Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos as características históricas e culturais do Tênis de mesa adaptado. Vamos aos estudos?
TÊNIS DE MESA ADAPTADO – CARACTERISTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS
ORIGEM
O tênis de mesa adaptado tem uma história relativamente recente, mas tem crescido rapidamente em popularidade e reconhecimento nos últimos anos. Aqui estão alguns aspectos históricos importantes do esporte:
Década de 1950: O tênis de mesa adaptado começou a ser praticado informalmente por pessoas com deficiência física. No entanto, não havia regras específicas ou competições organizadas.
Década de 1960: O britânico Ian Harrison, que tinha uma deficiência física, começou a desenvolver regras e técnicas específicas para jogadores com deficiência. Ele fundou a International Table Tennis Federation for the Disabled (ITTF-D) em 1968, a primeira organização internacional dedicada ao tênis de mesa adaptado.
Década de 1970: A ITTF-D começou a organizar competições internacionais de tênis de mesa adaptado, incluindo o primeiro Campeonato Mundial em 1976.O esporte começou a ganhar mais reconhecimento e apoio.
Década de 1980: O tênis de mesa adaptado foi incluído nos Jogos Paraolímpicos pela primeira vez em 1988, em Seul, Coreia do Sul. Isso ajudou a aumentar ainda mais a visibilidade e o prestígio do esporte.
Década de 1990: A ITTF-D mudou seu nome para International Table Tennis Federation para Pessoas com Deficiência (ITTF-PWD) em 1998, refletindo uma mudança de foco para incluir jogadores com deficiências visuais.
EVOLUÇÃO
Ao longo dos anos, mais precisamente na década de 2000, o tênis de mesa adaptado passou por diversas mudanças e evoluções. Inicialmente, as regras eram as mesmas do tênis de mesa convencional, mas com o tempo foram sendo adaptadas para atender às necessidades dos atletas com deficiência. A ITTF-PWD trabalhou para desenvolver e aprimorar as regras e regulamentos do esporte.
O tênis de mesa adaptado se tornou um esporte cada vez mais competitivo e profissional. Mais países começaram a investir em programas de treinamento e desenvolvimento para jogadores adaptados. Hoje, o tênis de mesa adaptado é praticado em todo o mundo, com competições internacionais regulares, incluindo os Jogos Paraolímpicos. O esporte continua a evoluir e atrair mais atletas com deficiência física e visual.
REGULAMENTAÇÃO
Somente na década de 1970 que o tênis de mesa adaptado começou a se desenvolver de forma mais estruturada. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) estabeleceu regras e regulamentos específicos para a modalidade, e foram criadas categorias de classificação para permitir a participação de atletas com diferentes tipos de deficiência.
VALORES
Além disso, o tênis de mesa adaptado também se destaca pela inclusão de atletas com deficiências visuais. Nesses casos, a bola é adaptada com um guizo para que os jogadores possam ouvir o som e acompanhar o jogo.
VISIBILIDADE
Ao longo dos anos, o tênis de mesa adaptado tem ganhado cada vez mais visibilidade e reconhecimento, com a participação de atletas de alto nível e a realização de competições internacionais de grande prestígio.
POPULARIDADE
Desde então, o tênis de mesa adaptado tem crescido em popularidade e se tornou uma das modalidades mais emocionantes e competitivas dos Jogos Paralímpicos. Os atletas que competem nessa modalidade demonstram habilidades incríveis e são verdadeiros exemplos de superação e determinação.
VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O tênis de mesa adaptado tem suas origens na década de
(A) 1950.
(B) 1976.
(C) 1990.
(D) 2004.
QUESTÃO 02
A organização responsável por regulamentar o tênis de mesa adaptado internacionalmente refere-se a
(A) IPC.
(B) IWAS.
(C) IPTTC.
(D) ITTF.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto abaixo alusivas às características do tênis de mesa adaptado.
DEFICIÊNCIA | IGUALDADE | INCLUSÃO | REGRAS | ESTEREÓTIPOS |
O tênis de mesa adaptado é uma modalidade esportiva que promove a ____________________ de pessoas com __________________ física ou intelectual. Através da adaptação das _______________ e equipamentos, é possível garantir que todos os jogadores tenham condições de participar e competir de forma igualitária. A prática do tênis de mesa adaptado também contribui para a quebra de ____________________ e preconceitos em relação às pessoas com deficiência. Ao participar de competições e eventos esportivos, os jogadores mostram suas habilidades e capacidades, desafiando as percepções negativas e promovendo a inclusão e a _____________________.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |