You are currently viewing Educação Física – Vôlei Sentado

Educação Física – Vôlei Sentado

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

Fonte: Elia Aldoma. Disponível em: File:Volei.jpg – Wikimedia Commons

VÔLEI SENTADO

O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. Ele surgiu em 1956, na Holanda, a partir da união entre o vôlei convencional e um esporte alemão chamado sitzball. A estreia oficial nos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1980, também na Holanda, e desde então, passou a ser praticada em vários países do mundo.

Existem várias semelhanças entre o vôlei sentado e o vôlei tradicional, porém há algumas regras específicas para o paradesporto. Uma das principais é que no momento do contato com a bola, os atletas precisam manter parte do tronco ou os glúteos em contato com o solo. Além disso, é permitido bloquear o saque, o que muda bastante a tática de jogo.

Outra diferença é que a quadra de vôlei sentado é menor do que a do vôlei tradicional: mede 10 metros de comprimento por 6 metros de largura e deve ser completamente lisa. A rede também tem altura reduzida — no masculino, mede 1,15 metro, e no feminino, 1,05 metro.

Entre as semelhanças do vôlei sentado com o vôlei tradicional, estão o fato de que ambos são esportes de rede disputados por duas equipes, cada uma com seis jogadores. Além disso, nas duas modalidades, o objetivo do jogo é marcar pontos, e vence a partida quem ganhar três sets de 25 pontos. Em caso de empate em 24 pontos, é necessário abrir dois pontos de vantagem para vencer o set. Se a partida empatar em dois sets, é disputado um set decisivo, chamado tie-break, que vai até 15 pontos.

No vôlei sentado, há um sistema chamado classificação funcional que busca equilibrar a disputa entre os jogadores. Esse sistema organiza os atletas conforme o quanto a deficiência afeta suas habilidades dentro da quadra. Existem duas classes principais: uma destinada a quem tem maior comprometimento físico e outra para aqueles com limitações mais leves. Cada time pode ter até dois atletas da classe menos comprometida, porém somente um deles pode atuar por vez durante a partida.

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando no vôlei sentado nas Paralimpíadas. A equipe feminina já conquistou uma medalha de bronze, demonstrando grande evolução na modalidade. Na edição de 2024, a seleção masculina terminou em sexto lugar, enquanto a equipe feminina alcançou a quarta colocação.

Três atletas goianos — Ádria de Jesus, Nurya de Almeida e Raysson Ferreira — representaram com excelência o estado de Goiás nas Paralimpíadas de Paris 2024, na modalidade vôlei sentado. Junto a eles, também participaram da competição as atletas Camila Leiria, Luiza Fiorese e Pâmela Pereira, naturais de outras regiões do Brasil, mas que integram uma equipe goiana.

Incentivar o vôlei sentado é promover inclusão, saúde e bem-estar para pessoas com deficiência. Sua prática ajuda a combater o preconceito, valorizar talentos e ampliar a igualdade de oportunidades. Mais do que um esporte, é uma poderosa ferramenta de pertencimento social e desenvolvimento humano.

Os atletas do vôlei sentado, assim como os de outras modalidades paralímpicas, demonstram grande habilidade e alto nível de preparo técnico, equivalentes aos dos atletas olímpicos. É essencial reconhecer seu talento e empenho, destacando suas capacidades esportivas, e não apenas a superação de suas deficiências.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE VÔLEI SENTADO

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica voltada para atletas com deficiência

(A) física.

(B) intelectual.

(C) visual.

(D) auditiva.

QUESTÃO 2

No vôlei sentado, os movimentos são semelhantes aos do vôlei tradicional. A principal diferença é que, no paradesporto, os atletas devem jogar sentados, mantendo sempre parte do tronco ou os glúteos em contato com o chão no momento em que tocam a bola.

Com base nisso, é correto afirmar que, no vôlei sentado, os atletas

(A) podem saltar para bloquear o saque e realizar um ataque mais eficiente.

(B) têm o direito de ficar em pé durante dois ataques de sua escolha.

(C) devem manter contato com o chão sempre que há interação com a bola.

(D) precisam manter contato com o chão apenas durante as ações defensivas.

QUESTÃO 3

Leia os textos:

Fonte: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E OS BENEFÍCIOS DA
PRÁTICA DO VÔLEI SENTADO
Fonte: QUALIDADE DE VIDA DE ATLETAS DE VOLEIBOL SENTADO
Fonte: Jordana Ferreira

Com base nas leituras, usando suas próprias palavras, explique como o vôlei sentado pode impactar a vida de uma pessoa com deficiência física.

QUESTÃO 4

Preencha o quadro abaixo com as semelhanças entre o vôlei tradicional e o vôlei sentado:

QUESTÃO 5

Leia o texto:

Fonte: Os Jogos Paralímpicos e a desvalorização da mídia e do público

Você acredita que faz parte desse grupo de pessoas citado no texto? Você costuma assistir aos Jogos Paralímpicos? Por quê?


Autor Jordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objeto de Conhecimento/ConteúdoRegras vôlei sentado
Habilidade(GO-EF67EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo, taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
ReferênciasCOMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Vôlei Sentado – Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em 29 de julho de 2025.
ESPORTE GOIANO. Disponível em: Goiás tem seis convocados para os Jogos Paralímpicos no vôlei sentado – EG – Esporte Goiano. Disponível em 29 de julho de 2025.