Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A GINÁSTICA CIRCENSE é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações do Egito, da Grécia e da Índia. Achados e pinturas retratam que as práticas de acrobacias, contorcionismo, o equilibrismo e manipulação de objetos remetem há mais de 5.000 anos na China.
Respeitável público!
Vocês acabam de entrar no universo contagiante da Ginástica Circense!
Venham assistir a esse espetáculo emocionante de extraordinária habilidade corporal
Aplausos para o sensacional e emocionante show artístico e cultural
Tirem o chapéu para magnífico Philip Astley, pioneiro e entusiasta do circo contemporâneo
No picadeiro, sob o “Chapiteu”, ilustres, astros circenses protagonizam o cenário
A caranga dá tom empolgante envolvendo a atmosfera com energia vibrante inebriando o palco circense com maestria e muita alegria
Alê, saltimbancos acrobatas executam elementos gímnicos simultâneos
Rolamentos, paradas, estrelas, piruetas e salto mortal no trampolim na arena do circo
Burlantins desafiam a gravidade, demonstrando destreza fascinante, equilibrando-se na pirâmide, nas pernas de pau, no rola-rola, no quadrante coreano, na roda alemã, no arame liso, no mastro chinês, na dandis, na corda bamba e no monociclo
Portô com número síncrono aéreo impressionante, impulsiona o volante nas alturas até o topo, equilibrando-o e sustentando-o com seu próprio corpo
A platéia delira, admirada com tamanha agilidade e força física.
Grita em coro: bravo, bravo, bravo!
Trapezistas, arranhando o céu com seus voos estonteantes e giros fantásticos
Pássaros humanos, suspensos no ar pela lira, corda indiana e tecido acrobáticos
Feito pêndulos gigantes, executam técnicas ginásticas de coordenação, equilíbrio, força e resistência
Contorcionistas com extraordinária elasticidade, fazem dobraduras corporais transformando a corpo em origamis surreais
Malabaristas manipulando malabares, diabolôs, bambolês, bolas, bastões, sticks, rolos, swings poi e flags,
pratos, argolas e claves com movimentos rápidos e regulare, desenhando com plasticidade a arte da ginástica circense nos ares.
E o som do charivari anuncia o fim do espetáculo
Artistas retornam e reúnem-se no picadeiro
fazendo malabares e acrobacias para despedida e celebração
O público entusiasmado, responde com salva de palmas e assovios
Agradece a derradeira apresentação.
QUESTÃO 01
A ginástica circense como atividade corporal artística é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações dos países como
(A) Brasil, Argentina e Paraguai.
(B) Egito, Grécia e Índia.
(C) Itália, Espanha e Portugal.
(D) Nova Zelândia, Austrália e Indonésia.
QUESTÃO 02
O grande marco histórico da Ginástica circense deu-se na era moderna, na década de
(A) 1770, por Philip Astley.
(B) 1883, por Joseph Pilates.
(C) 1811, por Friedrich Jahn.
(D) 1990, por Álvaro Romano.
QUESTÃO 03
Responda:
Sabemos que a Ginástica Circense além de ser considerada uma atividade completa, é uma prática divertida, desafiadora e que proporciona vários benefícios para nosso organismo. Cite pelo menos 05 desses benefícios.
QUESTÃO 04
Responda:
Quais são as práticas corporais artísticas realizadas na Ginástica Circense?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica, natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportivizadas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp. 2013. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |