Olá!!! Nesse período de Pandemia todo dinheiro que conseguimos economizar e/ou receber é sempre válido, não é mesmo? Então que tal produzirmos um delicioso Bolo de Milho para consumo da família, ou melhor ainda, para garantir um dinheiro extra? Acompanhe os vídeos e atividades e descubra como preparar o bolo, quanto ele irá te custar, por quanto você poderá vende-lo e qual será seu lucro!
ATIVIDADE 1:
Vamos juntos fazer um delicioso BOLO DE MILHO!
Você sabe do que é preciso para fazer uma receita?
Precisamos saber quais são os ingredientes e qual o modo de preparo. Sempre que a receita precisar ir ao forno, ou usar um instrumento afiado, como é o caso do cortador de latas, peça a ajuda de um adulto.
Veja a seguir a receita do Bolo de Milho:
No vídeo a seguir você pode acompanhar o modo de preparo. Fique bem atento em como às unidades de medida foram convertidas também para gramas (g) e mililitros (ml). Essas informações serão úteis para as próximas atividades. Vídeo ‘Receita de Bolo de Milho’:
ATIVIDADE 2:
Agora que você já fez seu delicioso Bolo de Milho, que tal usar essa receita para vender vários bolos para seus vizinhos e amigos e ganhar um dinheirinho? Seria muito bom, não acha?
Mas para colocar preço no bolo, primeiro é preciso saber quanto ele custou! Vamos então descobrir o quanto o meu bolo custou juntos. Assista o vídeo:
Vídeo ‘Custo fixo e preço de venda do Bolo’ disponível em:
ATIVIDADE 3:
Agora que você já sabe quanto custa o seu bolo, vamos descobrir por quanto ele poderá ser vendido!
O valor que você descobriu na atividade anterior é chamado de custo fixo, aquele que você sabe quanto custou cada item.
Mas para fazer o bolo também foi usada a energia para ligar o liquidificador e o forno, se seu forno for elétrico, ou o gás, se seu forno for o do fogão. Além da água e sabão pra lavar a louça suja…
São muitas coisas que você não consegue calcular exatamente o que gastou, então chamamos esse custo de invisível e a ele estimamos o mesmo valor do custo fixo.
E além dos custos, quando vamos vender algo precisamos ter lucro, que é aquilo que realmente sobra depois que retiramos os gastos que tivemos do valor que recebemos pela venda do bolo.
Você então tem 3 partes: uma parte são os custos fixos, outra parte são custos invisíveis e a terceira parte é o seu lucro, o valor que realmente é seu.
Para descobrir o valor aproximado que deverá vender seu bolo deverá então multiplicar o custo fixo do seu bolo por 3.
O meu custo fixo foi de R$ 6,08 multiplicando esse valor por 3, poderei vender meu bolo por R$ 18,24.
Agora descubra, multiplicando o valor do custo do seu bolo encontrado na atividade anterior por 3, o valor aproximado que você poderá vender o seu bolo inteiro.
Mas e se você quiser vender os pedaços do bolo? O que deverá fazer para descobrir o valor de cada pedaço?
Isso mesmo!! Basta dividir o valor do bolo inteiro pela quantidade de pedaços que rendeu seu bolo.
O meu rendeu 16 pedaços. Então vou dividir o valor dele de R$ 18,24 por 16 pedaços. Descobri que cada pedaço do meu bolo poderá ser vendido por R$ 1,14
Agora, reparta seu bolo em pedaços de tamanhos iguais, divida o valor total dele pela quantidade de pedaços e descubra o valor que você poderá vender cada pedaço do seu delicioso Bolo de Milho.
ATIVIDADE 4:
Sempre que vendemos algo queremos ter lucro, que a parte do dinheiro que realmente ganhamos. Na atividade anterior você descobriu por quanto irá vender seu bolo, e com essa informação agora irá descobrir qual será seu lucro com essa venda.
Para descobrir seu lucro basta você diminuir o gasto que você teve do valor de venda do seu bolo.
LUCRO = PREÇO DE VENDA – CUSTO
Como meu custo foi de R$6,08 e irei vender meu bolo por R$18,00. O meu lucro eu calculei assim:
R$18,00 – R$6,08 = R$11,92
Agora chegou a hora de você calcular seu lucro.
Saiba Mais:
Entenda mais sobre empreendedorismo com a Turma da Mônica em: http://turmadamonica.uol.com.br/revistasespe
Componente Curricular | Habilidades |
Matemática | (EF05MA19-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de massa, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. (EF05MA19-F) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais utilizando gráficos e tabelas. (EF05MA03-A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte/todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos. (EF05MA12-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas. |
Proponentes/ Professores: Bárbara Caruliny Moreira da Cruz Gomes e Joselina das Dores Silva
Instituição Educacional: Escola Municipal Francisco Matias
CRE: Maria Thomé Neto