You are currently viewing Geografia – China: Influência global

Geografia – China: Influência global

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

China tecnologia – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/china-pa%c3%ads-smartphone-procurar-3303411/

China: Influência global

Desde o início dos anos 2000 a China apresenta acelerado crescimento econômico, o crescimento chinês ocorreu em ritmo intenso, o país chegou a crescer aproximadamente 10% ao ano durante vários anos. Em 1990 a China ostentava o 38° maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, já nos idos de 2005 os chineses eram o 5° maior PIB do planeta e desde 2010 ocupa a posição de segunda maior economia da Terra.

As vantagens locacionais oferecidas pela China foram fator decisivo para sua industrialização e expressivo crescimento econômico registrado desde os anos 90. Entre as vantagens locacionais chinesas podemos destacar Grande extensão territorial e população , pouco rigor ambiental, baixos salários, facilidades fiscais e tributárias para exportação.

Atualmente a China deixou de ser apenas montadora de produtos tecnológicos de outras nações para produtora de alta tecnologia, ainda que no passado suas produções próprias eram cópias de produtos já consagrados no mercado e eram apelidados pejorativamente de Xing Ling devido a baixa qualidade produtiva. 

Muitas empresas chinesas atuam no mercado global, levando seus produtos e serviços para vários países, entre elas destacamos a Xioami, Huawei, Chery, JAC, Lifan, TCL (Adquiriu a Semp Toshiba) e Lenovo (Adquiriu Motorola e IBM).

Os investimentos chineses no Brasil são expressivos, entre 2003 e 2019, a China investiu aproximadamente 72 bilhões de dólares no Brasil (37,3% do total investido por estrangeiros). Os investimentos chineses foram concentrados na exploração de petróleo, indústrias processadoras de soja, fazendas produtoras de soja, companhias exploradoras de minérios e companhias de distribuição de energia elétrica. Em 2013 é inaugurado no Brasil o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) que trouxe um fundo de US $21 bilhões para investimentos em infraestrutura.  Desde 2008 a China é o principal parceiro econômico do Brasil.

Questão 01

5G: entenda a briga entre Estados Unidos e China

A chegada do 5G em todo o mundo acontece cercada de polêmicas entre Estados Unidos e China. Os americanos vetaram a presença de empresas chinesas de telecomunicações em suas redes e pressionaram parceiros comerciais a banirem os equipamentos da Huawei, que está na dianteira da nova tecnologia.
Os EUA dizem que os equipamentos dessas companhias representam um risco à segurança nacional, já que a China poderia utilizá-los para espionagem ou interferir no funcionamento da infraestrutura de outros países.
Os chineses negam as acusações e dizem que o interesse dos americanos é minar o crescimento tecnológico chinês.

Fonte: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/11/05/5g-entenda-a-briga-entre-estados-unidos-e-china.ghtml

É notório o crescimento chinês nos últimos anos, atualmente a segunda maior economia do mundo apresenta crescimento superior ao dos Estados Unidos o que coloca as duas maiores economias do mundo em disputa por áreas de influência global. De acordo com a reportagem é possível concluir que a disputa entre China e EUA pelo fornecimento da tecnologia 5G evidencia apenas interesses comerciais? Justifique sua resposta. 

Questão 02

Indústria chinesa  – Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2013/04/china-possui-3-mil-subsidios-para-apoiar-suas-industrias-diz-cni.html

Desde o final dos anos 90 o número de indústrias na China cresceu assustadoramente, difundindo globalmente o “Made in China. Aponte quais são os fatores locacionais que favoreceram a rápida industrialização chinesa. 

Questão 03

Qual dos seguintes fatores foi um impulsionador significativo do desenvolvimento econômico da China nas últimas décadas?

(A) Adoção de uma política de austeridade fiscal.

(B) Implementação de um sistema econômico fechado e autárquico.

(C) Investimentos maciços em infraestrutura e tecnologia.

(D) Restrições estritas sobre o comércio internacional.

Questão 04

Por que a presença crescente de investimentos chineses no setor agrícola brasileiro gera preocupações?

(A) Devido ao risco de desequilíbrio ecológico, considerando a introdução de práticas agrícolas não sustentáveis pelos chineses.

(B) Porque pode levar à monopolização da produção de alimentos, prejudicando os agricultores locais e a segurança alimentar do Brasil.

(C) Devido ao crescimento da economia da China utilizando recursos brasileiros.

(D) Porque os investimentos chineses não estão sujeitos a regulamentações ambientais, aumentando o risco de degradação do meio ambiente.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 08 – Estados Unidos: Potência mundial – 8° Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=g_oMjXIf5js >. Acesso em: 25, jun. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/


Habilidade:(EF08GE14-A) Analisar a influência do capital estadunidense e chinês no processo de distribuição das atividades econômicas pelo mundo, com destaque para o Brasil.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
HAESBAERT, R. China: Entre O Oriente e O Ocidente. São Paulo: ÁTICA, 1994.
HAESBAERT, R. China na nova dinâmica global-fragmentadora do espaço geográfico. In: Rogério Haesbaert. (Org.). Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. 2ed. Niterói: Editora da UFF, 2013.
HERMES, F. Isso é o que a China já comprou no Brasil. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/colunistas/felippe-hermes/isso-e-o-que-a-china-ja-comprou-no-brasil/>. Acesso em: 19, jun. 22.
IBGE. Países. Disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/china>. Acesso em: 19, jun. 22.
TRENTIN. D. Política externa da China: entenda os planos dessa potência. Disponível em: <https://www.politize.com.br/politica-externa-da-china-entenda/>. Acesso em: 19, jun. 22.