A notação científica é um modo de representar números excessivamente grandes ou pequenos na forma de um produto (multiplicação), onde um dos fatores (partes da multiplicação) é uma potência de base 10.
O objetivo desta atividade é comparar as potências de base 10 sem ter que escrever os números na forma decimal. Deve ser levado em consideração que as potências de base 10 cujo expoente é um inteiro negativo são menores que as potências de base 10 cujo expoente é um inteiro positivo. Considere a relação entre o expoente e o número de algarismos zeros presentes nesse número para ordená-los.
Um número escrito em notação científica é expresso como um produto a.10b, em que:
a é um número escrito na forma decimal cuja parte inteira tem apenas um algarismo, que deve ser diferente de zero; b é um número inteiro.
Atividades Propostas
1. Expresse os números abaixo em notação científica, como no exemplo:
Exemplo:
0,003 = 3.10-3
a) 0,02
b) 0,0002
c) 200.000
d) 1,002
e) 0,000012
f) 1.200.000.000
g) 0,000000371
h) 12.560.000.000
i) 0,0000000007
j) 456.987
2. Suponha que no Universo existam aproximadamente 100 bilhões de galáxias com, em média, 100 bilhões de estrelas cada uma. Quantas estrelas existem no Universo, em média? Expresse o número em potência.
3. Analise os números abaixo e escreva-os, no caderno, em ordem crescente
10-5 10-10 107 102 105 10-11
• Explique como você pensou para escrever os números na ordem crescente.
4. Efetue as operações e escreva a resposta em notação científica:
a) 37,3.10-2 + 0,01.102
b) 0,00034 + 25,2.10-2
c) 13.200.102 -5,4.105
5) Coloque em ordem crescente os números que estão representados em notação científica:
► Comprimento aproximado da circunferência equatorial de Saturno 3,66.108m.
► Medida aproximada do diâmetro do Sol: 1,39.109m.
► Altura aproximada do monte Kilimanjaro (Tanzânia, África): 5,89.103m.
► Altura da Torre Eiffel (Paris, França): 3,24.102m.
Saiba Mais | Referências:
Veja os vídeos:
- Notação Científica | Matemática Rio (Aula 2 – EDUCOPÉDIA 9º ANO)
https://www.youtube.com/watch?v=uEHhIuZWxIo - Potência de dez e notação científica: Operações e Ordem de Grandeza | Matemática Básica – Aula 12
https://www.youtube.com/watch?v=GPTxrh_mhow - Notação científica e ordem de grandeza, duas ferramentas úteis
https://www.youtube.com/watch?v=v05mKMdJQUI - Como representar um número em Notação Científica – Professora Angela
(Exercícios resolvidos)
https://www.youtube.com/watch?v=MQQJ-lxftro - Operações com notação científica – Professora Angela
https://www.youtube.com/watch?v=6Kf8ZakQ1Js
Objeto de Conhecimento | Notação Científica |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades | EF08MA01 |
Proponentes/ Professores: | Giovana Fernandes da Costa |
Instituição Educacional: | Escola Municipal João Braz |
CRE: | Bretas |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo