You are currently viewing Elementos do Teatro – Personagem

Elementos do Teatro – Personagem

Olá!

Você sabe o que é teatro?

Você já foi ao teatro?

O teatro é uma forma de arte em que uma pessoa ou várias pessoas juntas, chamadas atores, interpretam uma história para o público em um determinado lugar.

Para compreender melhor o teatro, é necessário conhecer seus elementos, como por exemplo, o personagem.

O personagem é um elemento muito importante do teatro, porque sem ele não tem história e não tem o teatro.
Vamos lá?

Vamos aprender mais sobre o teatro?

No teatro os personagens são representados pelos atores como em uma brincadeira de faz de conta, em que o ator “finge”, ou seja, interpreta um rei, um bicho ou outras pessoas.


E você? Já participou de algum teatro? Já interpretou alguém ou algum animal?

Quais são os seus personagens favoritos?


Atividade 1:

Identifique a partir da sombra quais são os personagens.
Para cada personagem você terá 20 segundos e três alternativas (nomes de personagens) para descobrir quem ele ou ela é.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo e descobrir.


Atividade 2


Escolha um desses personagens, identifique suas características (como ele anda, qual a expressão do rosto, como ele fala) e imite-o para os seus familiares.

ComponentesHabilidades
Arte/ Teatro











Ed. Física /
Brincadeiras e
Jogos

Objeto de conhecimento/ conteúdo: Elementos da Linguagem/
Elementos constitutivos do teatro/ Fundamentos da Linguagem
(GO-EF01AR19-A) Conhecer os elementos fundamentais da
linguagem teatral como personagem, espaço dramático e ação
dramática.
GO-EF02AR19-A) Identificar os elementos fundamentais da linguagem
teatral como personagem, espaço dramático e ação dramática,
dialogando sobre o significado e a importância de cada um deles.
(GO-EF03AR19-A) Identificar os elementos fundamentais da
linguagem teatral, como personagem, espaço dramático e ação
dramática, dialogando sobre as possibilidades de composição de cada
elemento.


Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional:
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de
brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com
base no reconhecimento das características dessas práticas.
(GO-EF02EF04) Colaborar na proposição e produção de alternativas
para a prática, em outros momentos e espaços, de brinquedos,
brincadeiras, jogos e demais praticas corporais tematizadas na
instituição escolar, produzindo textos orais, escritos e audiovisuais
para divulga-las na escola e na comunidade.
Ensino Fundamental 1º, ano – Corpo, Expressão e Movimento

Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento- 1 º ano- A


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.