Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Cerrado
Localizado especialmente no Brasil Central o Cerrado estende- se por aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, sua área ocupa parte de 12 estados brasileiros, algo próximo a 24% do território nacional. É o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil.
Conhecido pela sua rica biodiversidade, o Cerrado é a Savana mais rica do mundo, abrigando diversas espécies endêmicas, formando uma paisagem única e bem diversificada.
O cerrado é apelidado de caixa d’ água do Brasil, pois abriga as nascentes de diversos rios que compõem as principais bacias hidrográficas brasileiras, contribuindo para 8 das 12 regiões hidrográficas nacionais. Entre eles, destacam-se o Rio Paraná, São Francisco, Tocantins, Araguaia e Parnaíba.
Apresentando duas estações do ano bem definidas, verão (quente e chuvoso) e inverno (seco e menos quente), as regiões de Cerrado são conhecidas pelos longos períodos de estiagem, que geralmente duram de maio a outubro.
A flora do Cerrado é riquíssima, composta por vegetação arbórea esparsa formada por arbustos, gramíneas e árvores de médio e grande porte com casca e folhas grossas, troncos e galhos retorcidos. As raízes das árvores podem chegar até 15 metros de profundidade, e por isso, há quem diga, que o Cerrado abriga uma floresta invertida.
O solo do Cerrado é antigo, em algumas regiões apresenta poucos nutrientes e alta concentração de alumínio e ácido. A calagem é uma técnica agrícola que consiste na aplicação de calcário, ou uma mistura de calcário e outras substâncias, para reduzir a acidez do solo e possibilitar maior desempenho da atividade agrícola.
Na fauna do Cerrado destacam-se espécies como lobo- guará, onça- parda, veado- campeiro, tucano, tatu, raposa do campo, macaco prego, paca e o rato cagando, uma espécie endêmica que não é vista há anos. Na flora temos o pequi, bacuri, buriti, murici, cajá, cajuzinho do cerrado, cagaita, babaçu, baru, pitomba, capim dourado e a gueroba.
A importância do Cerrado é inquestionável, uma vez que abriga uma quantidade significativa de espécies endêmicas e desempenha um papel vital na regulação do clima, no ciclo da água e na preservação da qualidade do solo.
Infelizmente, o Cerrado enfrenta ameaças significativas devido à expansão agrícola, urbanização desordenada, desmatamento e incêndios. A conversão de áreas naturais em terras agrícolas, principalmente para o cultivo de soja e criação de gado, tem contribuído para a perda de habitat e a fragmentação do bioma, colocando em risco muitas espécies que dependem da integridade do ecossistema.
Áreas que abrigam grande biodiversidade e estão em risco de extinção são chamadas de Hotspot, ponto crítico, com aproximadamente 21% de vegetação nativa preservada, o Cerrado é considerado um Hotspot mundial e carece de proteção.
Iniciativas de conservação e conscientização são essenciais para proteger o Cerrado. A criação de áreas protegidas, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e o incentivo à pesquisa científica são passos importantes para garantir a preservação desse bioma único e assegurar que as gerações futuras possam apreciar e se beneficiar de sua riqueza natural.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe a charge:
A charge apresenta características comuns ao Bioma:
(A) Caatinga
(B) Mata Atlântica
(C) Cerrado
(D) Amazônia
QUESTÃO 2
O avanço do desmatamento no Cerrado é uma realidade vivenciada no segundo maior bioma brasileiro. Por isso, atualmente o Cerrado é classificado como Hotspots. Descreva o que significa Hotspots e qual importância dessa classificação para o bioma.
QUESTÃO 3
Apresentando duas estações do ano bem definidas, verão (quente e chuvoso) e inverno (seco e menos quente), as regiões de Cerrado são conhecidas pelos longos períodos de estiagem, que geralmente duram de maio a outubro. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta o clima predominante do Cerrado.
(A) Subtropical
(B) Equatorial
(C) Tropical
(D) Desértico
QUESTÃO 4
Observe a charge e aponte qual é a crítica presente na imagem.
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF06GE05-B) Identificar as principais características dos biomas brasileiros e conhecer a importância das áreas de preservação ambiental, com destaque nas goianas. |
Referências: | BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Cerrado. Disponível em:<https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/ecossistemas-1/biomas/cerrado>. Acesso em: 13, nov. 2023. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Bioma Cerrado. Disponível em:<https://antigo.mma.gov.br/biomas/cerrado.html>. Acesso em: 13, nov. 2023. ICMBIO- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Biodiversidade do cerrado. Disponível em:<https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/biodiversidade.html>. Acesso em: 13, nov. 2023. WWF- BRASIL. Rica Biodiversidade. Disponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/biodiversidade/>. Acesso em: 13, nov. 2023 |