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Geografia – Distribuição Mundial de Alimentos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Alimentos no supermercado – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/mercado-shopping-supermercado-1232944/

Distribuição mundial de alimentos

Ainda que vivenciamos a expansão da capacidade produtiva no campo, a insegurança alimentar continua sendo um desafio para a humanidade. Aproximadamente 12% da população mundial não tem acesso à alimentação em qualidade e quantidade adequada.

O acesso à alimentação adequada é um direito humano, sendo responsabilidade do Estado garantir o acesso ao alimento, à terra para produzir ou aos recursos financeiros necessários para aquisição dos alimentos. De acordo com a Organização da Nações Unidas para Alimentação (FAO), são necessárias a ingestão de 2.500 kcal diárias, sendo que dessas devem haver ao menos 65 gramas de proteínas.

Atualmente em cenário global encontramos uma disparidade na disponibilidade de alimentos. Enquanto alguns países possuem excedentes de produção agrícola e são exportadores de alimentos, outros enfrentam altos níveis de insegurança alimentar e dependem das importações para suprir suas necessidades básicas.

A insegurança alimentar ocorre devido ao fato da população não ter acesso a alimentação em quantidade e qualidade adequada. De acordo com a FAO, nós temos capacidade de produzir alimentos suficientes para que ninguém esteja em situação de insegurança alimentar e mesmo assim regiões da África e da Ásia chamam atenção pelo elevado número de pessoas em situação de insegurança alimentar.  

Fatores socioeconômicos como a pobreza, desigualdade de renda, falta de infraestrutura, limitação do acesso aos recursos produtivos, problemas climáticos, agricultura de exportação, desperdício de alimentos, guerras e conflitos internos são os principais responsáveis pela insegurança alimentar. 

Combater a insegurança alimentar não é uma tarefa fácil, é preciso pensar globalmente com ações que envolvem diferentes nações, trabalhando e cooperando pelo um bem comum, a redução da fome e da insegurança alimentar. 

Questão 01

Observe a charge:

Arionauro Cartuns- Charge Fome. Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/04/charge-fome.html>.Acesso em 24, fev. 2022.

Aponte a crítica presente na charge no que diz respeito à distribuição e ao acesso de alimentos no mundo e apresente soluções para minimizar o problema que foi evidenciado.

Questão 02

Para garantir a segurança alimentar, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) aponta a necessidade diária de alimentos que alcancem de 2.500kcal e 65 gramas de proteínas por pessoa. Quase 12% da população mundial não tem acesso a alimentação em quantidade e qualidade adequada.

A alimentação adequada é um direito humano, sendo responsabilidade do Estado garantir o acesso ao alimento, à terra para produzir ou ao capital econômico para adquirir a comida.

a) Você conhece pessoas que estão em situação de insegurança alimentar?

b) Quais medidas os governantes de onde você mora tem adotado para solucionar o problema da fome e da insegurança alimentar? Você acredita que as medidas adotadas estão sendo suficientes?

c) Se você fosse o governante quais medidas adotaria para erradicar a fome e resolver o problema da insegurança alimentar?

Questão 03

“[…] A fome não é um fenômeno natural e sim um produto artificial de conjunturas econômicas defeituosas […].”  

CASTRO, Josué. O livro negro da fome. São Paulo: Brasiliense, 1960. p. 26. 

Entre as alternativas abaixo assinale a que apresenta conjunturas de ordem econômica que expliquem a existência da fome ou da insegurança alimentar. 

(A) A pobreza em que vivem milhões de seres humanos em todo o mundo; o desperdício de alimentos; a prioridade dada à agricultura comercial de exportação em detrimento da agricultura de produtos alimentares etc. 

(B) Josué de Castro escreve em tempos remotos, atualmente os problemas relacionados à fome foram resolvidos com os adventos da revolução verde. 

(C) A fome é um dos grandes problemas da atualidade, a sua existência se justifica pelo padrão cultural alimentar de cada região do globo. Os diferentes tipos de culinária inviabilizam a distribuição de alimentos.  

(D) A concentração de renda, o acesso à terra e as ações humanitárias são responsáveis pela erradicação da fome no planeta

Questão 04

Quais fatores podem contribuir para a desigualdade na distribuição mundial de alimentos?

(A) Condições climáticas favoráveis e terras férteis.

(B) Acesso equitativo aos recursos produtivos.

(C) Políticas agrícolas que promovem a segurança alimentar.

(D) Pobreza e desigualdade de renda.

SAIBA MAIS

Aperte o play e curta esse vídeo sobre a distribuição mundial de alimentos.

Canal Geo Power “Atividade 04 – Distribuição mundial de alimentos – 9° Ano”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BE69aQGgNWI> Acesso em 01 abr. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-9o-ano/

Habilidade:(EF09GE13-A) Analisar e problematizar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ANDRADES, T.  O; GANIMI, R.  N. Revolução Verde e a apropriação capitalista. CES Revista, Juiz de Fora, v. 21, p. 43- p. 56, 2007.
CASTRO, J. O livro negro da fome. São Paulo: Brasiliense, 1960.
EDUCA IBGE. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html>. Acesso em 22, fev. 2022.
IANDOLI, R. Mundo produz comida suficiente, mas fome ainda é uma realidade. Disponível em:<https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/09/02/Mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-é-uma-realidade>. Acesso em 22, fev. 2022. 
LAZZARI, F. M; SOUZA, A. S. Revolução Verde: Impactos sobre os conhecimentos tradicionais. Disponível em: <coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2017/4-3.pdf>. Acesso em 15, fev. 2022.
ZANIN, T. Alimentos transgênicos: o que são e porque podem fazer mal. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/o-que-sao-alimentos-transgenicos/>. Acesso em 22, fev. 2022.