Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Tênis de mesa. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/t%c3%aanis-de-mesa-paix%c3%a3o-1208378/ > acesso em 16, ago, 2022.
Tênis de mesa
Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo. Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/garoto-crian%C3%A7as-desenhando-garota-1299876/> acesso 06/02/2024.
O Tênis de Mesa foi inicialmente chamado de “Ping Pong”, mas o nome foi posteriormente registrado como marca comercial, levando à adoção do termo “Tênis de Mesa”. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) foi fundada em 1926, formalizando as regras e promovendo o esporte em nível global. Desde então, o Tênis de Mesa tornou-se uma atração essencial em competições olímpicas e competições internacionais.
O Tênis de Mesa é classificado como um esporte de rede e parede. A mesa, dividida por uma rede no centro, é o campo de jogo. Os jogadores ficam em lados opostos da mesa, rebatendo a bola para o campo adversário. A rede adiciona um desafio extra, exigindo precisão e controle.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-tenis-de-mesa_10198649.htm#query=t%C3%AAnis%20de%20mesa&position=22&from_view=search&track=ais&uuid=69e4f157-3d1d-47ae-963a-f27cd2f83856> acesso em 06/02/2024.
Os fundamentos do Tênis de Mesa são o saque e a recepção. A empunhadura correta da raquete, movimentos de pernas ágeis para posicionar-se adequadamente, golpes variados, como forehand, backhand e smashes, e a rápida mudança entre ataques e defesas são cruciais para o sucesso da sua prática.
As regras do Tênis de Mesa são precisas para garantir um jogo justo e equilibrado. Os pontos são marcados quando o oponente não consegue retornar a bola dentro dos limites da mesa ou comete uma falta, como tocar na mesa com a mão livre. O serviço, a sequência de trocas e as regras específicas para pontos de vantagem são elementos fundamentais.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-tenis-de-mesa_9907809.htm#page=8&query=t&amp;amp;amp;ecirc;nis%20de%20mesa%20antigo&position=22&from_view=search&track=ais&uuid=8dbd07d9-1b3f-4496-b680-81bceb979057> acesso 06/02/2024.
Com sua origem humilde e evolução para um esporte global, o Tênis de Mesa continua a encantar jogadores e fãs, proporcionando momentos emocionantes de competição e habilidade técnica refinada.
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa correta:
O tênis de mesa é uma atividade esportiva que surgiu na Inglaterra, no século XIX. O nome popularmente conhecido como estilo recreativo é?
(A) Corrida.
(B) Esgrima.
(C) Ping pong.
(D) Cavalgada.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa correta:
Tem como equipamentos utilizados para o tênis de mesa:
(A) a mesa, o taco, a bola e a cesta.
(B) a mesa, a rede, a bola e a raquete.
(C) a quadra, a raquete, a bola e a rede.
(D) a mesa, a peteca, a raquete e a rede.
QUESTÃO 3
Sabendo que o esporte tênis de mesa profissional precisa de objetos específicos para acontecer, descreva quais são eles e depois quais seriam outros objetos que podem ser utilizados para realizá-lo de forma recreativa. Além dos materiais, o que diferencia um esporte profissional de um jogo recreativo do tênis de mesa?
QUESTÃO 4
Qual é a classificação do esporte tênis de mesa e quais são os dois fundamentos pra ter um bom desempenho no mesmo?
Saiba mais
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF05EF05) Vivenciar, fruir e analisar diferentes modalidades e características histórico- -culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. |
Referência | Base Nacional Comum curricular(BNCC). DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019. Site CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) < https://www.cbtm.org.br/conteudo/detalhe/5 > Acesso em 29/06/2022. RONDINELLI, Paula. “Tênis de Mesa”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/tenis-mesa.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022. Site COB (Comitê Olímpico do Brasil) < https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/tenis-de-mesa/ > Acesso em 29/06/2022. |