Olá, estudantes! Hoje vamos conhecer alguns elementos que fazem parte da estrutura narrativa do conto: principais características, finalidades, recursos linguísticos, exemplos e importância do gênero.
Atividade 1
Assista ao vídeo:
Agora que você já assistiu ao vídeo e já conheceu um pouco do gênero Conto, pergunte ou outro familiar adulto, o que ele tem a dizer sobre o seu maior medo. Em seguida, tome nota em seu caderno, fazendo observações dos medos que mais foram citados. -Dando continuidade a esta atividade, cada estudante deverá resumir em apenas 5 linhas uma história de suspense, seja filme, livro…inspirado em seu maior medo.
CURIOSIDADE: Você sabia que um monte de filmes a que você já assistiu em sua vida foram baseados nos contos de suspense de Edgar Allan Poe, e até o poema “O Corvo” virou filme? “A Mansão do Terror”, “A Maldita”, “O Gato e a Morte”, e outros tantos são todos inspirados neste grande homem. Interessante não é mesmo!
http://blogaventuraliteraria.blogspot.com/2017/09/filmes-baseados-na-obra-de-edgarallan.html.
Procure por FILMES BASEADOS EM ALLAN POE, escreva em seu caderno e compartilhe pelo menos cinco desses filmes, principalmente os que você já conhece, leu o livro ou aquele que sentiu desejo de assistir ou adquirir o exemplar.
Atividade 2
Reconhecendo o gênero-Contos de Suspense/Mistério
Faça a leitura do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe e conheça o gato Plutão. http://www.livros-digitais.com/edgar-allan-poe/o-gato-negro/sinopse
Em seguida, responda as seguintes questões em seu caderno:
1.Vocês conhecem alguma superstição envolvendo a figura do Gato Preto?
2.Façam pesquisas de superstições e tradições a respeito de gatos pretos.
3.Se vocês fossem escolher um animal, qual indicaria para a obra?
4.O que vocês acharam do final do Conto?
5.Se fosse mudar o final do conto, o que poderia ser acrescentado ou tirado?
*Agora que você já leu o conto, clique no link https://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/12/o-gato-preto/
Conto narrado: O Gato Preto, Canal O Covil de Jack, Youtube
Você gostou? Escreva em seu caderno, não importando a quantidade de linhas, o que mais apreciou no filme (vídeo):
Saiba Mais:
https://www.youtube.com/watch?v=7UP2sOs1MXQ&t=315s
https://www.youtube.com/watch?v=C7L9PjlEaTs&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=-V9DPUAtWus&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=qdPOs-37wjA
https://www.youtube.com/watch?v=6bpro5PQacc
Objetos de Conhecimento: | Adesão às práticas de leitura: -Uso das marcas linguísticas, conhecimento sobre os gêneros e temática como justificativa para a escolha de leitura literária. Produção de textos orais/oralização: -Reconto de histórias Sequências textuais: -Efeitos de sentido. -Recursos linguístico-discursivos Estratégias de produção: -Elementos da estrutura narrativa. |
Habilidades: | (EF69LP49-A) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor. (EF69LP53-A) Ler em alta voz textos literários diversos, como contos de suspense, crônicas, críticas, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão (narrativas de enigma da literatura juvenil). (EF67LP37) Analisar, em diferentes textos do Campo Artístico- Literário, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos. (EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. |
Proponentes/ Professora: | Abigail Rodrigues dos Santos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira |
CRE: | Central |
Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Experiências e Curiosidades