Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Pirâmide Etária
Ainda que não sejam tão famosas quanto as pirâmides do Egito, construídas há séculos, as pirâmides etárias são importantes para Geografia. Uma vez, que auxiliam na compreensão das dinâmicas populacionais.
As pirâmides etárias são uma possibilidade de representação gráfica da população de um continente, país, estado ou cidade. As pessoas, de uma determinada região, são dividas em faixa etária e por sexo, em barras na posição horizontal, cada barra representa um grupo etário e o resultado é um gráfico em formato muito semelhante ao de uma pirâmide. Veja:
Nas pirâmides, as faixas etárias geralmente variam de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos, cada barra representa uma faixa etária. Os gráficos etários apresentam algumas percepções sobre importantes conceitos demográficos como a taxa de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, fecundidade, população economicamente ativa e até mesmo aspectos socioeconômicos, como o acesso à educação e cuidados de saúde.
As pirâmides etárias estão sujeitas a mudanças de acordo com a dinâmica populacional, na Figura I, a primeira faixa composta por crianças entre 0 e 4 anos vai sofrer alterações com o passar do tempo, ao passo que essas crianças vão se tornar adolescentes, adultos e depois idosos. O deslocamento dessas pessoas ao longo da pirâmide vai evidenciar aspectos próprios do local onde estão inseridas, como a longevidade que está diretamente ligada ao acesso à saúde e à qualidade de vida.
É comum ouvir dizer que o equilíbrio é o ideal em diversas áreas da nossa vida e no caso das pirâmides não é diferente, uma pirâmide com a base mais larga ou uma pirâmide com o topo mais largo, também conhecida como pirâmide invertida, é um desafio para os gestores públicos pois evidenciam perfis sociais que carecem de políticas públicas para que essas pessoas possam ser atendidas.
Geralmente a pirâmide em formato de triângulo, com base mais larga e o topo afunilado, evidencia uma região em desenvolvimento com elevada taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. Já, onde a base é mais afunilada com o meio e o topo mais robusto representa economias desenvolvidas com baixa taxa de natalidade e bons índices de longevidade da população.
Por fim, as pirâmides etárias são ferramentas importantes para analisar a estrutura demográfica de uma população, suas mudanças ao longo do tempo e as implicações sociais e econômicas dessas transformações. Ao compreender as características e tendências demográficas é possível planejar e desenvolver políticas públicas eficazes em diferentes áreas, como saúde, educação e previdência social.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As pirâmides etárias evidenciam diversas características da dinâmica demográfica da população representada. Nesse sentido, observe a pirâmide etária a seguir e aponte quais conceitos demográficos podem ser destacados.
QUESTÃO 2
Longevidade: Como o Brasil está se adaptando ao envelhecimento da população
A população do Brasil está envelhecendo e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 65 anos ou mais representam 10,2% da população.
Agora, o país passa por uma uma inversão na pirâmide etária: o Brasil era um país jovem e hoje, cada vez mais, se torna uma nação de idosos. E o tema “envelhecer bem” é o tema do Universo Karnal deste sábado (30).
OLIVEIRA, I. Longevidade: Como o Brasil está se adaptando ao envelhecimento da população. Disponível em:< https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/longevidade-como-o-brasil-esta-se-adaptando-ao-envelhecimento-da-populacao/>. Acesso em: 29, jun. 23.
Assinale a alternativa correta que relaciona o texto a pirâmide etária que evidencia a dinâmica demográfica descrita na reportagem.
(A) A pirâmide etária brasileira deve apresentar a base maior do que o restante do gráfico, uma vez que a população idosa compõem a base da pirâmide.
(B) A dinâmica demográfica presente no texto não deve alterar a pirâmide etária do Brasil, considerando que as pirâmides etárias são imutáveis.
(C) Segundo a reportagem o número de jovens no Brasil cresceu expressivamente, o que vai expandir as faixas etárias que ficam no meio da pirâmide.
(D) Segundo a reportagem, a pirâmide etária brasileira deve reduzir a base e expandir o topo em decorrência do aumento da longevidade da população.
QUESTÃO 3
Observe a pirâmide etária e assinale alternativa correta:
(A) A pirâmide etária representa um país em desenvolvimento.
(B) Ao observar a pirâmide etária podemos concluir que a região representada apresenta elevados índices de natalidade.
(C) Em decorrência do formato, a pirâmide etária, provavelmente, está representando uma nação desenvolvida.
(D) Podemos concluir que a população representada vive uma redução expressiva da longevidade.
QUESTÃO 4
Descreva o que são pirâmides etárias e, em seguida, acesse a página https://cidades.ibge.gov.br/, busque pela pirâmide etária da cidade em que você mora e desenhe a pirâmide nesse espaço.
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras. |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BRAVO, J. M. Sustentabilidade, Adequação e Equidade nos Sistemas de Proteção Social: O desafio da pirâmide etária invertida. Disponível em:<https://www.researchgate.net/profile/Jorge-Bravo-4/publication/311921993_Bravo_J_M_2016_Sustentabilidade_Adequacao_e_Equidade_nos_Sistemas_de_Proteccao_Social_O_Desafio_da_Piramide_Etaria_Invertida_in_Instituto_da_Defesa_Nacional_Coord_Politicas_Publicas_e_o_Papel_do_Estad/links/58628dc608ae6eb871ab1ad1/Bravo-J-M-2016-Sustentabilidade-Adequacao-e-Equidade-nos-Sistemas-de-Proteccao-Social-O-Desafio-da-Piramide-Etaria-Invertida-in-Instituto-da-Defesa-Nacional-Coord-Politicas-Publicas-e-o-Papel-do-Est.pdf>. Acesso em: 27, jun. 23. IBGE. Conheça o Brasil – População. Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 30, jun. 23. |