Olá, tudo bem !? Então, chegou a hora de aprender mais sobre formas de energia e o caminho da energia elétrica até a sua casa.
ATIVIDADE 1
Você já reparou o quanto utilizamos energia elétrica no nosso dia a dia? Sem a eletricidade muitos dos equipamentos e tecnologias que permitem conforto em nosso cotidiano como a geladeira, chuveiro e a internet, por exemplo, não existiriam. Então, chegou a hora de aprender mais sobre formas de energia e o caminho da energia elétrica até a sua casa.
Disponível em: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/formas-de-energia (acesso em 13 de agosto de 2020)
(“Formas de energia”, disponível no site da Empresa de Pesquisa Energética).
Disponível em:
https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/infograficosDisponível em:
(“Energia Elétrica”, disponível no site Empresa de Pesquisa Energética).
Que assunto interessante o de hoje, não acha?! Agora exercite o que aprendeu respondendo em seu caderno: (Caso tenha dúvidas acesse o saiba mais)
1. A energia elétrica é o único tipo de energia? Cite outros tipos de energia presentes no seu dia a dia.
2. Afinal, a energia elétrica é produzida a partir de quê? Elabore um pequeno parágrafo sobre isso.
3. Como a energia elétrica chega até a sua casa?
4. Para você, a energia elétrica traz algum prejuízo ambiental?
ATIVIDADE 2
Você conheceu hoje as diferentes formas de produção e conversão da energia e que a energia elétrica é produzida/convertida em lugares chamados usinas. Como funcionam estes lugares? Existem diferentes tipos de usinas? Para saber mais sobre esse assunto, assista aos vídeos abaixo:
Já que você descobriu como funcionam algumas usinas geradoras de energia, é hora de “praticar”!
(I) Elabore um texto argumentativo, onde você sugere qual tipo de usina estudado seria a mais interessante de ter em Goiás. Para ficar ainda mais interessante, chame os moradores da sua casa para participar. Não se esqueça: seu texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão; e na dúvida, você pode ainda consultar o “Para saber mais”.
Saiba Mais Referências:
(‘’Brasil atinge maior nível de produção de energia elétrica em 20 anos’’, Jornal Nacional -site G1”).
Habilidades | (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI06-A) Identificar as formas de geração de energia, reconhecendo as fontes limpas e viáveis para Goiás. |
Proponentes/ Professores: | Elizabeth Alves de Oliveira Shirley de Souza Barbosa Tiago Lima Vieira Vitor Chaves Arantes |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Bernardo Élis |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Educação Ambiental