ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

VÔLEI SENTADO
O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Ele surgiu em 1956, na Holanda, a partir da união entre o vôlei convencional e um esporte alemão chamado sitzball. A estreia oficial nos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1980, também na Holanda, e desde então, passou a ser praticada em vários países do mundo.
Existem várias semelhanças entre o vôlei sentado e o vôlei tradicional, porém há algumas regras específicas para o paradesporto. Uma das principais é que no momento do contato com a bola, os atletas precisam manter parte do tronco ou os glúteos em contato com o solo. Além disso, é permitido bloquear o saque, o que muda bastante a tática de jogo.
Outra diferença é que a quadra de vôlei sentado é menor do que a do vôlei tradicional: mede 10 metros de comprimento por 6 metros de largura e deve ser completamente lisa. A rede também tem altura reduzida — no masculino, mede 1,15 metro, e no feminino, 1,05 metro.
Entre as semelhanças do vôlei sentado com o vôlei tradicional, estão o fato de que ambos são esportes de rede disputados por duas equipes, cada uma com seis jogadores. Além disso, nas duas modalidades, o objetivo do jogo é marcar pontos, e vence a partida quem ganhar três sets de 25 pontos. Em caso de empate em 24 pontos, é necessário abrir dois pontos de vantagem para vencer o set. Se a partida empatar em dois sets, é disputado um set decisivo, chamado tie-break, que vai até 15 pontos.
No vôlei sentado, há um sistema chamado classificação funcional que busca equilibrar a disputa entre os jogadores. Esse sistema organiza os atletas conforme o quanto a deficiência afeta suas habilidades dentro da quadra. Existem duas classes principais: uma destinada a quem tem maior comprometimento físico e outra para aqueles com limitações mais leves. Cada time pode ter até dois atletas da classe menos comprometida, porém somente um deles pode atuar por vez durante a partida.
Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando no vôlei sentado nas Paralimpíadas. A equipe feminina já conquistou uma medalha de bronze, demonstrando grande evolução na modalidade. Na edição de 2024, a seleção masculina terminou em sexto lugar, enquanto a equipe feminina alcançou a quarta colocação.
Três atletas goianos — Ádria de Jesus, Nurya de Almeida e Raysson Ferreira — representaram com excelência o estado de Goiás nas Paralimpíadas de Paris 2024, na modalidade vôlei sentado. Junto a eles, também participaram da competição as atletas Camila Leiria, Luiza Fiorese e Pâmela Pereira, naturais de outras regiões do Brasil, mas que integram uma equipe goiana.
Incentivar o vôlei sentado é promover inclusão, saúde e bem-estar para pessoas com deficiência. Sua prática ajuda a combater o preconceito, valorizar talentos e ampliar a igualdade de oportunidades. Mais do que um esporte, é uma poderosa ferramenta de pertencimento social e desenvolvimento humano.
Os atletas do vôlei sentado, assim como os de outras modalidades paralímpicas, demonstram grande habilidade e alto nível de preparo técnico, equivalentes aos dos atletas olímpicos. É essencial reconhecer seu talento e empenho, destacando suas capacidades esportivas, e não apenas a superação de suas deficiências.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE VÔLEI SENTADO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica voltada para atletas com deficiência
(A) física.
(B) intelectual.
(C) visual.
(D) auditiva.
QUESTÃO 2
No vôlei sentado, os movimentos são semelhantes aos do vôlei tradicional. A principal diferença é que, no paradesporto, os atletas devem jogar sentados, mantendo sempre parte do tronco ou os glúteos em contato com o chão no momento em que tocam a bola.
Com base nisso, é correto afirmar que, no vôlei sentado, os atletas
(A) podem saltar para bloquear o saque e realizar um ataque mais eficiente.
(B) têm o direito de ficar em pé durante dois ataques de sua escolha.
(C) devem manter contato com o chão sempre que há interação com a bola.
(D) precisam manter contato com o chão apenas durante as ações defensivas.
QUESTÃO 3
Leia os textos:

PRÁTICA DO VÔLEI SENTADO


Com base nas leituras, usando suas próprias palavras, explique como o vôlei sentado pode impactar a vida de uma pessoa com deficiência física.
QUESTÃO 4
Preencha o quadro abaixo com as semelhanças entre o vôlei tradicional e o vôlei sentado:

QUESTÃO 5
Leia o texto:

Você acredita que faz parte desse grupo de pessoas citado no texto? Você costuma assistir aos Jogos Paralímpicos? Por quê?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Regras vôlei sentado |
Habilidade | (GO-EF67EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo, taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Vôlei Sentado – Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em 29 de julho de 2025. ESPORTE GOIANO. Disponível em: Goiás tem seis convocados para os Jogos Paralímpicos no vôlei sentado – EG – Esporte Goiano. Disponível em 29 de julho de 2025. |