ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

YOGA E MEDITAÇÃO
Hoje em dia, nossa rotina é muito corrida: temos compromissos, cobranças e recebemos informações o tempo todo. Esse excesso pode gerar cansaço, estresse e até ansiedade. Por isso, é cada vez mais importante aprender a fazer pausas e cuidar da nossa mente e do nosso corpo.
A meditação é uma maneira de encontrar equilíbrio e tranquilidade. Ela pode ser feita sozinha, mas também pode surgir a partir de outras práticas, como o Yoga, que ajuda a conduzir a mente para esse estado de calma e concentração.
De acordo com o filósofo indiano Patañjali, o Yoga é composto por oito etapas, que vão desde regras de convivência até a busca por um estado de paz e consciência plena, chamado samadhi. Entre essas etapas está o Dhyana, que significa meditação.
No Yoga, o Dhyana busca treinar a mente para se manter calma e focada, deixando os pensamentos de lado e afastando as perturbações. Para isso, podem ser usadas técnicas como os mantras, palavras que ajudam na concentração e no silêncio interior.

Além disso, no Yoga, a meditação é feita em posturas específicas, conhecidas como posturas meditativas, como a Padmasana, mostrada ao lado. É importante manter todo o corpo relaxado e confortável, com a coluna ereta, braços e ombros relaxados, cabeça erguida e olhos fechados. A atenção é direcionada para dentro, do topo da cabeça até os pés, ajudando a se afastar de estímulos externos.

Durante a meditação, é essencial também observar a respiração, inspirando e expirando de maneira lenta e profunda, até que o ritmo se torne suave e natural. Ao mesmo tempo, procure acompanhar seus pensamentos, buscando manter ideias positivas e agradáveis. Outro recurso importante é o uso dos mudras, que são gestos feitos com as mãos para favorecer a concentração e o equilíbrio da energia do corpo.
A prática regular da meditação traz diversos benefícios: melhora a atenção, a memória e a concentração, além de ajudar a lidar melhor com o estresse e a ansiedade. Ela também favorece o equilíbrio emocional, tornando a pessoa mais positiva e produtiva, e contribui para uma vida mais tranquila, saudável e equilibrada, tanto dentro quanto fora da escola.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A MEDITAÇÃO NO YOGA.
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
O Yoga é um conjunto de ensinamentos dividido em oito etapas, que ajudam a orientar a prática. Uma dessas etapas é o Dhyana, que significa
(A) focar em emoções externas.
(B) distrair facilmente.
(C) meditar profundamente.
(D) executar posturas físicas.
QUESTÃO 2
A meditação é uma das práticas do Yoga e tem como principal objetivo
(A) alongar e movimentar braços e pernas.
(B) acalmar a mente e reduzir as distrações.
(C) fortalecer os músculos do corpo inteiro.
(D) melhorar a capacidade cardiovascular.
QUESTÃO 3
Liste as principais características de como a meditação é praticada no Yoga.
Leia os textos abaixo para responder às questões 4 a 6:
QUESTÃO 4
Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A meditação ainda é vista apenas como uma prática espiritual.
( ) A meditação não tem nenhuma relação com a educação.
( ) A ciência reconhece a meditação como ferramenta para promover saúde.
( ) Entre os benefícios da meditação estão a redução do estresse e melhora do sono.
QUESTÃO 5
De que maneira a meditação está ligada à saúde?
QUESTÃO 6
De que forma a meditação pode ajudar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Ginástica de conscientização corporal: yoga |
Habilidade | (GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito. |
Referências | ARENAZA, D. O yoga na sala de aula. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003. CHANCHANI R.; CHANCHANI S. Ioga para Crianças: Um guia completo e ilustrado de Ioga. Incluindo Manual para Pais e Professores. São Paulo: Madras, 2006. SILVA, J. A. L. D. Yoga como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental de Florianópolis. 2018. MASSOLA, M. E. Vamos praticar Yoga? Yoga para crianças, pais e professores. Ed. Phorte, 2008. Marinho, T. M. O., & Gomes e Silva, P. C. (2021). Yoga seu benefícios: um caminho de busca e encontro. |