You are currently viewing Geografia – Domínios Morfoclimáticos: Caatinga

Geografia – Domínios Morfoclimáticos: Caatinga

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Caatinga. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flora_da_caatinga.jpg>. Acesso em: 28, out. 2023.

Domínios morfoclimáticos: Caatinga

A Caatinga é um domínio morfoclimático rico em biodiversidade, com características específicas que ocorrem apenas na área de abrangência desse domínio. A palavra Caatinga é derivada do termo tupi caa (mata) e tinga (branca), em referência à sua vegetação que durante o período de seca apresenta troncos esbranquiçados. 

A Caatinga ocupa aproximadamente 11% do território brasileiro abrangendo estados como Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, e parte de Minas Gerais e do Piauí. Ela se encontra no chamado Polígono das Secas, uma área suscetível a longos períodos de estiagem e escassez de água. O período de estiagem pode durar de 7 a 9 meses, entre junho e novembro, já o período chuvoso dura entre 3 a 5 meses de janeiro a maio.

A vegetação da Caatinga é xerófila, adaptada às duras condições climáticas da região, com longos períodos de seca e elevadas temperaturas. Muitas plantas da Caatinga possuem folhas pequenas ou transformadas em espinhos, o que ajuda a minimizar a perda de água por transpiração. No entanto, apesar de sua aparência árida, a Caatinga abriga uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo espécies endêmicas e adaptadas às condições extremas.

Durante a estação chuvosa, a Caatinga floresce, e a paisagem árida se transforma em um mar de cores vibrantes, com plantas floridas e cursos d’água temporários. Essa é uma época fundamental para a sobrevivência da fauna local, que depende das chuvas para se reproduzir e encontrar alimento.

O domínio morfoclimático da Caatinga enfrenta desafios expressivos, o que inclui o desmatamento, a agricultura inadequada, a superexploração de recursos naturais, a degradação do solo, dentre outros. Em algumas áreas a desertificação é uma ameaça real devido às práticas exploratórias que não contribuem para a sustentabilidade. No entanto, esforços de conservação e conscientização estão em andamento para proteger e preservar esse ecossistema único e sua biodiversidade.

A riqueza da Caatinga não está apenas em sua flora e fauna, mas também em sua cultura e tradições locais. As diversas comunidades que habitam essa região desenvolveram conhecimentos e técnicas de sobrevivência que são transmitidos de geração em geração, adaptadas às condições climáticas adversas que encontramos na Caatinga.

Por fim, é importante compreender a necessidade de proteger e conservar esse bioma para as gerações futuras e para garantir que a Caatinga continue a desempenhar um papel vital no equilíbrio ecológico e na diversidade do país.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

A degradação ambiental é uma preocupação significativa no domínio Morfoclimático da Caatinga. Discuta as principais ameaças à biodiversidade e ao ecossistema da Caatinga, bem como medidas que podem ser tomadas para conservar e restaurar essa região.

QUESTÃO 2

A Caatinga é conhecida por sua vegetação adaptada às condições climáticas da região. Qual é o tipo de vegetação predominante neste domínio?

(A) Floresta Amazônica

(B) Cerrado

(C) Mata Atlântica

(D) Vegetação xerófila

QUESTÃO 3

Qual é a principal característica do clima na região da Caatinga?

(A) Clima equatorial com alta pluviosidade

(B) Clima subtropical com invernos rigorosos

(C) Clima tropical semiárido com longo período de estiagem

(D) Clima tropical de monções com estações secas e úmidas bem definidas

QUESTÃO 4

Descreva as principais características do Domínio Morfoclimático da Caatinga, incluindo informações sobre o clima, vegetação, e sua localização geográfica. Como esses fatores interagem para criar um ambiente único na região?


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular: Geografia
Habilidades:(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
ReferênciasAB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
KIILL, L. H. P. Bioma Caatinga. Disponível em:<https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/bioma-caatinga/fauna>. Acesso em: 25, out. 2023.
Ministério do Meio Ambiente – MMA. Caatinga. Disponível em:< https://antigo.mma.gov.br/biomas/caatinga.html>. Acesso em: 25, out. 2023.