Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Domínios morfoclimáticos: Preservação do domínio amazônico
Os Domínios Morfoclimáticos brasileiros, sofrem com a ação do desmatamento e do uso predatório dos seus recursos naturais. As queimadas e o desflorestamento, independente para qual finalidade, tem causado danos irreversíveis à fauna e flora do nosso país.
As vegetações nativas foram consideradas para classificação dos Domínios Morfoclimáticos, essas são aquelas próprias ao ambiente onde estão inseridas, nasceram ali espontaneamente e foram desenvolvendo em interação com ambiente (solo, clima, relevo, insetos, dentre outros).
Já as vegetações exóticas, são as introduzidas em uma região, por exemplo, a bananeira aqui no Brasil, que é originaria do Sudeste Asiático e do Oeste do Pacífico. A retirada da vegetação nativa, em especial para atividade agropecuária, tem trazido prejuízos aos Domínios Morfoclimáticos.
No Domínio Amazônico, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a outubro de 2022, 9.277 km² estavam sob alerta de desmatamento, de agosto a julho de 2021 foram mais 13 mil km² de área sob alerta de desmatamento.
De acordo com o INPE (2022), de janeiro a outubro de 2022, foram registrados 86.818 focos de incêndios na Amazônia. Não é de hoje que a preocupação com as queimadas e o desmatamento, tem tomado os noticiários. Em 2019, famosos endossaram o movimento “Pray For Amazônia”, com objetivo de conscientizar sobre o desmatamento da floresta.
Atualmente as atividades extrativistas, são as principais responsáveis pelos impactos ambientais negativos no domínio amazônico. Ainda que sejam fundamentais para manutenção da vida humana, é preciso encontrar técnicas e meios de reduzir os impactos ambientais. Além disso, algumas áreas devem ser permanente preservadas devido a sua importância e características naturais próprias.
Na região da Floresta Amazônica são formados os Rios Voadores, que podem ser compreendidos como cursos de água atmosféricos, massas de ar carregadas de umidade. As massas de ar úmidas formadas no Oceano Atlântico, são direcionadas para a Floresta Amazônica, que as carregam com ainda mais umidade proveniente da evapotranspiração. Os Rios Voadores contribuem para ocorrência de chuva nas regiões CO, SE e S, além de outros países sul- americanos.
Questão 01
Os Rios Voadores desempenham um papel importante na
(A) formação de cursos de água subterrâneos na Floresta Amazônica.
(B) condução de umidade da Amazônia para o Oceano Atlântico.
(C) formação de massas de ar úmidas que contribuem para chuvas em várias regiões do Brasil.
(D) redução das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Questão 02
O avanço das queimadas na Amazônia levou celebridades do esporte, do entretenimento e da moda dentro e fora do Brasil a entrarem em uma campanha pela preservação da floresta. O time de famosos na causa ambiental vai de Cristiano Ronaldo a Madonna, passando por Leonardo DiCaprio.”
Fonte: noticias.uol.com.br
A #PrayForAmazonia foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, diante do incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta Amazônica em 2019. Várias celebridades cobraram o mundo pela preservação de umas das reservas de maior biodiversidade do planeta.
Não é apenas a Floresta Amazônica que pede socorro, o meio ambiente todo precisa da nossa ajuda. Sabendo disso, cite quais medidas podemos adotar no nosso cotidiano, para contribuir com a preservação ambiental.
Questão 03
Pesquise exemplos de vegetação nativa da região da Floresta Amazônica e registre aqui sua resposta.
Questão 04
Os Domínios Morfoclimáticos brasileiros são impactados negativamente principalmente
(A) pelas atividades agropecuárias que respeitam as áreas de preservação permanente.
(B) por meio da introdução de vegetações exóticas que fortalecem o equilíbrio ambiental.
(C) pelo uso predatório de recursos naturais, além do desmatamento e as queimadas.
(D) em decorrência da utilização de técnicas sustentáveis que minimizam os impactos ambientais.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente: | Geografia |
Habilidade: | (EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos. |
Referências: | AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003. A NATUREZA DA FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/438/7/geo_m3d5_tm05.pdf>. Acesso em: setembro de 2022. SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2022. |