Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
BRICS
O economista britânico Jim O’ Neill, economista- chefe do banco Goldman Sachs, em 2001, foi o primeiro a utilizar o termo BRICs para descrever as economias emergentes que apresentavam naquele período perspectiva de crescimento econômico e que se fortaleceram no cenário global.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, são os países que formam os BRICS, esse termo é o acrônimo das iniciais das nações que fazem parte desse grupo. Inicialmente utilizava- se o BRICs com “s” minúsculo, quando se referia ao grupo no plural, e foi apenas a partir de 2011 com o ingresso da África do Sul que BRICS passou a ser escrito sempre com a letra “S” em maiúsculo. Vale ressaltar, que o acrônimo considera o nome dos países em inglês e por isso para África do Sul a grafia é South Africa.
Ainda que os países que formam os BRICS apresentam características comuns como relevância geopolítica, expressivo quantitativo populacional e aspectos econômicos semelhantes, é preciso considerar que cada um desses países tem história, questões culturais e sistemas políticos diferentes, porém enfrentam desafios semelhantes no processo de desenvolvimento.
O BRICS busca fortalecer sua posição no cenário internacional, promover o comércio entre si, buscar parcerias estratégicas e impulsionar projetos de cooperação nas áreas de infraestrutura, tecnologia, educação e saúde promovendo desenvolvimento sustentável.
Ainda que não seja um bloco econômico, o BRICS realiza anualmente cúpulas e encontros ministeriais. Promovendo mecanismos de cooperação em várias áreas, o grupo estimula o desenvolvimento econômico e social em cada um dos países membros e possibilita ampliação das suas influências no contexto geopolítico.
O BRICS funciona como um mecanismo internacional de cooperação, em 2014 durante a sexta edição da cúpula do BRICS, sediada no Brasil, o grupo criou o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) com objetivo de apoiar financeiramente os projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros, em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O Banco foi criado por um aporte de US$ 10 bilhões de cada um dos cinco países que formam o Brics, entrou em vigor em 2015 e tem sede em Xangai, na China.
O grupo dos BRICS tem sido importante nas discussões que dizem respeito às mudanças climáticas e a sustentabilidade, comprometendo- se com ações para reduzirem os efeitos do aquecimento global. No entanto, esse grupo também enfrenta desafios internos e externos, questões como desigualdade social, pobreza, corrupção e os interesses próprios em decorrência da diversidade econômica de cada país que compõem os BRICS.
A cooperação dentro do BRICS é fundamental para superar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento. É preciso adotar diálogo aberto, respeitoso e pragmático, os países membros podem trabalhar juntos para encontrar soluções comuns, promover a estabilidade financeira global e avançar em direção a um mundo mais multipolar, onde as vozes dos países emergentes são devidamente ouvidas e consideradas.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O acrônimo BRICS é formado pelas iniciais dos países que formam esse grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ainda que realizem cúpulas e reuniões ministeriais anualmente, sabemos que os BRICS não são um bloco econômico. Descreva, por que o BRICS não é um bloco econômico.
QUESTÃO 2
Observe o mapa:
A imagem apresenta em destaque:
(A) Grupo de países desenvolvidos que formam os BRICS.
(B) Países que apresentam baixo crescimento econômico e dificuldades para estabelecer relações diplomáticas.
(C) Países emergentes que formam os BRICS.
(D) Grupo de países em desenvolvimento que formam a Aliança do Pacífico.
QUESTÃO 3
“A ex-presidente Dilma Rousseff foi oficializada no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco do Brics”, nesta sexta-feira (24). Dilma foi indicada pelo governo Lula ao cargo. O mandato dela vai até julho de 2025.”
MATOSO, F; BISCHOFF, W. Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics; mandato vai até julho de 2025. Disponível em:<https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/24/dilma-sera-nova-presidente-do-banco-do-brics-mandato-vai-ate-julho-de-2025.ghtml>. Acesso em: 04, ago. 2023.
O banco comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff tem por objetivo:
(A) Apoiar financeiramente os projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros, em outras economias emergentes e países em desenvolvimento
(B) Apoiar de forma irrestrita os países latinos, ampliando a sua participação no cenário global e permitindo maior integração entre essas nações.
(C) O banco foi criado por países desenvolvidos e tem por objetivo financiar projetos de desenvolvimento sustentável em nações em desenvolvimento e que apresentam baixos indicadores socioeconômicos.
(D) O banco foi criado em meados de 2011 pelas economias exportadoras de petróleo e tem por objetivo financiar projetos de pesquisa e a ampliação da extração desse recurso.
QUESTÃO 4
O que o economista britânico Jim O’ Neill, em 2001, levou em consideração para agrupar os países que formam os BRICS?
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS – Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial, compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados. |
Referência bibliográfica: | G1. Banco do Brics: entenda o que é a instituição que passa a ser comandada por Dilma Rousseff. Disponível em:<https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/04/13/banco-do-brics-o-que-e-a-instituicao-que-sera-comandada-por-dilma-rousseff.ghtml>. Acesso em: 03, ago. 2023. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Conheça os BRICS. Disponível em:<https://www.ipea.gov.br/forumbrics/pt-BR/conheca-os-brics.html>. Acesso em: 03, ago. 2023. LOBATO, L. V. C. A questão social no projeto do BRICS. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/csc/a/cq89HSrr4FGdP343GxBbMws/#>. Acesso em: 03, ago. 2023. |