Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Transporte rodoviário
Transporte rodoviário
O Brasil é um país de dimensões continentais, apresenta mais de quatro mil quilômetros de extensão nos seus extremos latitudinais e longitudinais, além disso o território brasileiro tem 8,5 milhões de km² de área. Dada a dimensão do território brasileiro, é notório que o transporte se faz necessário para garantir a integração entre as diversas regiões do Brasil.
O sistema rodoviário desempenha um papel essencial na conectividade e no movimento de pessoas e mercadorias. Dentre os diversos modais de transporte o rodoviário destaca- se no Brasil. O transporte nesse modal ocorre em vias pavimentadas ou não pavimentadas, essas podem ser vias federais, estaduais ou municipais.
Atualmente o transporte rodoviário é o principal modal de transporte brasileiro, sendo responsável por aproximadamente 60% do movimento de cargas em território nacional. Até o início do século XX, esse modal era utilizado para completar as ferrovias em decorrência da sua flexibilidade que permite fazer o transporte de porta em porta, que consiste no deslocamento do produto saindo da porta da empresa até chegar na porta do cliente.
Incentivado pelo governo federal as rodovias foram crescendo no Brasil, ainda que durante a gestão do Washington Luís (1926 – 1930) e Getúlio Vargas (1930 – 1945) houveram investimentos nesse modal, o seu crescimento expressivo ocorreu durante o governo do Juscelino kubitschek (1956- 1961) e no período militar (1964 – 1985).
Com incentivos do governo JK a malha rodoviária no Brasil foi ampliada, a chegada das indústrias automobilísticas também contribuíram para a definição do rodoviarismo como principal modal de transporte. As vias formadas por rodovias federais e estaduais cresceram de 64 mil km para 181 mil entre 1952 e 1970, com a construção de Brasília (1960) foram implementadas rodovias que ligam a nova capital federal com as regiões brasileiras.
Ainda que seja um modal que apresenta baixo custo de implantação, a manutenção das vias são onerosas e quando estão com baixas condições de uso aumentam o preço cobrado pelos deslocamentos, uma vez que aumenta a necessidade de manutenção dos veículos que operam nas vias.
Por fim, compreendemos que o rodoviarismo desempenha um papel central na infraestrutura e economia do Brasil. No entanto, vale destacar que não houve incentivos e investimentos para implementação de outros modais, o que privilegiou o rodoviarismo. Apesar dos desafios enfrentados, é necessário fazer investimentos com foco na sustentabilidade e diversificação dos modais de transporte.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Analise os principais impactos do modelo de desenvolvimento rodoviarista no Brasil, considerando aspectos como investimentos em infraestrutura, expansão da malha viária e consequências para outros modos de transporte. Discuta se o foco nas rodovias como principal meio de transporte foi benéfico ou prejudicial para o desenvolvimento do país.
QUESTÃO 2
Sobre o rodoviarismo no Brasil, de acordo com a charge podemos compreender que:
(A) Dentre os diversos fatores que influenciam no custo do transporte de cargas no Brasil, o diesel é o que apresenta a menor influência.
(B) O alto consumo de combustível é uma das desvantagens do transporte rodoviário.
(C) O baixo consumo de combustível no transporte de cargas rodoviárias é o que permite a permanência desse modal como principal meio de transporte do Brasil.
(D) Aumentar o preço do diesel é ineficiente para o setor de transporte, uma vez que a maior parte da frota brasileira é elétrica.
QUESTÃO 3
Diante das preocupações ambientais, congestionamentos e desafios de mobilidade, descreva possíveis alternativas e estratégias para uma gestão mais eficiente do sistema de transporte brasileiro. Não desconsidere as novas tecnologias e a necessidade de investimentos em alternativas que integrem diferentes modais.
QUESTÃO 4
Observe a charge e assinale alternativa correta:
(A) A charge apresenta a eficiência da malha ferroviária brasileira e sua capacidade de integração do território.
(B) Assim como na charge, observamos que as ferrovias são o principal meio de transporte brasileiro.
(C) A charge critica a extensão da malha ferroviária brasileira, uma vez que o modal rodoviário é o mais utilizado.
(D) Assim como em países desenvolvidos, o Brasil optou pela diversificação dos modais de transporte e as ferrovias foram as que receberam mais investimentos.
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras.(EF07GE06-B) Identificar as principais vias de circulação de mercadorias do Brasil, como ferrovias, hidrovias, rodovias e aerovias Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras. |
Referências | BRASIL. Ministério dos Transportes. Transporte Rodoviário de Cargas – TRC. Disponível em:<https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/transporte-rodoviario-de-cargas>. Acesso em: 30, ago. 2023. CASTILHO, D. Modernização territorial e redes técnicas em Goiás. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3500>. Acesso em: 29, ago. 23. CNT- Confederação Nacional do Transporte. Transporte de cargas no Brasil: Ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do país. Disponível em:<https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/transporte-de-cargas-no-brasil-ameacas-e-oportunidades-para-o-desenvolvimento-do-pais.htm>. Acesso em: 29, ago. 23. |