You are currently viewing Geografia – Fluxos econômicos: Ocupação do território brasileiro

Geografia – Fluxos econômicos: Ocupação do território brasileiro

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Mapa do Brasil. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/brasil-bandeira-mapa-s%c3%admbolo-1020924/>. Acesso em: 03, mai. 2023.

Fluxos econômicos: Ocupação do território brasileiro 

Ao longo da história do Brasil as fronteiras do nosso território passaram por alterações significativas. No período da colonização, a ocupação do território pelos portugueses atendia aos seus interesses e a busca pelos recursos naturais brasileiros.

No período colonial a economia brasileira passou por diferentes ciclos econômicos, esses foram determinantes para a ocupação territorial do Brasil. A primeira atividade econômica desde a chegada dos portugueses foi a exploração do Pau- Brasil, que ocorreu na região da Mata Atlântica.

Entre 1500 e 1530 o Pau- Brasil, árvore que contém uma resina de cor avermelhada usada para tingir tecidos, foi explorada economicamente pelos colonizadores portugueses, os povos indígenas extraíam e transportavam as árvores em troca de produtos manufaturados. 

Por volta de 1550 até o final do século XVII o ciclo da cana-de-açúcar foi a principal atividade econômica brasileira, durante esse período o Brasil recebeu imigrantes africanos que eram escravizados no cultivo da cana. Salvador e Pernambuco tornaram- se regiões importantes, sendo a primeira posteriormente a capital do Brasil. 

No século XVIII o eixo econômico brasileiro foi transferido do nordeste para o centro- sul, com o metalismo e a descoberta do ouro em Minas Gerais, o ciclo do ouro trouxe as atividades econômicas para a região centro- sul. Nesse período o Brasil ainda explorava africanos escravizados e surgiram, em decorrência da mineração, diversas cidades goianas e no Mato Grosso. 

Durante o século XIX, o Brasil se tornou um grande produtor de café, um produto de exportação que garantiu a estabilidade econômica do país por mais de um século, estendeu- se mesmo após a independência do Brasil. A era do café viu o surgimento de grandes plantações e a imigração de trabalhadores europeus, especialmente italianos, e asiáticos.

RESPONDA AS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Dentre os ciclos econômicos do Brasil colônia, qual ocorreu na região em que você mora? Descreva sobre este ciclo.

QUESTÃO 2

Na ilustração de Genildo Ronchi podemos destacar dois ciclos econômicos do Brasil colônia, são eles: 

(A) Ciclo do ouro e ciclo do pau- brasil.

(B) Ciclo do café e ciclo da cana-de-açúcar. 

(C) Ciclo do pau-brasil e ciclo do café.  

(D) Ciclo do ouro e ciclo da cana-de-açúcar.

QUESTÃO 3

Leia: 

Cana-de-açúcar 

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo que São Paulo responde por 55% da área plantada no país. Grande parte das usinas paulistas de processamento de cana podem escolher produzir açúcar ou etanol.

Essa é uma vantagem competitiva do setor sucroalcooleiro estadual em relação à indústria norte-americana, baseada no milho. Nos EUA, as usinas de processamento de milho precisam primeiro produzir açúcar para a partir dele produzir etanol.

CANA-de-açúcar. Disponível em:<https://www.investe.sp.gov.br/setores-de-negocios/agronegocios/cana-de-acucar/>. Acesso em: 05, mai. 23.

Ao relacionar o texto com os ciclos econômicos do Brasil colônia, podemos concluir que: 

(A) Que desde o período colonial o estado de São Paulo é o principal produtor de cana-de- açúcar do Brasil. 
(B) O ciclo da cana-de-açúcar ainda não acabou e atualmente o Brasil ainda apresenta alta dependência econômica deste ciclo.
(C) Durante o período colonial o ciclo da cana-de-açúcar estava concentrado na região nordeste, ainda que se tenha registro do plantio de cana no sudeste. 
(D) Assim como no período colonial, a região sudeste sempre concentrou a produção de cana-de-açúcar. 

QUESTÃO 4

Durante o período colonial brasileiro, foram registrados diversos ciclos econômicos que marcaram a história do país e influenciaram diretamente sua trajetória política e social. Esses ciclos se iniciaram com a exploração do pau-brasil pelos portugueses, passando pela produção de açúcar, mineração do ouro e pedras preciosas, até chegar à produção de café. Descreva como ocorreu a transição de um ciclo econômico para outro durante a história colonial brasileira?


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular: Geografia
Habilidades:(EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
ReferênciasADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
NARITOMI, J. Herança Colonial, Instituições & Desenvolvimento: Um estudo sobre a desigualdade entre os municípios Brasileiros. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em:<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10615/10615_1.PDF>. Acesso em: 03, mai. 23.
SANTIAGO, A. Como era a economia colonial?. Disponível em:<https://www.politize.com.br/economia-colonial/>. Acesso em: 03, mai. 23.