Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Antártida ou Antártica é o nome dado a massa continental mais meridional do nosso planeta, o continente gelado é considerado por alguns cientistas como um deserto de gelo em decorrência do clima seco e por boa parte da sua superfície está coberta por camadas de gelo que podem chegar até 3 km de profundidade.
Questão 01
De acordo com o mapa, escreve o nome de cada continente segundo a numeração que os representam.
1:_____________________ 4:_____________________
2:_____________________ 5:_____________________
3:_____________________ 6:_____________________
Questão 02
Nos extremos norte e sul do planeta Terra encontramos regiões que registram baixíssimas temperaturas, no hemisfério meridional o nome foi escolhido para representar oposição a região com temperaturas semelhantes no extremo setentrional. Assinale alternativa que apresente o nome das regiões citadas.
a) Canadá e América do Norte
b) Ásia e Ártico
c) Ártico e Antártida
d) Antártica e América do Norte
QUESTÃO 03
Sobre a Antártida assinale a alternativa correta.
a) Apresenta expressiva biodiversidade de flora, na Antártida encontramos árvores de grande porte típicas de florestas tropicais.
b) A fauna marítima em torno da Antártida é muito rica, o Krill; por exemplo, é uma espécie de crustáceo comum nesta região e de grande importância na cadeia alimentar marinha.
c) Os musgos e líquens são espécies vegetais disponíveis apenas durante o inverno da Antártida, considerando que no verão o cedro destaca- se na paisagem antártica.
d) As renas são as principais representantes da fauna antártica e podem ser encontradas principalmente no centro do continente.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/
Habilidade: | (EF08GE21-A) Compreender a importância da Antártica no cenário mundial e para a América do Sul, enquanto área destinada à pesquisa e como reservatório de água doce. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BBC. Por que o Brasil e o mundo querem um pedaço da Antártida?. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51121478>. Acesso em: 06, dez. 2022. CRIADO, M. A. Mudança climática provocará uma explosão de vida na Antártida. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/28/ciencia/1498635829_266916.html#?rel=listaapoyo>. Acesso em: 06, dez. 2022. OLIVEIRA, E. O Brasil na Antártica: veja quais são as pesquisas desenvolvidas na Estação Comandante Ferraz. Disponível em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/17/o-brasil-na-antartica-veja-quais-sao-as-pesquisas-desenvolvidas-na-estacao-comandante-ferraz.ghtml>. Acesso em: 06, dez. 2022. PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO. A Antártica. Disponível em:<https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/proantar/animais-antartica>. Acesso em: 06, dez. 2022. |