Olá, que bom te ver aqui! Que você faça um excelente percurso rumo à aprendizagem! Com certeza você está aguardando o retorno para as atividades sociais e a vacina para o novo COVID-19 é a esperança para que isso aconteça. Você sabia que no início do Século XX, o governo brasileiro precisou recorrer à ciência e às medidas sanitárias para controlar o surto de varíola, febre amarela e peste bubônica no país?
ATIVIDADES
Para conhecer mais sobre esse processo de urbanização e modernização, bem como suas consequências para as camadas populares, assista o vídeo e anote em seu caderno:
1 – Enquanto a República ainda se firmava no Brasil ocorria a Revolta da Vacina. Sobre esse movimento popular:
a) Pode-se dizer que os manifestantes não estavam furiosos apenas contra a obrigatoriedade da vacina em si? Por que essa revolta esteve relacionada com as reformas urbanas no Rio de Janeiro?
b) Por que a população acreditava que a vacina era invasão à moral e à privacidade das mulheres?
c) De que outra forma o Estado poderia ter agido para evitar a revolta e para que as pessoas passassem a procurar a vacina voluntariamente?
2 – Você viu que a população já sofreu com uma epidemia. Naquela época muitas notícias falsas e boatos eram espalhados. Hoje, vivenciando a pandemia do Covid- 19, pode-se dizer que as pessoas ainda compartilham notícias falsas? Veja na imagem a seguir:
1. Como foi classificada a mensagem da imagem acima pelo Ministério da Saúde? Qual a informação estava sendo compartilhada por ela?
2. Você compartilha notícias sem checar as informações? Como você verifica se elas são verdadeiras?
3. Você sabe quais são as consequências de se divulgar boatos ou notícias falsas?
Saiba Mais:
Infográfico “Fuja da desinformação – 6 perguntas para analisar se um texto de mídia é confiável” – Educamídia Link
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ética e Cidadania