Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Ocupação do espaço geográfico
O espaço geográfico é objeto de estudo da Geografia, compreendemos que esse é formado pela relação da sociedade com a natureza. O espaço geográfico onde moramos é resultado do trabalho de todas as gerações que viveram e vivem nele, é preciso considerar que o espaço está em constante transformação.
Segundo Milton Santos a produção do espaço é resultado do homem agindo sobre o espaço, através de objetos naturais e artificiais. A sociedade e a natureza são elementos indissociáveis na formação do espaço geográfico.
A ocupação do espaço geográfico é um fenômeno que, ao longo da história, muitas vezes tem sido marcado por uma série de desequilíbrios, exploração desenfreada e impactos ambientais significativos. Desde os primórdios da civilização, as sociedades humanas têm modificado o ambiente ao seu redor para atender às suas necessidades de alimentação, moradia, lazer, entre outros. Porém, muitas vezes, sem considerar as consequências a longo prazo.
Atualmente exercermos forte pressão sobre os recursos naturais a poluição, o desmatamento e contaminação do solo acentuaram com a Revolução Industrial , Urbanização, Globalização e o Consumismo
Por fim, a ocupação do espaço geográfico é um processo multifacetado que reflete as interações entre sociedade e ambiente ao longo do tempo. Compreender essas dinâmicas é fundamental para promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável, que respeite as necessidades das comunidades humanas e a integridade dos ecossistemas naturais.
Questão 01
Sobre o espaço geográfico, assinale alternativa correta:
(A) O espaço geográfico é imutável, não sofre alterações ao longo do tempo.
(B) As lavouras de soja não compõem o espaço geográfico, pois não foram produzidas pela relação da sociedade com a natureza.
(C) As porções terrestres que não foram transformadas pelas ações humanas ao longo do tempo formam o espaço geográfico.
(D) O espaço geográfico é formado pela relação da sociedade com a natureza e está em constante transformação.
Questão 02
A poluição não se resume apenas ao lixo descartado de forma irregular, sabemos que a contaminação do solo e níveis freáticos por agrotóxicos, a redução da qualidade do ar, entre outros fatores nos revelam que estamos no caminho errado no que diz respeito à preservação ambiental. Na sua opinião, quais fatores têm aumentado a poluição?
Questão 03
O espaço geográfico está em constante transformação, considerando que onde moramos é resultado do trabalho de todas as gerações que viveram e vivem nele. Descreva como a ocupação do espaço geográfico pode modificar a paisagem.
Questão 04
Como a concentração de indústrias sem planejamento em determinadas regiões afeta a ocupação do espaço geográfico?
(A) Promove a diversificação econômica e reduz as disparidades regionais.
(B) Gera empregos no setor primário e estimula o desenvolvimento urbano sustentável.
(C) Pode gerar desequilíbrios socioambientais, como poluição do ar e da água.
(D) Facilita a preservação de ecossistemas naturais adjacentes.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Habilidade: | (EF06GE02-B) Compreender a ocupação do espaço geográfico como agente modificador das paisagens. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNIO, A. C. (Org.). Práticas e textualizações no cotidiano. 6° ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 83-134. CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolas e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012. Goiânia. História de Goiânia. Disponível em:<https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/>. Acesso em 01, ago. 22. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em 01, ago. 22. SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. |