You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Forma Afirmativa do Simple Present!

LÍNGUA INGLESA – Forma Afirmativa do Simple Present!

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20/04/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Apresentar as especificidades do Simple Present (Presente Simples) no que tange a forma Afirmativa.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Presente Simples (Forma afirmativa do Simple Present).

LÍNGUA INGLESA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello student, tudo bem como você? Espero que sim!

Bom, para a aula de hoje, daremos continuidade ao conteúdo que iniciamos na aula anterior, Simple Present (Presente Simples), no que diz respeito a estrutura da forma Afirmativa. O que tem de diferente ou de especial nesta estrutura? O que faz dela diferente das estruturas Negativas e Interrogativas? Na aula de hoje daremos um pouco mais de ênfase nessas frases, entretanto, vale recapitularmos algumas ideias básicas do Simple Present. 


Observe o quadro a seguir e vamos relembrar os sujeitos, ou como chamamos em Inglês (Personal Pronouns – Pronomes Pessoais) e os auxiliares DO e DOES:

Personal Pronouns (Pronomes Pessoais/Sujeitos)DO / DOES 
                        (eu)
YOU                   (tu ou você)
HE                      (ele)
SHE                    (ela)
IT                        (ele) / ela: coisa, animal ou objeto)
WE                      (nós)
YOU                    (vós ou vocês)
THEY                  (eles ou elas)  
DO
DO
DOES
DOES
DOES
DO
DO
DO

Observe o exemplo a seguir! Dessa vez, utilizaremos o pronome “SHE – ELA” como exemplo. (Esses exemplos são bastante úteis caso haja algum aluno(a) que não tenha assistido a primeira aula!)

Forma Afirmativa:

SHE WORKS EVERYDAY – ELA TRABALHA TODO DIA.

(sujeito + verbo + complemento)

Forma Negativa 

           SHE DOES NOT (DOESN´T) WORK EVERYDAY – ELA TRABALHA TODO DIA.

           (sujeito + DOES + NOT + verbo + complemento)

Forma Interrogativa 

DOES SHE WORK EVERYDAY? – ELA TRABALHA TODO DIA?

(DOES + sujeito + verbo + complemento + ?) 


O Simple Present é formado a partir do verbo principal, sem a partícula to e, na terceira pessoa do singular, este verbo principal recebe o acréscimo de –s. Dessa forma, devemos nos atentar para outras particularidades existentes quanto ao uso dos verbos principais.


1) A regra geral para os verbos principais é somente o acréscimo da partícula –s ao seu final. Vejamos alguns exemplos:

 work – works

  talk – talks

 dance – dances

 write – writes


2) Os verbos terminados em –s, –sh, –ch, –x, –o, –z, recebem ao seu final o acréscimo de –es. Observe os exemplos.

watch – watches

 wash – wahses

 go – goes

fix – fixes


3) Devemos ter um cuidado especial aos verbos terminados em –y.

Aos verbos terminados em –y precedidos de vogais, usamos a regra geral, ou seja, somente acrescentamos ao final do verbo a partícula  s, conforme podemos observar nos exemplos a seguir.

play – plays

say – says

enjoy – enjoys


4) Já aos verbos terminados em y e precedidos de consoante, devemos eliminar o y do verbo e, após isso, acrescentar a partícula  ies. Observe.

study – studies

try – tries

cry – cries


5) E, por fim, falemos do verbo to have.

O verbo have tem a como sua forma na terceira pessoa do singular has.

He/she/it has

I/you/we/they have


ATIVIDADE 1

Agora é a sua vez de tentar!! 

Preencha as frases afirmativas a seguir seguindo suas devidas alterações de acordo com a terminação do verbo na frase:

  • Sarah _________ (go) to the school. (Sarah vai à escola)
  • Lucas _________ (study) every night. (Lucas estuda toda noite)
  • Deivid _________ (like) pop music. (Deivid gosta de música pop)
  • Silvia __________ (have) many friends. (Silvia tem muitos amigos)

Por hoje é só!

See you next class guys!

Bye bye! 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante 

(EF06LI19-A) Compreender e utilizar o presente simples e o presente contínuo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, em situações reais para indicar rotina, fatos, opiniões e ações em progresso.