Você já sabe características da Baixa Idade Média como: As Cruzadas e o Renascimento Comercial e Urbano.
Também já estudou sobre o Conceito de Modernidade que caracterizou um período histórico conhecido como Idade Moderna.
Agora é hora de se aprofundar um pouco mais!
Comece observando os marcos históricos da Idade Moderna.
Durante a Idade Moderna, os europeus se intitularam “modernos”. Esse fator contribuiu para desenvolver e intensificar o “Eurocentrismo”.
Para compreender o EUROCENTRISMO, leia o texto a seguir. Não o copie.
EUROCENTRISMO
O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.
Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, onde a cultura europeia é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla as outras formas de expressões.
O Eurocentrismo na História
O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na história. Um deles é o das grandes navegações, no século XVI. Quando os portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses resolveram conquistar os territórios além-mar ficou declarado a imposição da cultura europeia ante as outras que floresceram no continente americano.
Essa posição vista como preconceituosa gerou diversos conflitos e muita carnificina, levando a destruição de diversas populações que habitavam o continente americano, das quais se destacam: maias, astecas e diversas tribos indígenas.
Além da América, muitos países da África e da Ásia sofreram com o eurocentrismo, donde as culturas de outros povos, eram consideradas exóticas, no entanto, em sentido pejorativo. Um dos grandes exemplos eurocêntricos, é a exposição de pessoas de outras etnias, as quais eram levadas para Europa como troféus.
Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas expressões artísticas.
Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob os diversos países do mundo. Por trás disso, existe ainda uma idealização incutida na cabeça das pessoas de que “tudo o que vem da Europa é melhor” seja a literatura, música, dança, aspectos culturais, políticos, econômicos, dentre outros.
No entanto, hoje em dia muitos pesquisadores tentam reverter essa situação e trazer à tona a importância da diversidade cultural no mundo. Para tanto, com o processo de globalização, diversas histórias que foram relegadas durante tempos começam a adquirir importância no cenário cultural. Afinal, a diversidade cultural deve ser vista como um valor e não um problema.
FONTE:[Texto extraído e adaptado]. “Eurocentrismo”; Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/eurocentrismo/. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
CONTINUE LENDO!!!
Embora um pouco achatado e com irregularidades, o planeta Terra tem um formato esférico. Isso quer dizer que não há uma referência absoluta de “embaixo” ou “em cima” que pudesse ser aplicada em qualquer mapa mundial. Sendo assim, o modelo clássico de mapa-múndi que conhecemos é arbitrário. Em outras palavras, ele pode ser de outra forma – desenhado de “ponta-cabeça”, por exemplo. Entretanto, o mapa que se popularizou globalmente é aquele que possui a Europa em seu centro. De fato, os mapas considerados “oficiais” e que foram adotados no mundo todo foram aqueles produzidos na Europa, colocando esse continente como o centro do globo. Apesar de existirem outros modelos, é esse que se mantêm.
FONTE: [Texto extraído e adaptado]. “Eurocentrismo”; Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/eurocentrismo.
RESOLVA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO!
01- Sobre “Eurocentrismo” é CORRETO afirmar.
(Lembre-se: Copie só as alternativas verdadeiras.)
A) É uma visão de mundo pautada em valores europeus, sobretudo a partir das “Grandes Navegações” do século XV.
B) Não é uma visão preconceituosa, já que contempla as outras formas de expressões.
C) Países da América, África e Ásia sofreram com o eurocentrismo.
D) Apenas países Europa sofreram com o eurocentrismo.
E) O modelo clássico de mapa-múndi que conhecemos pode ser classificado como “Mapa Múndi” não eurocentrista porque coloca a Europa no centro do mundo.
02- Atualmente, muitos pesquisadores tentam reverter a “concepção eurocentrista” do mundo. Que aspecto eles têm a favor?
ATÉ A PRÓXIMA!!!
PROFESSORA PATRÍCIA
Proponentes – Professores | Patrícia Inácio |
Proponentes/ Professores: | |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Jesuína de Abreu |
CRE: Habilidades | Maria Thomé Neo (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções. (GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos. |
Referenciais – Texto elaborado com fins pedagógicos. | [Texto extraído e adaptado]. “Eurocentrismo”; Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/eurocentrismo. Acesso em 25 de fevereiro de 2021 |