Olá!
Você sabe o que é teatro?
Você já foi ao teatro?
O teatro é uma forma de arte em que uma pessoa ou várias pessoas juntas, chamadas atores, interpretam uma história para o público em um determinado lugar.
Para compreender melhor o teatro, é necessário conhecer seus elementos, como por exemplo, o personagem.
O personagem é um elemento muito importante do teatro, porque sem ele não tem história e não tem o teatro.
Vamos lá?
Vamos aprender mais sobre o teatro?
No teatro os personagens são representados pelos atores como em uma brincadeira de faz de conta, em que o ator “finge”, ou seja, interpreta um rei, um bicho ou outras pessoas.
E você? Já participou de algum teatro? Já interpretou alguém ou algum animal?
Quais são os seus personagens favoritos?
Atividade 1:
Identifique a partir da sombra quais são os personagens.
Para cada personagem você terá 20 segundos e três alternativas (nomes de personagens) para descobrir quem ele ou ela é.
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo e descobrir.
Atividade 2
Escolha um desses personagens, identifique suas características (como ele anda, qual a expressão do rosto, como ele fala) e imite-o para os seus familiares.
Componentes | Habilidades |
Arte/ Teatro Ed. Física / Brincadeiras e Jogos | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Elementos da Linguagem/ Elementos constitutivos do teatro/ Fundamentos da Linguagem (GO-EF01AR19-A) Conhecer os elementos fundamentais da linguagem teatral como personagem, espaço dramático e ação dramática. GO-EF02AR19-A) Identificar os elementos fundamentais da linguagem teatral como personagem, espaço dramático e ação dramática, dialogando sobre o significado e a importância de cada um deles. (GO-EF03AR19-A) Identificar os elementos fundamentais da linguagem teatral, como personagem, espaço dramático e ação dramática, dialogando sobre as possibilidades de composição de cada elemento. Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. (GO-EF02EF04) Colaborar na proposição e produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brinquedos, brincadeiras, jogos e demais praticas corporais tematizadas na instituição escolar, produzindo textos orais, escritos e audiovisuais para divulga-las na escola e na comunidade. |
Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento- 1 º ano- A
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.