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Educação Física: Tai Chi Chuan

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 22/09/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Ginástica de conscientização corporal na modalidade TAI CHI CHUAN.  Estudaremos Conceito, valores e técnicas (movimentos).

Тайзци, Tai Chi Chuan, Тайчи, O Chi Kung, Novo

https://pixabay.com/pt/vectors/%d1%82%d0%b0%d0%b9%d0%b7%d1%86%d0%b8-tai-chi-chuan-%d1%82%d0%b0%d0%b9%d1%87%d0%b8-3654448/

Assista a videoaula abaixo com a temática – Ginástica de conscientização corporal: Tai Chi Chuan

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

CONCEITO

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas milenares que empregam movimentos suaves e lentos, melhorando a postura e condicionamento físico, conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. O autoconhecimento do corpo permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação de doenças.

MODALIDADES

Tai chi chuan, Pilates, Yoga, tc.

TAI CHI CHUAN

https://www.aufildesoi.org/images/illustrations/tai-chi/ballet-tai-chi-chine.jpg

HISTÓRIA

 Surgiu na China, entre os séculos VIII e XIII, como uma arte marcial interna derivada do KUNG FU. Herdou milênios de cultura sobre movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TAI CHI CHUAN

CONCEITO

É uma prática física e mental, que consiste na realização de exercícios e movimentos lentos e em silêncio.

PRINCÍPIOS 

QUIETUDE CONCENTRADA: atitude mental correta. 

RESPIRAÇÃO: energia da vida.

O praticante de Tai Chi regula a respiração em harmonia com o movimento do seu corpo para obter saúde.

OBJETIVO

Proporcionar a movimentação da energia do corpo;

Estimular a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade

MOVIMENTOS BÁSICOS DO TAI CHI CHUAN

DAO NIAN HOU – Recuar e Repelir o macaco

YE MA FEN ZONG – Alisar crina do cavalo

BAI HE LIANG CHI – Garça branca abrindo as asas

SHOU HUI PIPA – Tocar harpa

LAN QUE WEI – Alisar a cauda do pássaro

YUN SHOU  – Acariciar as nuvens

ZUO XIA SHI  – A serpente que rasteja

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ASSISTA AO VÍDEO SOBRE MOVIMENTOS BÁSICOS DO TAI CHI CHUAN

REGRAS BÁSICAS  

OLHAR PARA FRENTE

OMBROS SOLTOS E ARREDONDADOS

TRONCO RELAXADO SEM TENSÃO

QUADRIL SOLTO

EQUILÍBRIO CORPORAL (DISTRIBUIÇÃO DO PESO)

MOVIMENTOS FIRMES, PORÉM SEM USO DA FORÇA

MOVIMENTOS DE BRAÇOS E PERNAS EM SINCRONIA

COORDENAR A RESPIRAÇÃO COM MOVIMENTOS

MOVIMENTOS COM ATENÇÃO PLENA, CONTÍNUOS SEM DESACELERAÇÃO

TRANQUILIDADE E LEVEZA DURANTE A EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS 

https://kungfudoc.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Kungfu-Estilo-Taichichuan.jpg

BENEFÍCIOS

Diminui a pressão arterial

Revigora o corpo ea  mente

Fortalece os músculos

Promove o senso de comunidade

Incentiva a serenidade

Melhor equilíbrio (sentido holístico)

ATIVIDADE 01 

Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre o tema abordado, Tai Chi Chuan, sua origem, sua prática, qual a importância principalmente nos tempos atuais etc.  Em seguida, responda a seguinte pergunta: Você já participou de aula de Tai Chi Chuan? Descreva como foi sua aula, sua impressão, onde, com quem e quais movimentos foram propostos e realizados. Pesquise sobre outros movimentos de Tai Chi Chuan. Registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Agora que você aprendeu dicas de Tai chi chuan, que tal convidar seus familiares para experimentação dos movimentos? Registre esse momento com vídeos e fotos.

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito;
(GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica.