivo número de povos africanos escravizados no Brasil durante a colonização europeia.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curta esse vídeo!
Habilidade: | (EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ___________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, M. Z. C. M; PEREIRA, N. C; SANTOS, R. C. A população negra na capitania de Goyazes entre 1500 a 1800. Disponível em:<https://www.anais.ueg.br/index.php/semanahistoriacoracoralina/article/download/13202/9740/>. Acesso em: outubro de 2022. FELINTO, M. A escravidão no Brasil durou 300 anos. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/12/folhinha/4.html>. Acesso em: outubro de 2022. MARQUESE, R. B. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/nec/a/xB5SjkdK7zXRvRjKRXRfKPh/abstract/?lang=pt>. Acesso em: outubro de 2022. PORTAL da cultura afro-brasileira. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/index.php>. Acesso em: agosto de 2021. SCHRODER, A. A era da escravidão. Disponível em:<https://super.abril.com.br/especiais/a-era-da-escravidao/>. Acesso em: outubro de 2022. |