Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
O Taekwondo é uma arte marcial originária da Coreia , com uma rica história que combina tradições culturais e influências modernas.
Ele é conhecido por suas técnicas dinâmicas de chutes, identidade de valores éticos e conexão com a coreana nacional. Aqui suas principais características históricas e culturais:
ASPECTOS HISTÓRICOS
O Taekwondo tem raízes em estilos de luta coreanos antigos, como o Taekkyon e o Subak ,que remontam a cerca de 2.000 anos.
Essas práticas eram utilizadas tanto como forma de defesa pessoal quanto em treinamentos militares.
UNIFICAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO GLOBAL
Durante uma ocupação japonesa, as artes marciais coreanas foram proibidas. Isso levou muitos praticantes a treinarem secretamente ou incorporarem elementos de artes marciais japonesas, como o karatê, para preservar as tradições.
Após o lançamento da Coreia, mestres de diferentes escolas de artes marciais se uniram para criar um estilo padronizado. Em 1955, o nome Taekwondo foi adotado oficialmente, significando “Caminho dos Pés e das Mãos”.
Na década de 1970, o Taekwondo ganhou popularidade internacional, culminando na formação da World Taekwondo Federation (WTF) em 1973. Em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.
ASPECTOS CULTURAIS
Conexão com os valores Coreanos: O Taekwondo incorpora princípios filosóficos coreanos, como cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável , que refletem a ética e os valores culturais da Coreia.
Símbolo de Identidade Nacional: Para os coreanos, o Taekwondo é mais do que um esporte; é uma expressão de orgulho nacional e um embaixador cultural que promove a Coreia no cenário global.
Rituais e Cerimônias: As práticas de treinamento incluem rituais de respeito, como o cumprimento ao mestre e ao dojang (local de treino). Isso reforça a disciplina e a reverência às tradições.
Uniforme e Estética: O dobok , o uniforme do Taekwondo, é inspirado nas roupas tradicionais coreanas e simboliza pureza e compromisso com o aprendizado.
Aspecto Educacional: O Taekwondo é amplamente ensinado em escolas coreanas, promovendo tanto habilidades físicas quanto o desenvolvimento do caráter.
Combinando uma herança cultural profunda com um apelo moderno, o Taekwondo é hoje uma das artes marciais mais praticadas no mundo, unindo história, filosofia e técnica em uma experiência única.
QUESTÃO 01
O Taekwondo é conhecido por técnicas dinâmicas de chutes, valores éticos e conexão com a identidade coreana. Suas raízes podem ser encontradas em estilos de luta antigos como
(A) Karate e Jiu-Jitsu.
(B) Taekkyon e Subak.
(C) Kung Fu e Muay Thai.
(D) Capoeira e Hapkido.
QUESTÃO 02
O Taekwondo, uma arte marcial com profundas raízes na Coreia, combina tradição e modernidade, sendo conhecido por suas técnicas de chutes e valores éticos. Em sua origem, apresentava como característica
(A) práticas religiosas e rituais espirituais.
(B) rituais de celebração de colheitas.
(C) defesa pessoal e treinamento militar.
(D) modalidade exclusiva de competição.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique como a ocupação japonesa influenciou a prática e a preservação das artes marciais coreanas, destacando as estratégias adotadas pelos praticantes para manter as tradições vivas.
b) Analise a importância da padronização do Taekwondo em 1955 e sua evolução até se tornar um esporte olímpico oficial em 2000, considerando o impacto internacional dessa trajetória.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Explique como o Taekwondo reflete os valores culturais coreanos mencionados no texto, como cortesia, integridade e espírito indomável. Em sua opinião, esses valores também podem ser aplicados em outros aspectos da vida? Justifique sua resposta.
b) O texto menciona que o Taekwondo é considerado um símbolo de identidade nacional para os coreanos. Analise como a prática dessa arte marcial contribui para promover a cultura e os valores da Coreia no cenário global.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). |