You are currently viewing Educação física – Ginástica Circense – Aspectos históricos – culturais

Educação física – Ginástica Circense – Aspectos históricos – culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em:  https://media-public.canva.com/MADQ5tuvFts/1/screen.jpg
Data de acesso: 23 de Fevereiro de 2023.

 A GINÁSTICA CIRCENSE é tão ancestral quanto o Circo.  Esteve presente nas antigas civilizações do Egito, da Grécia e da Índia. Achados e pinturas retratam que as práticas de acrobacias, contorcionismo, o equilibrismo e manipulação de objetos remetem há mais de 5.000 anos na China.

Respeitável público!

Vocês acabam de entrar no universo contagiante da Ginástica Circense! 

Venham assistir a esse espetáculo emocionante de extraordinária habilidade corporal 

Aplausos para o sensacional e emocionante show artístico e cultural

Tirem o chapéu para magnífico Philip Astley, pioneiro e entusiasta do circo contemporâneo

 No picadeiro, sob o “Chapiteu”, ilustres, astros circenses protagonizam o cenário  

A caranga dá tom empolgante envolvendo a atmosfera com energia vibrante inebriando o palco circense com maestria e muita alegria             

Alê, saltimbancos acrobatas executam elementos gímnicos simultâneos 

 Rolamentos, paradas, estrelas, piruetas e salto mortal no trampolim na arena do circo

Burlantins desafiam a gravidade, demonstrando destreza fascinante, equilibrando-se na pirâmide, nas pernas de pau, no rola-rola, no quadrante coreano, na roda alemã, no arame liso, no mastro chinês, na dandis, na corda bamba e no monociclo 

 Portô com número síncrono aéreo impressionante, impulsiona o volante nas alturas até o topo, equilibrando-o e sustentando-o com seu próprio corpo

A platéia delira, admirada com tamanha agilidade e força física.

Grita em coro: bravo, bravo, bravo!  

Trapezistas, arranhando o céu com seus voos estonteantes e giros fantásticos

Pássaros humanos, suspensos no ar pela lira, corda indiana e tecido acrobáticos

Feito pêndulos gigantes, executam técnicas ginásticas de coordenação, equilíbrio, força e resistência

Contorcionistas com extraordinária elasticidade, fazem dobraduras corporais transformando a corpo em origamis surreais

Malabaristas manipulando malabares,  diabolôs, bambolês, bolas, bastões, sticks, rolos, swings poi e flags, 

pratos, argolas e claves com movimentos rápidos e regulare, desenhando com plasticidade a arte da ginástica circense nos ares.  

E o som do charivari anuncia o fim do espetáculo

Artistas retornam e reúnem-se no picadeiro 

fazendo malabares e acrobacias para despedida e celebração

O público entusiasmado, responde com salva de palmas e assovios 

Agradece a derradeira apresentação.


QUESTÃO 01

A ginástica circense como atividade corporal artística é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações dos países como

(A) Brasil, Argentina e Paraguai.

(B) Egito, Grécia e Índia.

(C) Itália, Espanha e Portugal.

(D) Nova Zelândia, Austrália e Indonésia.

QUESTÃO 02

O grande marco histórico da Ginástica circense deu-se na era moderna, na década de

(A) 1770, por Philip Astley.

(B) 1883, por Joseph Pilates.

(C) 1811, por Friedrich Jahn.

(D) 1990, por Álvaro Romano.

QUESTÃO 03

Responda:

Sabemos que a Ginástica Circense além de ser considerada uma atividade completa, é uma prática divertida, desafiadora e que proporciona vários benefícios para nosso organismo. Cite pelo menos 05 desses benefícios.

QUESTÃO 04

Responda:

Quais são as práticas corporais artísticas realizadas na Ginástica Circense?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas 
(ginástica artística, rítmica, natural, etc.), identificando e refletindo sobre as esportivizadas.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp. 2013.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.