You are currently viewing Matemática – Figuras geométricas tridimensionais

Matemática – Figuras geométricas tridimensionais

Olá! Na aula de hoje aprenderemos um pouco mais sobre figuras geométricas tridimensionais (aquelas que possuem três dimensões: comprimento, largura e altura). Também podem ser chamadas de figuras espaciais. Veremos em especial as propriedades, características e planificação do prisma e da pirâmide. No entanto, para melhor compreensão, faremos uma breve revisão, relembrando alguns conceitos sobre figuras geométricas planas, poliedros e corpos redondos. Assista os vídeos abaixo e realize as atividades propostas. Tenha em mãos caderno e lápis para fazer suas anotações e se você não conseguir entender algum conceito, reveja os vídeos quantas vezes for necessário. Bom estudo!


1ª Atividade:

Assista o vídeo 1: Sólidos geométricos, planificações, poliedros, corpos redondos, faces, vértices:

“Sólidos geométricos, planificações, poliedros, corpos redondos, faces, vértices e arestas” Canal: Professora Vilma Ribeiro – https://www.youtube.com/watch?v=yXYooR_QZ3Y


2ª Atividade:

Assista o vídeo 2: Matemática 4º Ano| Poliedros| Prismas e Pirâmides:

“Matemática | Poliedros | Prismas e Pirâmides” Canal: Coisarada. Com – https://www.youtube.com/watch?v=r5I_WMg_o8g

3ª Atividade:

Liste no caderno figuras tridimensionais que você vê no seu dia-a-dia que sejam parecidas com as figuras estudadas nos vídeos.

4ª Atividade:

Recorte de revista ou qualquer outro material impresso figuras parecidas com as estudadas nos vídeos e cole-as em seu caderno.

5ª Atividade:

Use sua criatividade e monte um brinquedo utilizando as figuras estudadas.


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoFiguras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características:Representação de prismas e pirâmides por desenhos ou tecnologias digitaisReconhecimento de vértices, arestas e facesPlanificação de prismas e pirâmides
Habilidades(EF04MA17-A) Representar prismas e pirâmides por desenho, com recursos específicos, tais como régua, compasso, esquadros ou tecnologias digitais.
(EF04MA17-B) Representar as planificações de prismas e pirâmides, para reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
(EF04MA17-C) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, em um contexto significativo, com estímulos visuais.

Proponentes/ Professores:LUCIMAR CAROLINA GONÇALVES ALBINO RIVELLOULISSES FERNANDES MOTTAALEX SOUZA BISPO ROSÂNGELA FERREIRA BRAGA DOS SANTOSMARIA JOSÉ PIRES DE CAMPOS TRINDADE
Instituição Educacional:ESCOLA MUNICIPAL MARCOS ANTÔNIO DIAS BATISTA
CRE:MARIA HELENA BATISTA BRETAS

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância-Turma D – 4º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo