You are currently viewing Educação Física – Vôlei para brincar, jogar e competir

Educação Física – Vôlei para brincar, jogar e competir

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: < canva.com >. Acesso em 08/2024.

Vôlei para brincar, jogar e competir

Quando você joga vôlei com seus amigos, pode começar de uma forma simples, apenas se divertindo e passando a bola de um lado para o outro. Nesse momento, o vôlei é um jogo. Vocês se reúnem para brincar, sem se preocupar muito com regras ou com a contagem de pontos. É uma atividade leve e divertida, onde o importante é participar e aproveitar o tempo juntos.

Disponível em < https://br.freepik.com/vetores-gratis/meninos-e-meninas-jogando-volei-no-parque_9456561.htm#fromView=search&page=1&position=34&uuid=e33800e3-755e-4f51-85dc-153a6517e21c > acesso em 12/08/2024.

Mas, conforme você vai jogando mais e mais, começa a perceber que existem regras que fazem o jogo ficar ainda mais emocionante e desafiador. Por exemplo, cada time tem apenas três toques para passar a bola por cima da rede. Se vocês seguirem essas regras, começam a transformar o jogo em algo mais organizado e desafiador: um esporte.

No esporte vôlei, existem posições específicas para cada jogador, estratégias para atacar e defender, e uma pontuação oficial que define quem ganha ou perde. Você aprende que, além de diversão, o esporte também envolve compromisso, trabalho em equipe e respeito às regras. Todos os jogadores precisam colaborar e seguir as regras para que o jogo funcione bem e seja justo para todos.

Esportes como o tênis ou vôlei são chamados de esportes de rede ou parede, porque jogamos a bola por cima de uma rede ou contra uma parede para marcar pontos. São jogos rápidos que exigem reflexos rápidos e boas estratégias.

O vôlei é um ótimo exemplo de como um simples jogo pode se transformar em um esporte. Através dele, você aprende a importância da disciplina, do esforço coletivo e da estratégia. E, claro, mesmo quando se torna um esporte, o vôlei continua sendo muito divertido! Essa transformação mostra como um jogo que começa de maneira simples pode se tornar uma atividade mais organizada e competitiva, sem perder a alegria de jogar, inclusive você pode ter isso como profissão.

QUESTÃO 1

Como você descreveria a diferença entre brincar de vôlei e jogar vôlei como um esporte? O que muda quando seguimos as regras?

QUESTÃO 2

Explique quais são as características de um esporte classificado como “esporte de rede” e cite dois exemplos.

QUESTÃO 3

Quando transformamos o jogo de vôlei em um esporte

(A) jogamos sem nos preocupar com as regras.

(B) brincamos apenas para nos divertir.

(C) seguimos regras, temos posições específicas e jogamos de forma organizada.

(D) apenas passamos a bola para o outro lado da rede.

QUESTÃO 4

Nos esportes de rede, como o vôlei, a principal ação dos jogadores é

(A) correr ao redor da quadra.

(B) passar a bola por cima da rede para marcar pontos.

(C) chutar a bola para o gol.

(D) saltar sobre obstáculos.

QUESTÃO 5

É importante treinar e seguir as regras no vôlei para

(A) o jogo ficar mais chato.

(B) aprender a ganhar sempre.

(C) tornar o jogo mais justo e organizado.

(D) não precisar se esforçar muito.

Assista aos vídeos e aprenda um pouco mais…

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF03EF05) Vivenciar e fruir algumas modalidades de esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.
Confederação Brasileira de Voleibol <https://cbv.com.br/> acesso em 07/08/2024.