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Educação física – Sumõ – Características históricas – culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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CONCEITO

O sumô é uma arte marcial (luta)  tradicional do Japão, profundamente enraizada na cultura e na espiritualidade do país. 

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS

Acredita-se que tenha surgido há mais de 2.000 anos como um ritual xintoísta, realizado para agradar aos deuses e garantir boas colheitas. 

As primeiras competições de sumô foram integradas às cerimônias religiosas e tinham um caráter ritualístico, envolvendo danças e cânticos.

EVOLUÇÃO 

Com o tempo, o sumô evoluiu de uma prática espiritual para um esporte competitivo, ganhando destaque durante o período Edo (1603-1868), quando começou a ser organizado em torneios. 

Nesse período, surgiram as regras que conhecemos hoje, como o uso do dohyo (arena circular) e o traje típico dos lutadores, o mawashi .

Esse aspecto cerimonial ainda é visível nas práticas do esporte hoje, como a purificação do ringue com sal antes de cada combate.

CARACTERÍSTICAS CULTURAIS

Os lutadores, conhecidos como RIKISHI, treinam em locais chamados de ESTÁBULOS DE SUMÔ e seguem um rigoroso código de conduta. 

Além disso, os rRIKISHI,usam vestimentas tradicionais, como o MAWASHI, uma espécie de cinto grosso, e mantêm cortes de cabelo estilo CHONMAGE, similar aos samurais.

As lutas acontecem em um ringue circular, o DOHYO, feito de argila e coberto por uma fina camada de areia. 

O objetivo é fazer com que o oponente toque o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés ou seja empurrado para fora do dohyo.

ELEMENTOS CULTURAIS

  • Hierarquia e disciplina: O sumô reflete os valores japoneses de respeito, hierarquia e trabalho árduo. Os lutadores são classificados em diferentes divisões, sendo a mais alta chamada de yokozuna.
  • Ritual e espiritualidade: Cada luta começa e termina com rituais, incluindo a reverência entre os rikishi.
  • Influência moderna: Apesar de ser um esporte antigo, o sumô permanece popular no Japão e em outras partes do mundo, com lutadores estrangeiros se destacando nas últimas décadas.

O sumô transcende o esporte, sendo uma expressão viva da história, cultura e espiritualidade japonesas, com uma combinação única de força física, técnica e honra.


QUESTÃO 01

O sumô é uma arte marcial tradicional japonesa que remonta há mais de 1.500 anos e, originalmente, tinha conotações religiosas como uma homenagem aos deuses, em cerimônias xintoístas, cujo objetivo estava associado

(A) a boas colheitas.

(B) a vitórias militares.

(C) a saúde prolongada.

(D) a paz espiritual.

QUESTÃO 02

Os lutadores de sumô, conhecidos como rikishi, utilizam vestimentas tradicionais chamadas

(A) mawashi.

(B) kimono.

(C) hakama.

(D) obi.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Relacione a hierarquia no sumô aos valores culturais japoneses mencionados no texto, destacando como ela impacta o treinamento dos RIKISHI.

b) Explique como o formato e os materiais do DOHYO influenciam as estratégias dos lutadores durante uma luta de sumô.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Comente sobre o significado do título de YOKOZUNA e o que ele representa dentro da estrutura cultural e competitiva do sumô.

b) Analise como o sumô, mesmo sendo uma prática tradicional, se adaptou aos tempos modernos, permanecendo relevante no Japão e em outros países.

Autoria Elaine Faria de Oliveira
Formação Licenciatura em Educação física
Componente curricular Educação Física
Habilidades (EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.
Referências DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. 

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm. (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Site: SUMO NO BRASIL. Disponível em <http://sumobrasileiro.blogspot.com.br/ >

TURELLI, Fabiana Cristina. Corpo, domínio de si, educação: sobre a pedagogia das lutas corporais. 2008. 126 f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.