ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
Fonte: canva.com
TODOS JUNTOS NOS ESPORTES
AS PARALIMPÍADAS SÃO UM EVENTO INCRÍVEL QUE ACONTECE LOGO APÓS AS OLIMPÍADAS. ELAS REÚNEM ATLETAS DE TODO O MUNDO QUE TÊM DEFICIÊNCIA (FÍSICA, VISUAL E INTELECTUAL) MOSTRANDO COMO TODOS PODEM BRILHAR NO ESPORTE. DURANTE ESSES JOGOS, VEMOS PESSOAS CORRENDO, NADANDO E JOGANDO BASQUETE, SEMPRE COM MUITA DETERMINAÇÃO E ALEGRIA.
Fonte: canva.com
UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DAS PARALIMPÍADAS É PROMOVER A INCLUSÃO. ISSO SIGNIFICA QUE TODOS TÊM A CHANCE DE PARTICIPAR, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS HABILIDADES. OS ATLETAS PARALÍMPICOS NOS INSPIRAM A SUPERAR DESAFIOS E A ACREDITAR QUE PODEMOS CONQUISTAR NOSSOS SONHOS, NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA.
ALÉM DE SER UMA GRANDE FESTA DO ESPORTE, AS PARALIMPÍADAS AJUDAM A MELHORAR OS LUGARES ONDE AS COMPETIÇÕES ACONTECEM, TORNANDO TUDO MAIS ACESSÍVEL PARA TODOS. ELAS TAMBÉM NOS ENSINAM A RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. VAMOS TORCER PELOS ATLETAS E APRENDER COM ELES QUE, JUNTOS, PODEMOS FAZER DO ESPORTE UM LUGAR ONDE TODOS SE SINTAM BEM-VINDOS.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
PESQUISE O NOME DOS 3 ESPORTES PARALÍMPICOS REPRESENTADO NA FIGURA:
QUESTÃO 2
ESCOLHA QUAL O ESPORTE PARALÍMPICO VOCÊ MAIS GOSTOU, ESCREVA O SEU NOME E FAÇA UM DESENHO PARA ILUSTRÁ-LO.
QUESTÃO 3
AS PARALIMPÍADAS AJUDAM A MELHORAR OS LOCAIS DE COMPETIÇÃO
(A) TORNANDO OS LUGARES MAIS BONITOS.
(B) AUMENTANDO O NÚMERO DE ESPECTADORES.
(C) MELHORANDO A ACESSIBILIDADE PARA TODOS.
(D) FAZENDO EVENTOS APENAS PARA ADULTOS.
QUESTÃO 4
PODEMOS APRENDER COM OS ATLETAS PARALÍMPICOS
(A) QUE GANHAR É MAIS IMPORTANTE DO QUE PARTICIPAR.
(B) QUE A SUPERAÇÃO É POSSÍVEL E TODOS PODEM BRILHAR.
(C) QUE O ESPORTE É APENAS PARA AS CRIANÇAS.
(D) QUE OS DESAFIOS SÃO IMPOSSÍVEIS DE VENCER.
Saiba mais
ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE OS ESPORTES PRATICADOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE ACESSIBILIDADE, UM DOS LEGADOS DAS PARALIMPÍADAS.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF05) Conhecer, experimentar e fruir diferentes modalidades presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo, identificando seus elementos comuns. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (1º E 2º anos). Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. Confederação Brasileira de Esportes <https://cbe.esp.br/ > acesso em 03/09/2024. Comitê Paralímpico do Brasil <https://www.cob.org.br/> acesso em 30/08/2024. |